Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 19/10/2021 - 16:57 Agenda

VI Colóquio Internacional "A educação pelas imagens e suas geografias"

Tipo:
Colóquio
08/11/2021 - 09:00 a 10/11/2021 - 19:00
Período de inscrição:

Objetivo do evento:

O VI Colóquio Internacional “A Educação pelas Imagens e suas Geografias” visa ampliar a discussão sobre os aportes científicos, artísticos e filosóficos, bem como a produção e experimentação em processos de criação/produção de imagens que falem da espacialidade contemporânea e a disseminação da produção, colaborando com o fortalecimento da área de pesquisa. Especificamente, destacam-se como suas finalidades:
• Reunir pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros e estrangeiros estudiosos das imagens na produção do conhecimento geográfico;
• Discutir a educação visual que as imagens realizam no mundo contemporâneo e o poder delas para configurar e circular o conhecimento geográfico;
• Possibilitar um aprofundamento do diálogo interdisciplinar na interface de três áreas de conhecimento: a Geografia, a Educação e o estudo das imagens;
• Entender a participação das imagens na criação de outras geografias e a leitura das mesmas no acontecimento de geografias menores;
• Debater as relações e tensões existentes entre a ideia de representação e a presença das imagens como forma de delinear potencialidades de pensamentos diferenciais que estabeleçam novos sentidos para as imagens;
• Aprofundar no entendimento do papel da leitura e produção das imagens na capacitação do geógrafo (professor e/ou pesquisador) quanto ao domínio e enriquecimento da linguagem geográfica;
• Socializar, por meio de apresentação de trabalhos, as diversas pesquisas sobre as imagens, assim como as várias atividades do coletivo de pesquisadores envolvidos com a rede “Imagens, Geografias e Educação”;
• Fortalecer a rede “Imagens, Geografias e Educação”, congregando pesquisas e atividades, de maneira a enriquecer os referenciais teóricos e os futuros desdobramentos de suas ações;
• Fortalecer os programas de pós-graduação e os grupos de pesquisa que formam a rede, favorecendo o intercâmbio de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e fomentando ações institucionais, tais como acordos de cooperação.

Público-alvo :

pesquisadores(as) e professoras(es) das áreas de Educação, Geografia e dos estudos das imagens.

Inscrições para participantes:

As inscrições para o VI Colóquio Internacional “A educação pelas imagens e suas geografias” serão realizadas unicamente pela FUNCAMP, no site https://eventos.galoa.com.br/realm/coloquioimagens-2020, até a data do evento

​Os/as autores/as que não realizarem a inscrição não terão seus trabalhos incluídos na programação nem nos anais do evento.

• Alunos de Graduação: R$ 50,00 (cinquenta reais)
  • Alunos de Pós-Graduação: R$ 50,00 (cinquenta reais)
  • Professores da Educação Básica: R$ 50,00 (cinquenta reais)
  • Professores / Pesquisadores: R$ 100,00 (cem reais)

Site do evento:

Normas para submissão de trabalhos

​Considerando que o evento será realizado de modo remoto, por meio de plataformas de videoconferência, os trabalhos serão todos em modalidade de apresentação oral.

Os resumos expandidos deverão ser enviados para seleção entre 15/04/2021 e 15/06/2021 pelo site https://eventos.galoa.com.br/realm/coloquioimagens-2020, no ato da inscrição.

​O conteúdo do texto deverá, preferencialmente, referir-se a processos de pesquisa em andamento ou concluídos, individuais ou coletivos e/ou práticas educacionais relacionados ao escopo do evento. A seleção será realizada pela Comissão Científica do evento considerando os seguintes critérios:

– relação e conexão entre a Geografia, a Educação e as Imagens;

– originalidade e abrangência;

– observação das normas de submissão.

Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como autor e/ou coautor.

Os resumos expandidos devem ser formatados utilizando o modelo (template), observando as seguintes normas:

1) ser organizados em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento (este tópico será organizado a critério dos autores), Conclusões e Referências.

2) ter no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas.

3) ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm.

4) utilizar as seguintes fontes de letras e formatações e parágrafos: Título Times New Roman 12, centralizado, negrito, caixa alta. Na linha abaixo, nome(s) do(s) autor(es), instituição a que pertence(m) e correio eletrônico, com alinhamento à direita, em Times New Roman 12, normal, caixa alta e baixa. Resumo e palavras-chave em Times New Roman 10 com espaço simples, justificado. Texto em Times New Roman 12 com espaço simples, justificado, recuo do parágrafo 1,25.

6) ter texto em português, espanhol, inglês ou francês.

5) ter resumo, em português, com no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, em parágrafo único e no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula.

6) utilizar normas da ABNT para citações e referências.

7) ser enviado em formato PDF.

• OLHO -Laboratório de Estudos Audiovisuais
  • Faculdade de Educação/Unicamp
Responsável:
  • Prof. Dr. Wenceslao Oliveira (FE/Unicamp)
  • Profª Drª Gabriela Tebet (FE/Unicamp)