Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Seminário

V Seminário Golpe, Ditadura e Educação

sexta 13 maio
12:00
segunda 16 maio
20:30
    Youtube da FE
    V Seminário Golpe, Ditadura e Educação

    Inscrições gratuitas

    Carga horária: 06 h

    É necessário se inscrever para receber o acesso ao evento e lista de presença. Serão emitidos certificados aos participantes inscritos que atestarem frequência em pelo menos 75% das atividades deste evento.

    O V Seminário Golpe, Ditadura e Educação acontece em interface das diferentes conjunturas, dos golpes de Estado que se instauraram no Brasil e na América Latina, atravessando os processos de democratização, e as reverberações de tais acontecimentos na formação da sociedade brasileira e na formação de professores.

    PROGRAMAÇÃO

    Mostra temática “Golpe, ditadura e educação”

    No saguão de acesso da biblioteca com a exposição do livro “Brasil: golpe, ditadura e educação”, de bibliografias e conteúdos digitais para exibição na TV durante o período de 09 a 20 de maio.

    Destacamos que a visitação presencial é destinada somente ao público interno da Unicamp (estudantes, servidores e docentes).

    Dia 13 de Maio, sexta-feira

    09h00 – Abertura 

    • Direção e Coordenações da FE/Unicamp

    09h20 – Conferência: “Sobre o exercício de estar atentos ao mundo: Leituras sobre Gabriela Mistral desde a Ditadura de Augusto Pinochet ao Chile revoltado”

    • Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez (Doutora em Educação pela Unicamp e Professora Visitante Estrangeira no Departamento de História da Universidade Federal da Integração-Latino-Americana)

    Mediação: Professora Nima Spigolon (FE/Unicamp)

    11h30 – Encerramento

    Dia 16 de Maio, segunda-feira

    14h00 – Mesa Gerações da ditadura na FE: Memórias e Resistências

    • Professor Livre Docente Valério José Arantes (FE/Unicamp)
    • Sofia B. H. Lisboa (Ecossocialista, Pedagoga pela Unicamp, mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ)

    Mediação: Vinícius França de Sene (Professor da Educação Básica, doutorando em Educação na FE/USP e Circulante do CEPF-UFU)

    16h00 – Lançamento do livro “Brasil: Golpe, ditadura e educação”

    Banner quadrado contendo fundo com fotografia em preto-e-branco de manifestação, ao lado esquerdo a capa do livro, ao lado direito informações escritas. Lê-se em verde "Lançamento do livro" e em branco "16/05/2022 16h00 Transmissão ao vivo no Youtube da FE.

    • autores, autoras e parceiros para a edição e publicação do livro

    Mediação: Professora Claudia Bortolato (Mestrado Profissional FE/Unicamp e Editora Executiva da Pangeia Editorial)

    17h30 – Encerramento

    Objetivo do evento
    A realização do V Seminário Golpe, Ditadura e Educação, desde sua primeira edição em 2016, assume o compromisso público, político e pedagógico de problematizar as relações entre: Educação, formação humana, golpe e ditadura. A perspectiva crítica e reflexiva se aporta no fato de que "golpe" é parte das táticas utilizadas pelas elites econômicas e políticas, nacionais e internacionais, em diferentes tempos-espaços, tendo em vista, dentre outras, interromper o aprofundamento da participação popular.

    Público Alvo
    Estudantes de graduação e pós-graduação, Professoras (es) e pesquisadoras(es), Profissionais da Educação, integrantes de movimentos sociais, interessados na discussão da temática e sociedade em geral.

    Link de Inscrição
    https://www.sympla.com.br/iv-seminario-golpe-ditadura-e-educacao__1565901

    Período de Inscrição
    02/05/2022
    até 12/05/2022

    Local de Transmissão
    https://youtube.com/playlist?list=PLq0Y1lq_9Aj9fEzr3ddEgiEF6tIWeTCRs

    Convidados

    • Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez (UNILA)
    • Valério José Arantes (FE/Unicamp)
    • Sofia B. H. Lisboa (UERJ)

    Mediadores

    • Nima Spigolon (FE/Unicamp)
    • Vinícius França de Sene (FE/USP)
    • Claudia Bortolato (FE/Unicamp)
    • Camila Lima Coimbra (FACED/UFU)
    • Simone L. Gonçalves de Oliveira (FE/Unicamp)

    Realização

    • DEPASE – Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais
    • Biblioteca Prof. Joel Martins
    • GEPEJA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (FE/Unicamp)
    • CEPF – Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (UFU)

    Apoio

    • Faculdade de Educação/Unicamp
    • Faculdade de Educação/UFU
    • Pangeia Editorial

    Comissão Organizadora

    • Nima Spigolon
    • Camila Lima Coimbra
    • Simone L. Gonçalves de Oliveira
    Ir para o topo