Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 07/06/2023 - 15:23 Agenda

Local:
Teatro de Arena da Unicamp
Convidados:
  • Consuelo de Paula (voz e violão)
  • Adriana Holtz (violoncelista da OSESP)
Objetivo do evento:
A atividade tem a intenção de integrar a comunidade, promover a diversidade cultural e festejar os 50 anos da Faculdade de Educação da Unicamp.
Público alvo:
Comunidade da Unicamp e público geral

Evento presencial e gratuito.

Não é necessário se inscrever.

O evento contará com suporte de acessibilidade em audiodescrição e guia, promovido pelo Laboratório de Acessibilidade da Unicamp.

Sobre as artistas

Consuelo de Paula

É cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical de seus próprios trabalhos. Samba, Seresta e Baião (1998), lançado nos Teatros do SESC Pompéia e Ipiranga (SP); Tambor e Flor (2002), lançado no Theatro Ateneo da Argentina e no Teatro Paiol de Curitiba; Dança das Rosas (2004), lançado no Theatro Municipal de São Paulo e no Teatro Gran Rex de Buenos Aires. Em junho de 2008 foi produzida no Japão a coletânea desses três álbuns, batizada de Patchworck, resultado de sua obra ter obtido destaque na capa do Guia Japonês Brasilian Music (Massato Asso), que selecionou os 500 melhores CDs da música brasileira de todos os tempos. Em 2011 Consuelo lançou seu primeiro livro, A Poesia dos Descuidos (Consuelo de Paula e Lúcia Arrais Morales), premiado pela Secretaria de Cultura do Estado de SP, e também seu primeiro DVD Negra, gravado ao vivo no Teatro Polytheama de Jundiaí. Negra revela novas nuances na trajetória musical de Consuelo de Paula; expressa a pulsação, a alegria e a sensualidade sugeridas pela cor vermelha. Através da voz, Consuelo cria um espetáculo que sugere uma seqüência de quadros de um filme único e envolvente e o resultado é um trabalho sensorial, caloroso, que guarda a delicadeza já presente nas obras anteriores.

Em outubro de 2012 a artista lança o CD CASA acompanhada pela Orquestra À Base de Corda de Curitiba com canções dela e de Rubens Nogueira; convidou arranjadores como Dante Ozzetti, Chico Saraiva, Weber Lopes, Luiz Ribeiro e o próprio maestro da orquestra, João Egashira. Casa é mais uma obra primorosa de Consuelo que assina a concepção, a direção e a produção.

Em 2014 Consuelo de Paula lançou o CD O Tempo E O Branco no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O CD é inspirado no universo poético de Cecília Meireles. A sonoridade é o resultado do encontro do acordeon de Toninho Ferragutti e Neymar Dias.

Seus três CDs, considerados sucesso e referência pela crítica, estão articulados a partir de uma unidade conceitual a nos revelar uma trilogia. Todos foram reeditados pela Tratore, com distribuição para todo o Brasil e para o exterior. O DVD Negra, o Livro A Poesia dos Descuidos, o CD CASA e o CD O Tempo E O Branco são distribuídos pela Tratore e também estão disponíveis na loja virtual da própria artista.

Confira algumas músicas do repertório

Adriana Holtz

Adriana Holtz é natural de Sorocaba. Iniciou seus estudos de violoncelo em 1987 no SESC Consolação e cursou o Conservatório Dr. Carlos de Campos em Tatuí. Participou dos Festivais de Música de Curitiba, Londrina, Tatuí e Campos do Jordão. Formou-se no curso de Licenciatura em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tendo estudado com Robert Suetholz e Antonio Lauro Del Claro.

Foi primeiro violoncelo da Orquestra Experimental de Repertório (1994-1997), integrante da Orquestra Jazz Sinfônica, da Camerata Fukuda, do Grupo Cello em Sampa e da Orquestra de Câmara Villa-Lobos. Foi professora da ULM - Universidade Livre de Música e do Conservatório Musical Villa-Lobos em Osasco, onde formou-se pianista.

Atualmente é integrante da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

Realização:
  • Comissão Organizadora dos 50 anos da FE