PROEPRE EM AÇÃO – MÓDULO 3
Inscrição:
As inscrições são gratuitas. Serão oferecidas 11 atividades entre oficinas e/ou minicursos, cada pessoa poderá se inscrever nas atividades de sua preferência, sendo possível apenas uma inscrição por dia. Os certificados serão emitidos por atividades.
Objetivo do evento:
As Oficinas e Minicursos são voltadas para Educação Infantil e Ensino Fundamental com o objetivo de proporcionar um espaço de vivências e reflexões em sala de aula.
Público-alvo :
Este evento destina-se a profissionais da educação que atuam em todos os graus de ensino, psicopedagogos, psicólogos, alunos de graduação e pós-graduação.
PROGRAMAÇÃO – MINICURSOS E OFICINAS
Segunda-feira 20 de janeiro
19h-22h – Oficina 1 – O currículo construtivista e as atividades na educação infantil
Ementa: A presente oficina tem como objetivo discutir o currículo construtivista e as atividades na educação infantil, tendo como modelo a estrutura diária das classes do PROEPRE.
- Prof. Mestrando Édison Manoel da Silva – LPG/FE/UNICAMP
Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
19h-22h – Oficina 2 – As operações matemáticas em “jogo”
Ementa: Fomentar reflexões e diálogos (formativos) relativos à compreensão e o desenvolvimento do raciocino lógico-matemático, por intermédio da utilização de “jogos de tabuleiros”, cujos efeitos permitir-se-ão potencializar a qualidade da intervenção pedagógica ao longo do processo de ensino.
- Profª Mestranda Fernanda Tüxen Azevedo- LPG/FE/UNICAMP
Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
Terça-feira 21 de janeiro
19h-22h – Oficina 3 – A solicitação do meio e os alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo
Ementa: Partindo do princípio de que a solicitação do meio favorece o desenvolvimento das crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo, apresentaremos algumas atividades que contribuem nos aspectos intelectual, afetivo e social. Fundamentado na teoria de Piaget, o processo de construção de seu próprio conhecimento em pessoas com TEA ocorre de maneira natural, proporcionando uma qualidade de vida favorável ao melhorar sua vida escolar, familiar e social.
- Profª Mestranda Samira Bakri Prezotto – LPG/FE/UNICAMP
Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
19h-22h – Oficina 4 – A Ciências é mágica: uma proposta proepriana para as aulas de Ciências
Ementa: Realizar atividades práticas de Ciências que possam ser empregadas por professores em seu cotidiano na sala de aula. Tais atividades têm como objetivos possibilitar ao aluno agir sobre o objeto e refletir sobre suas ações, estimulando assim o desenvolvimento e a construção do conhecimento.
- Profª Mestranda Larissa Chediak – LPG/FE/UNICAMP
Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
Quarta-feira 22 de janeiro
19h-22h – Oficina 5 – O uso de jogos e atividades do Proepre nas dificuldades de aprendizagem
Ementa: Esta oficina tem como objetivo a socialização dos jogos, materiais e atividades pedagógicas baseadas no Processo de Solicitação do Meio, empregadas no PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que podem ser utilizadas dentro do espaço da sala de aula e também no ambiente da clínica, com crianças e adolescentes que apresentam dificuldades para aprender.
- Profª Mestra Daniela Borges da Silva Melo- LPG/FE/UNICAMP
- Prof. Mestrando Leonardo Crevelário de S. Carvalho- LPG/FE/UNICAMP
Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
19h-22h – Minicurso 1 – JOGAR E APRENDER MATEMÁTICA
Ementa: A criança, o jogo e a escola. Discussão acerca da construção do raciocínio lógico-matemático, da aprendizagem e da formação de conceitos matemáticos por meio da prática de jogos. O papel do jogo nas aulas de Matemática e possibilidades de intervenções pedagógicas com a utilização desse instrumento.
- Profª Drª Adriana Corder Molinari
Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
19h-22h – Minicurso 2 – A práxis pedagógica do educador de 0 a 2 anos: uma reflexão necessária
Ementa: O presente minicurso visa dialogar sobre a práxis pedagógica do educador de 0 a 2 anos com vista ao desenvolvimento da criança pequena sob a luz da psicologia genética de Jean Piaget.
- Profª Mestranda Carolina Pasquini Ribeiro – LPG/FE/UNICAMP
Sala: LAE (Prédio Prof. Paulo Freire, 1º andar, bloco D)
Quinta-feira 23 de janeiro
19h-22h – Minicurso 3 – A tecnologia na sala de aula: o desenvolvimento e as práticas pedagógicas na era virtual
Ementa: Vivemos em um tempo em que a tecnologia impera: tablets, smartphones e computadores são aparelhos eletrônicos de tela que proporcionam dispositivos interativos bastante envolventes. Diante disso alguns professores têm buscado ferramentas na tecnologia da informação e comunicação para propiciar o desenvolvimento dos alunos. Neste minicurso abordaremos a importância de o professor conhecer o desenvolvimento do aluno fundamentado na teoria de Piaget. O objetivo é apresentar uma proposta de utilização da tecnologia no processo de construção do conhecimento.
- Profª Doutoranda Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel- LPG/FE/UNICAMP
Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
19h-22h – Oficina 6 – Atividades Diversificadas do PROEPRE no Ensino Fundamental I
Ementa: Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos nos aspectos social, cognitivo e afetivo torna-se necessário que se pense na organização do dia de trabalho em uma sala de aula. Essa organização deve ter como fundamento a construção de uma cultura cooperativa, democrática e de respeito mútuo entre aluno-aluno e aluno-professor, portanto com atividades que promovam e estimulem esta relação e criação.
- Profª Mestranda Ivana Aparecida de Araújo Rocha- GEADEC/UNESP- Campus de Marília
Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
Sexta-feira 24 de janeiro
19h-22h – Oficina 7 – O PROEPRE e o Campo de Experiência “Traços, sons, cores e formas”
Ementa: Esta oficina tem como objetivo estabelecer um diálogo entre o PROEPRE e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, apresentando as relações existentes entre um dos cinco campos de experiência propostos pela BNCC e o conhecimento físico, um dos conhecimentos explorados na rotina diária em salas de PROEPRE. Desta maneira, propõe apresentar aos participantes atividades práticas, com o uso de materiais manipuláveis variados que possibilitam explorar cores, sons, formas, texturas, etc. e que atendem aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos para esse campo de experiência. Embora a oficina temática tenha enfoque na BNCC para a Educação Infantil, as propostas que serão vivenciadas poderão ser readequadas para serem desenvolvidas também nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Profª Mestranda Marcela Cristina de Moraes- GEADEC/UNESP- Campus de Marília
Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
19h-22h – Oficina 8 – A função simbólica e sua importância no desenvolvimento da criança
Ementa: Proposta da oficina é compreender a importância da função simbólica na educação infantil. Para tanto se faz necessário proporcionar aos participantes vivencias dos jogos e atividades que podem ser realizadas na escola e que constituem boas oportunidades para favorecer a espontaneidade das crianças e rico momento de observação e escuta ativa do professor.
- Profª Claudia Biscaro
Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/proepre-em-acao–modulo-3__741246
Período de Inscrição
16/12/2019
até 17/01/2020
Convidados
- Profª Drª Adriana Corder Molinari
- Profª Doutoranda Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel (LPG/FE/Unicamp)
- Profª Mestranda Carolina Pasquini Ribeiro (LPG/FE/Unicamp)
- Profª Claudia Biscaro
- Profª Mestra Daniela Borges da Silva Melo (LPG/FE/Unicamp)
- Prof. Mestrando Édison Manoel da Silva (LPG/FE/Unicamp)
- Profª Mestranda Fernanda Tüxen Azevedo (LPG/FE/Unicamp)
- Profª Mestranda Ivana Aparecida de Araújo Rocha (GEADEC/UNESP-Marília)
- Profª Mestranda Larissa Chediak (LPG/FE/Unicamp)
- Prof. Mestrando Leonardo Crevelário de S. Carvalho (LPG/FE/Unicamp)
- Profª Mestranda Marcela Cristina de Moraes (GEADEC/UNESP-Marília)
- Profª Mestranda Samira Bakri Prezotto (LPG/FE/Unicamp)
Realização
- LPG – Laboratório de Psicologia Genética
Apoio
- Faculdade de Educação/Unicamp
Responsáveis
- Profª Drª Orly Zucatto Mantovani de Assis (FE/Unicamp), Profª Doutoranda Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel (LPG/FE/Unicamp)