- Alessandra Rodrigues de Almeida
- Ana Isabel Silvestre (Portugal)
- Carla Alves de Souza
- Carlos Miguel Silva Ribeiro
- Diana Zakaryan (Chile)
- Etienne Lautenschlager
- Gabriela Faria Barcelos Gibim
- Milena Policastro
(2) Discutir diferentes perspetiva/conceitualizações do conhecimento do professor de/que ensina matemática em diferentes contextos;
(3) Compartilhar, discutir e sistematizar experiências (escolares e) de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla do papel do Conhecimento do professor na e para uma prática matemática com entendimento;
(4) Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de/que ensinam matemática e as potencialidades de um foco nas especificidades do conhecimento matemático e pedagógico do professor;
(5) Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Conhecimento Interpretativo e Especializado, contribuindo para o aprimoramento dos processos de formação docente.
(6) Compartilhar, discutir e sistematizar experiências escolares e de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla da importância e do papel do professor na e para uma prática matemática com entendimento;
(7) Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de e que ensinam matemática para uma formação para o Futuro;
(8) Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa, a Prática e a Formação;
(9) Discutir a necessidade de uma intencionalidade matemática ao selecionar e utilizar os recursos para desenvolver o entendimento das crianças/alunos;
(10) Discutir elementos nucleares da prática matemática do professor que contribuem para a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos;
(11) Contribuir para o desenvolvimento de um fazer pedagógico matematicamente desafiante e pedagogicamente emocionante.
Valores de inscrição:
- professores, pesquisadores e publico em geral - R$100,00;
- futuros professores - R$50,00.
Carga horária:
30 horas
O V Seminário Internacional CIEspMat está direcionado a discutir a Pesquisa e Formação de professores de matemática desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e o como o Conhecimento e práticas matemáticas do professor se relacionam com a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos.
É um evento que considera, de forma imbricada, Pesquisa e Formação e, nesse sentido, integra comunicações com discussão com os mais recentes resultados de pesquisa e experiencias de formação e também relatos de experiencia de sala de aula efetuadas a partir de contextos de formação que buscam desenvolver o conhecimento dos participantes. Incluem-se ainda workshops que têm como foco algumas das questões problemáticas em termos das aprendizagens e entendimentos das crianças e alunos.
Programação
Segunda feira 22/11/2021
09h00 – 10h00 Sessão de abertura
10h00 – 12h00 Conferência com discussão: Conocimiento de la práctica matemática: ¿cómo vive en el aula y qué propicia a los estudiantes?
- Diana Zakaryan (PUCV, Chile)
Mediador: Miguel Ribeiro (UNICAMP)
19h30 – 21h30 Conferência com discussão: Reflexões acerca do impacto do conhecimento matemático dos professores no ensino
- Etienne Lautenschlager (UFRN, Brasil)
Mediadora: Carla Alves (CIEspMat)
Terça feira 23/11/2021
10h00 – 12h00 Workshop Virtual CIEspMat – Brincando e atribuindo significado a Reflexão e Simetria
- Gabriela Gibim (CIEspMat)
- Carla Alves (CIEspMat)
- Miguel Ribeiro (CIEspMat)
- Alessandra Almeida (CIEspMat)
Lançamento de livros da Coleção CIEspMat – Professor
- Gabriela Gibim (CIEspMat)
- Carla Alves (CIEspMat)
- Milena Policastro (CIEspMat)
- Miguel Ribeiro (CIEspMat)
- Marcos Paulo Oliveira (Unicamp)
- Alessandra Almeida (CIEspMat)
- Miguel Ribeiro (CIEspMat)
Quarta feira 24/11/2021
19h00 – 21h00 Conferência com discussão: Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação
- Claudinei de Camargo Sant' Ana (UESB)
Mediador: Adilson Dalben (CIEspMat)
Workshop Virtual CIEspMat – Brincar com a intencionalidade matemática de entender afinal, o que é o todo e quantos todos existem
- Miguel Ribeiro (CIEspMat)
Sexta feira 26/11/2021
09h00- 11h00 Roda de conversa: Refletindo sobre a Formação com foco nas especificidades do nosso conhecimento e os impactos na prática
- A confirmar
Mediador: Miguel Ribeiro (UNICAMP)
16h15 – 17h30 Conferência com discussão: Dar sentido ao raciocínio dos alunos: um aspeto da formação de professores sobre Pensamento Algébrico
- Ana Isabel Silvestre (Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, Portugal)
Mediadora: Alessandra Almeida (PUC Campinas)
17h30 – 18h30 Encerramento
- CIEspMat - Grupo de Pesquisa e Formação com foco no Conhecimento Interpretativo e Especializado do professor de matemática
- Faculdade de Educação/Unicamp
- Gabriela Faria Barcelos Gibim
- Alessandra Rodrigues de Almeida
- Carla Alves de Souza
- Carla Cristina Duzzi Ribeiro
- Adilson Dalben
- Carlos Miguel Silva Ribeiro
- Priscila Belo
- Nubia Ribeiro
- Ester Silveira
- Flávia Oliveira
- Ronaldo Ripardo