
Data: 24/09/2025
Horário: 14:00 até 17:00
Local: Salão Nobre da Faculdade de Educação
Link de transmissão:
Convidados:
- Dra. Eliza Bartolozzi Ferreira (UFES)
Mediadores:
- Profa. Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan (UNICAMP)
Objetivo do evento:
Trata-se da apresentação de parte dos dados da pesquisa financiada pelo CNPq sobre a reforma do ensino médio que altera a organização da oferta dessa terceira etapa da educação básica com efeitos significativos para a profissão docente.
Nossa perspectiva teórica assentada na sociologia da ação pública argumenta a reforma do ensino médio representa a desistência, pelo Estado, da garantia do direito à educação para todos os jovens e ainda busca instituir formas diversas de desprofissionalização da carreira docente. A metodologia adotada é quanti-qualitativa, na perspectiva da educação comparada, envolvendo as cinco regiões do país, com os seguintes estados: Espírito Santo, Ceará, Pará e Paraná mais o Distrito Federal.
Apresentaremos a análise de documentos produzidos por esses entes federativos no período de 2017-2025 que regulam a implementação da reforma. Ademais, discutiremos os dados dos questionários aplicados juntos aos docentes do ensino médio, os quais revelam suas condições de trabalho e de saúde.
Público-alvo:
Professores da educação básica, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes universitários.
Período de inscrição:
De 18/08 até 24/09
Evento presencial com transmissão via Youtube e gratuito.
Inscreva-se para participar. Haverá certificados para quem realizar credenciamento na lista de presença.
Realização:
GPPES/Linha Educação e Ciências Sociais – PPGE/Unicamp
Comissão organizadora:
- Ana Beatriz Gasquez Porelli
Responsáveis:
- Profa. Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan
- Ana Beatriz Gasquez Porelli
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