Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Seminário

PROEPRE EM AÇÃO – MÓDULO 3

segunda 20 jan
22:00
sábado 25 jan
01:00
    LL01 e LL02
    PROEPRE EM AÇÃO – MÓDULO 3

    Inscrição:

    As inscrições são gratuitas. Serão oferecidas 11 atividades entre oficinas e/ou minicursos, cada pessoa poderá se inscrever nas atividades de sua preferência, sendo possível apenas uma inscrição por dia. Os certificados serão emitidos por atividades.

    Objetivo do evento: 

    As Oficinas e Minicursos são voltadas para Educação Infantil e Ensino Fundamental com o objetivo de proporcionar um espaço de vivências e reflexões em sala de aula.

    Público-alvo : 

    Este evento destina-se a profissionais da educação que atuam em todos os graus de ensino, psicopedagogos, psicólogos, alunos de graduação e pós-graduação.

    PROGRAMAÇÃO – MINICURSOS E OFICINAS

    Segunda-feira 20 de janeiro

    19h-22h – Oficina 1 – O currículo construtivista e as atividades na educação infantil

    Ementa: A presente oficina tem como objetivo discutir o currículo construtivista e as atividades na educação infantil, tendo como modelo a estrutura diária das classes do PROEPRE.

    • Prof. Mestrando Édison Manoel da Silva – LPG/FE/UNICAMP

    Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    19h-22h –  Oficina 2 – As operações matemáticas em “jogo”

    Ementa: Fomentar reflexões e diálogos (formativos) relativos à compreensão e o desenvolvimento do raciocino lógico-matemático, por intermédio da utilização de “jogos de tabuleiros”, cujos efeitos permitir-se-ão potencializar a qualidade da intervenção pedagógica ao longo do processo de ensino.

    • Profª Mestranda Fernanda Tüxen Azevedo- LPG/FE/UNICAMP

    Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    Terça-feira 21 de janeiro

    19h-22h –  Oficina  3 – A solicitação do meio e os alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo

    Ementa: Partindo do princípio de que a solicitação do meio favorece o desenvolvimento das crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo, apresentaremos algumas atividades que contribuem nos aspectos intelectual, afetivo e social. Fundamentado na teoria de Piaget, o processo de construção de seu próprio conhecimento em pessoas com TEA ocorre de maneira natural, proporcionando uma qualidade de vida favorável ao melhorar sua vida escolar, familiar e social.

    • Profª  Mestranda Samira Bakri Prezotto – LPG/FE/UNICAMP

    Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    19h-22h –  Oficina  4 – A Ciências é mágica: uma proposta proepriana para as aulas de Ciências

    Ementa: Realizar atividades práticas de Ciências que possam ser empregadas por professores em seu cotidiano na sala de aula. Tais atividades têm como objetivos possibilitar ao aluno agir sobre o objeto e refletir sobre suas ações, estimulando assim o desenvolvimento e a construção do conhecimento.

    • Profª Mestranda Larissa Chediak – LPG/FE/UNICAMP

    Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    Quarta-feira 22 de janeiro

    19h-22h –  Oficina 5 – O uso de jogos e atividades do Proepre nas dificuldades de aprendizagem

    Ementa: Esta oficina tem como objetivo a socialização dos jogos, materiais e atividades pedagógicas baseadas no Processo de Solicitação do Meio, empregadas no PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que podem ser utilizadas dentro do espaço da sala de aula e também no ambiente da clínica, com crianças e adolescentes que apresentam dificuldades para aprender.

    • Profª Mestra Daniela Borges da Silva Melo- LPG/FE/UNICAMP
    • Prof. Mestrando Leonardo Crevelário de S. Carvalho- LPG/FE/UNICAMP

    Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    19h-22h –  Minicurso 1 – JOGAR E APRENDER MATEMÁTICA

    Ementa: A criança, o jogo e a escola. Discussão acerca da construção do raciocínio lógico-matemático, da aprendizagem e da formação de conceitos matemáticos por meio da prática de jogos. O papel do jogo nas aulas de Matemática e possibilidades de intervenções pedagógicas com a utilização desse instrumento.

    • Profª Drª Adriana Corder Molinari

    Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    19h-22h –  Minicurso 2 – A práxis pedagógica do educador de 0 a 2 anos: uma reflexão necessária

    Ementa: O presente minicurso visa dialogar sobre a práxis pedagógica do educador de 0 a 2 anos com vista ao desenvolvimento da criança pequena sob a luz da psicologia genética de Jean Piaget.

    • Profª Mestranda Carolina Pasquini Ribeiro – LPG/FE/UNICAMP

    Sala: LAE (Prédio Prof. Paulo Freire, 1º andar, bloco D)

    Quinta-feira 23 de janeiro

    19h-22h – Minicurso 3 – A tecnologia na sala de aula: o desenvolvimento e as práticas pedagógicas na era virtual

    Ementa:  Vivemos em um tempo em que a tecnologia impera: tablets, smartphones e computadores são aparelhos eletrônicos de tela que proporcionam dispositivos interativos bastante envolventes. Diante disso alguns professores têm buscado ferramentas na tecnologia da informação e comunicação para propiciar o desenvolvimento dos alunos. Neste minicurso abordaremos a importância de o professor conhecer o desenvolvimento do aluno fundamentado na teoria de Piaget.  O objetivo é apresentar uma proposta de utilização da tecnologia no processo de construção do conhecimento.

    • Profª Doutoranda Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel- LPG/FE/UNICAMP

    Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    19h-22h – Oficina 6 – Atividades Diversificadas do PROEPRE no Ensino Fundamental I

    Ementa: Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos nos aspectos social, cognitivo e afetivo torna-se necessário que se pense na organização do dia de trabalho em uma sala de aula. Essa organização deve ter como fundamento a construção de uma cultura cooperativa, democrática e de respeito mútuo entre aluno-aluno e aluno-professor, portanto com atividades que promovam e estimulem esta relação e criação.

    • Profª Mestranda Ivana Aparecida de Araújo Rocha-  GEADEC/UNESP- Campus de Marília

    Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    Sexta-feira 24 de janeiro

    19h-22h – Oficina 7 – O PROEPRE e o Campo de Experiência “Traços, sons, cores e formas”

    Ementa: Esta oficina tem como objetivo estabelecer um diálogo entre o PROEPRE e a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, apresentando as relações existentes entre um dos cinco campos de experiência propostos pela BNCC e o conhecimento físico, um dos conhecimentos explorados na rotina diária em salas de PROEPRE. Desta maneira, propõe apresentar aos participantes atividades práticas, com o uso de materiais manipuláveis variados que possibilitam explorar cores, sons, formas, texturas, etc. e que atendem aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos para esse campo de experiência. Embora a oficina temática tenha enfoque na BNCC para a Educação Infantil, as propostas que serão vivenciadas poderão ser readequadas para serem desenvolvidas também nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

    • Profª Mestranda  Marcela Cristina de Moraes- GEADEC/UNESP- Campus de Marília

    Sala: LL01 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    19h-22h – Oficina 8 – A função simbólica e sua importância no desenvolvimento da criança

    Ementa: Proposta da oficina é compreender a importância da função simbólica na educação infantil. Para tanto se faz necessário proporcionar aos participantes vivencias dos jogos e atividades que podem ser realizadas na escola e que constituem boas oportunidades para favorecer a espontaneidade das crianças e rico momento de observação e escuta ativa do professor.

    • Profª Claudia Biscaro

    Sala: LL02 (Prédio Prof. Paulo Freire, térreo, bloco A)

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/proepre-em-acao–modulo-3__741246

    Período de Inscrição
    16/12/2019
    até 17/01/2020

    Convidados

    • Profª Drª Adriana Corder Molinari
    • Profª Doutoranda Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel (LPG/FE/Unicamp)
    • Profª Mestranda Carolina Pasquini Ribeiro (LPG/FE/Unicamp)
    • Profª Claudia Biscaro
    • Profª Mestra Daniela Borges da Silva Melo (LPG/FE/Unicamp)
    • Prof. Mestrando Édison Manoel da Silva (LPG/FE/Unicamp)
    • Profª Mestranda Fernanda Tüxen Azevedo (LPG/FE/Unicamp)
    • Profª Mestranda Ivana Aparecida de Araújo Rocha (GEADEC/UNESP-Marília)
    • Profª Mestranda Larissa Chediak (LPG/FE/Unicamp)
    • Prof. Mestrando Leonardo Crevelário de S. Carvalho (LPG/FE/Unicamp)
    • Profª Mestranda Marcela Cristina de Moraes (GEADEC/UNESP-Marília)
    • Profª Mestranda Samira Bakri Prezotto (LPG/FE/Unicamp)

    Realização

    • LPG – Laboratório de Psicologia Genética

    Apoio

    • Faculdade de Educação/Unicamp

    Responsáveis

    • Profª Drª Orly Zucatto Mantovani de Assis (FE/Unicamp), Profª Doutoranda Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel (LPG/FE/Unicamp)
    Ir para o topo