PROEPRE em ação
APRESENTAÇÃO
No dia 02 de fevereiro de 2019, será promovido pelo Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp juntamente com o Grupo de Estudos em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista da Unesp/Campus Marília, o Seminário “PROEPRE EM AÇÃO”, no qual serão oferecidas 08 oficinas, sendo que os participantes poderão se inscrever em todas, ou naquelas de sua preferência. O referido Seminário será realizado no Colégio Cristo Rei, em Marília das 8h00 às 17h30. Para emissão dos certificados serão consideradas as oficinas efetivamente realizadas.
OBJETIVOS
As Oficinas são voltadas para Educação Infantil e Ensino Fundamental com o objetivo de proporcionar um espaço de vivências e reflexões sobre o trabalho em sala de aula.
PÚBLICO-ALVO
Este evento destina-se a profissionais da educação que atuam em todos os níveis de ensino, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, alunos de graduação e pós-graduação.
PROGRAMAÇÃO
Dia 02 de fevereiro
Abertura – “A Formação do Professor pelo PROEPRE – Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental”
Horário: 8h às 8h30
- Profa. Dra. Eliane Giachetto Saravali (Líder do Geadec – Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista)
- Profa. Doutoranda Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel (Membro do LPG – Laboratório de Psicologia Genética)
Oficina 1 – Atividades de Educação Econômica com noção de Empreendedorismo no Ensino Fundamental I
Horário: 8h30 às 10h
- Profa. Ivana de Araújo Rocha (LPG-FE/Unicamp)
Ementa: Baseada em uma prática realizada com alunos de 5º ano, esta oficina aborda ideias de atividades que desenvolvam noção de empreendedorismo e Educação Econômica para alunos do Ensino Fundamental I. Propicia oportunidade para as crianças agirem sobre os materiais em uma real situação de compra e venda de produtos. Oportuniza também construírem o entendimento sobre custo, lucro e prejuízo em um desafio de arrecadarem dinheiro para um bem coletivo, discutindo também sobre os Direitos e Deveres do Consumidor.
Oficina 2 – A adição em “jogo”
Horário: 8h30 às 10h
- Profa. Mestranda Fernanda Tüxen Azevedo (LPG-FE/Unicamp)
Ementa: Fomentar reflexões e diálogos relativos à compreensão e o desenvolvimento da operação de adição, por intermédio da confecção de jogos de tabuleiros. Trata-se, portanto, de uma proposta na qual os materiais acessíveis aos professores/as de Educação Infantil e Ensino Fundamental permitir-se-ão potencializar a qualidade da intervenção pedagógica que se desenvolve ao longo do processo de ensino, por efeito da aprendizagem.
Oficina 3 – Atividades do PROEPRE e os alunos autistas
Horário: 10h30 às 12h
- Profa. Samira Bakri Prezotto (LPG-FE/Unicamp)
Ementa: Tendo em vista encontrar caminhos para o progresso da inclusão das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, o PROEPRE proporciona atividades facilitadoras na construção do desenvolvimento nos aspectos intelectual, afetivo, social, físico e moral. Fundamentado na teoria de Piaget, o processo de construção de seu próprio conhecimento em pessoas com TEA, ocorre de maneira natural proporcionando uma qualidade de vida favorável ao melhorar (ao melhoramento de?) sua vida escolar, familiar e social. O trabalho pedagógico é baseado em intervenções que criem condições do aluno pensar, analisar e construir hipóteses mais elaboradas, conforme veremos durante a oficina.
Oficina 4 – A magia da ciência – uma proposta proepriana para as aulas de Ciências
Horário: 10h30 às 12h
- Profa. Larissa Chediak (LPG-FE/Unicamp)
Ementa: Realizar atividades práticas de Ciências que possam ser empregadas por professores em seu cotidiano na sala de aula. Tais atividades têm como objetivos possibilitar ao aluno agir sobre o objeto e refletir sobre suas ações, estimulando assim o desenvolvimento e a construção do conhecimento físico e lógico matemático.
Almoço – 12h às 13h30
Oficina 5 – Sombras e a construção da noção de espaço na perspectiva piagetiana
Horário: 13:30 às 15h
- Mestrando Reginaldo dos Reis Pereira (LPG-FE/Unicamp)
Ementa: A oficina proposta tem como objetivo apresentar diferentes atividades envolvendo sombras, relacionando-as com a noção de espaço na perspectiva piagetiana, e também discutir as possíveis intervenções que podem ser realizadas a partir deste trabalho, que pode ser propício no desenvolvimento dos alunos, sobretudo, na construção da noção de espaço.
Oficina 6 – Jogos e Situações – Problema para a construção do conhecimento lógico-matemático e aritmético
Horário: 13h30 às 15h
- Profa. Doutoranda Camila Fernanda da Silva Bandeira (GEADEC/FFC/UNESP-Marília)
Ementa: A oficina apresenta diferentes jogos de regras a serem utilizados na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, entre eles: Kalah, Sobe e Desce, Feche a Caixa, Jogo do Buraco, Bilhar Holandês, Memobox etc. Os participantes poderão conhecer os materiais, interagir e jogar. Serão apresentadas e socializadas propostas de intervenção, a partir do material explorado, que promovam o desequilíbrio cognitivo e afetivo.
Oficina 7 – Atividades Musicais e Estruturas do Pensamento
Horário: 15h30 às 17h
- Mestranda Érica de Cássia Gonçalves (GEADEC – UNESP/Campus de Marília)
Ementa: Esta oficina tem como objetivo estabelecer relações entre a linguagem musical e a construção do conhecimento na perspectiva de Jean Piaget. Desta maneira, propõe apresentar aos participantes atividades práticas como explorações rítmicas, sonoras, criação de histórias sonorizadas, confecção de instrumentos com sucatas, brincadeiras e jogos musicais diversos que visam favorecer o desenvolvimento das estruturas do pensamento a partir de intervenções, na perspectiva piagetiana. As propostas que serão vivenciadas são adequadas para serem desenvolvidas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Oficina 8 – Práticas Pedagógicas do PROEPRE para a construção do conhecimento social na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas, vivências e inspirações
Horário: Das 15h30 às 17h
- Profa. Doutoranda Camila Fernanda da Silva Bandeira (GEADEC/FFC/UNESP-Marília)
Ementa: A oficina enfoca a construção do conhecimento social, pautando-se nas propostas ativas da metodologia do PROEPRE. Proporciona aos participantes a demonstração de diferentes recursos didáticos multidisciplinares que podem ser utilizados em sala de aula para o trabalho com os conteúdos sociais. Os participantes terão como inspiração: livros de Literatura Infantil, vídeos e animações, músicas, imagens, entre outros materiais facilitadores do processo de ensino e aprendizagem. As propostas se constituem como boas oportunidades para que as crianças possam se desenvolver e construir noções sociais na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Link de Inscrição
https://www.sympla.com.br/proepre-em-acao__435531
Período de Inscrição
09/01/2019
até 02/02/2019
Convidados
- Profa. Ivana de Araújo Rocha (LPG – FE/Unicamp)
- Profa. Samira Bakri Prezotto (LPG – FE/Unicamp)
- Mestrando Reginaldo dos Reis Pereira (LPG – FE/Unicamp)
- Mestranda Érica de Cássia Gonçalves (GEADEC – UNESP/Campus de Marília)
- Profa. Mestranda Fernanda Tüxen Azevedo (LPG – FE/Unicamp)
- Profa. Larissa Chediak (LPG – FE/Unicamp)
- Profa. Doutoranda Camila Fernanda da Silva Bandeira (GEADEC – FFC/UNESP-Marília)
Realização
- Laboratório de Psicologia Genética (LPG – FE/Unicamp)
- Grupo de Estudos em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista (GEADEC – UNESP/Marília)
Apoio
- Faculdade de Educação – Unicamp
Responsáveis
- Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis (LPG – FE/Unicamp), Profa. Doutoranda Ana Lúcia P. de Camargo Meneghel (LPG – FE/Unicamp), Profa. Dra. Eliane Giachetto Saravali (Geadec /Unesp/ CNPQ)