• Reunir pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros e estrangeiros estudiosos das imagens na produção do conhecimento geográfico;
• Discutir a educação visual que as imagens realizam no mundo contemporâneo e o poder delas para configurar e circular o conhecimento geográfico;
• Possibilitar um aprofundamento do diálogo interdisciplinar na interface de três áreas de conhecimento: a Geografia, a Educação e o estudo das imagens;
• Entender a participação das imagens na criação de outras geografias e a leitura das mesmas no acontecimento de geografias menores;
• Debater as relações e tensões existentes entre a ideia de representação e a presença das imagens como forma de delinear potencialidades de pensamentos diferenciais que estabeleçam novos sentidos para as imagens;
• Aprofundar no entendimento do papel da leitura e produção das imagens na capacitação do geógrafo (professor e/ou pesquisador) quanto ao domínio e enriquecimento da linguagem geográfica;
• Socializar, por meio de apresentação de trabalhos, as diversas pesquisas sobre as imagens, assim como as várias atividades do coletivo de pesquisadores envolvidos com a rede “Imagens, Geografias e Educação”;
• Fortalecer a rede “Imagens, Geografias e Educação”, congregando pesquisas e atividades, de maneira a enriquecer os referenciais teóricos e os futuros desdobramentos de suas ações;
• Fortalecer os programas de pós-graduação e os grupos de pesquisa que formam a rede, favorecendo o intercâmbio de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e fomentando ações institucionais, tais como acordos de cooperação.
Inscrições para participantes:
As inscrições para apresentações de trabalhos já se encerraram, mas é possível se inscrever como ouvinte e também participar dos minicursos. As inscrições do VI Colóquio Internacional “A educação pelas imagens e suas geografias” são realizadas pela FUNCAMP, no site https://eventos.galoa.com.br/realm/coloquioimagens-2020.
Os valores de inscrição são:
- Alunos de Graduação: R$ 50,00 (cinquenta reais)
- Alunos de Pós-Graduação: R$ 50,00 (cinquenta reais)
- Professores da Educação Básica: R$ 50,00 (cinquenta reais)
- Professores / Pesquisadores: R$ 100,00 (cem reais)
Carga horária:
23 horas
Site do evento:
https://www.geoimagens.net/vi-colóquio
Programação
08/11/2021 (2a. feira)
08:30 às 09:00 - Sessão de Abertura
09:00 às 12:00 - Apresentação de trabalhos* – Sessão “cartografias”
Apresentação e debate dos seguintes trabalhos:
- (C)artografias do corpo(-território): reflexões para uma educação geográfica encarnada (Manuela Monarcha Murad da Silveira)
- Cartografias das ausências: crianças e os deslocamentos pelos espaços das creches (Karina Rousseng Dal Pont e Adilson De Angelo)
- Cartografias do parir (Caroline Castro de Mello)
- Cartografías menores vs geografías mayores. la idea de nación en los envoltorios de chocolate (Malena Mazzitelli Mastricchio e Martina Fantini)
- Cartografias urbanas: o grafite em São João Del-Rei (Josiane Nogueira e Giovana Scareli)
- Game over no mapa: cartografando inquietações e entradas (Camila Benatti Policastro)
- Mapas em preto e branco (Sebastião Rafael Inacio da Cruz e Mayara Perinni de Aguiar)
- O lugar e a educação geográfica nos mapas mentais (David dos Santos da Conceição)
14:00 às 17:00 - Mesa-Redonda - “Imagens e(m) espaços contemporâneos”
- Profa. Dra. Eugênia Vilela (Universidade do Porto)
- Prof. Dr. Cássio Eduardo Viana Hissa (UFMG)
18:30 às 21:00 - Oficinas de cinema**
Oficinas de experimentação com a linguagem do cinema, voltada especialmente aos estudantes e professores da rede pública inscritos no evento.
- Profa. Dra. Aline Maria Dias (Ufes)
- Profa. Dra. Renata Lanza (Prefeitura Municipal de Campinas)
- Maurício Squarisi (Núcleo de Cinema de Animação de Campinas)
09/11/2021 (3a. Feira)
08:30 às 12:00 - Apresentação de trabalhos* – Sessão “fotografias”
Apresentação e debate dos seguintes trabalhos:
- A fotografia como linguagem, fonte de investigação e ensino de Geografia (Sandra E. Gomez, Pablo Sebástian Moreira Fernandez e Sabina Prado)
- A Região Sul nos livros didáticos de geografia: a recorrência das imagens e a construção geográfico-simbólica da identidade sulina (Vanessa Cristina de Sousa e Ana Paula Nunes Chaves)
- Caminhar pelas imagens: na impossibilidade de estar (Lívia de Souza Carvalho Selhane)
- Corpo, gesto e imagem na aula de Geografia (Roberta Alencar)
- Desfazer uma imagem de horta escolar: fazer geografia no contato com a terra (Larissa Marchesan)
- Deslocar e fotografar: as geografias e suas alteridades (Ingrid Rodrigues Gonçalves e Valéria Cazetta)
- Espacialidades corporales a través de la fotografía: inscripciones para comprender la niñez indígena de Pawarandó-Beguidò-Colombia (María Alejandra Taborda Caro e Yamith Cuello Vergara)
- Imigração e xenofobia: por uma legibilidade imagética outra (Caio Vinicius Quirino Félix de Oliveira e Valéria Cazetta)
- Lugar casa refúgio: imagens da docência (Karina Rousseng Dal Pont)
- Ontogeotopologia: considerações extemporâneas que emocionam do/no/ao sentir-sendo a cidade (Alexsandro Costa de Sousa)
- Pandemia e imagens na educação infantil: o que vejo da minha janela? (Silvia de Amorim e Ana Paula Nunes Chaves)
14:00 às 17:00 - Sessão de cineclube - “Cinema e Espaço”
Exibição do filme-documentário “Homem-Peixe” (2017, 1h10min), seguida de debate.
- Profa. Dra. Clarisse Maria Castro de Alvarenga (UFMG / Diretora do filme “Homem-Peixe”)
- Profa. Dra. Irene Depetris Chauvin (Universidad de Buenos Aires)
18:30 às 21:00 - Oficinas de cinema**
Oficinas de experimentação com a linguagem do cinema, voltada especialmente aos estudantes e professores da rede pública inscritos no evento.
- Profa. Dra. Aline Maria Dias (Ufes)
- Profa. Dra. Renata Lanza (Prefeitura Municipal de Campinas)
- Maurício Squarisi (Núcleo de Cinema de Animação de Campinas)
10/11/2021 (4a. Feira)
08:30 às 12:00 - Apresentação de trabalhos* – Sessão “imagens e cinema”
Apresentação e debate dos seguintes trabalhos:
- A educação e as aprendizagens do cultivo do corpo e do solo (Tatiana Plens Oliveira)
- Gaia-grafia das imagens: pensar com uma artemosfera entre fluxos e respiros (Karolyne De Souza, Larissa Bellini e Susana Dias)
- Paisagens e infâncias: experiências no sítio histórico de Olinda (Ana Julia Lacerda Meira Menezes e Gervásio Hermínio Gomes Junior)
- A espacialidade do absurdo a partir de: Esperando Godot (Iure Santos de Souza)
- A experimentação do cinema em escolas tomadas como lugar de encontro (Marina Mayumi Bartalini)
- Experimentando cinema num lugar-escola: a partir de fragmentos (de filmes) de Brasil e China em transformação (Katharine Rafaela Diniz Nunes)
- Linguagem cinematográfica e ensino de Geografia: considerações a partir do livro didático (Luís Henrique Dias Rocha)
- O cinema brasileiro e as novas migrações femininas (Gustavo Palma de Andrade Santos e Wenceslao Machado de Oliveira Jr.)
- Pensar o mundo nas geografias do cinema: a produção de curtas do Chicão, DF (Ana Luiza da Silva Indiano e Maria Lídia Bueno Fernandes)
- Relato de experiência de monitoria do Projeto Geocine nas escolas – um olhar geográfico sobre filmes e documentários (Matheus Eduardo de Jesus Santos)
- Sobre documentários, dramas e comédias. o cinema que entra e o que sai das aulas de Geografia e a formação da subjetividade do professor de Geografia (Gilberto de Carvalho Soares)
- Um laço no espaço (Gustavo Jardim)
14:00 às 15:30 - Conferência de encerramento “Nas telas, nos mapas”
- Profa. Dra. Teresa Castro (Université Sorbonne Nouvelle - Paris III)
15:30 - Sessão de Encerramento
1) apresentação dos pareceres dos avaliadores externos sobre as temáticas tratadas no evento.
2) avaliação dos 10 anos de existência da rede internacional de pesquisa “Imagens, Geografias e Educação” e encaminhamentos.
____________________________
* Cada apresentação terá 10 minutos de duração, podendo ser utilizados recursos de projeção (slides, filmes). O cumprimento do período de apresentação garante a participação de todos/as/es e tempo para os debates. Assim, solicitamos que dimensonem materiais e fala para o tempo estabelecido, de modo a não haver cortes que prejudiquem o conteúdo. Também sugerimos que acessem os textos da sessão de apresentação para aprofundamento das questões para debate.
** A programação das oficinas e a forma de inscrição serão divulgadas em breve.
Comissão Científica
- Adriana Mabel Fresquet – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Agustin Arosteguy – Universidad de Buenos Aires
- Alik Wunder – Universidade Estadual de Campinas
- Andrea Aparecida Zacharias – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
- Anedmafer Mattos Fernandes – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
- Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – Universidade Estadual de Campinas
- Cesar Donizeti Pereira Leite – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
- Cezar Avila Migliorin – Universidade Federal Fluminense
- Fernanda Padovesi Fonseca – Universidade de São Paulo
- Gabriela Guarnieri de Campos Tebet– Universidade Estadual de Campinas
- Giovana Scareli – Universidade Federal de São João Delrei
- Igor Martins Medeiros Robaina – Universidade Federal do Espírito Santo
- Karina Rousseng Dal Pont – Universidade Federal do Paraná
- Malena Mazzitelli Mastricchio – Universidad Nacional de La Plata
- María Alejandra Taborda Caro – Universidad de Córdoba
- Maria Aparecida de Almeida – Universidade Federal de Juiz de Fora
- Rafael Straforini – Universidade Estadual de Campinas
- Solange Rodrigues da Silva – Universidade Federal do Amapá
- Soler Gonzalez – Universidade Federal do Espírito Santo
- Suianni Cordeiro Macedo – Serviço Social do Comércio
- Tania Seneme do Canto – Universidade Estadual de Campinas
- Verónica Carolina Hollman – Universidad de Buenos Aires
- OLHO -Laboratório de Estudos Audiovisuais
- CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Faculdade de Educação/Unicamp
- Ana Maria Hoepers Preve – Universidade do Estado de Santa Catarina
- Ana Paula Nunes Chaves – Universidade do Estado de Santa Catarina
- Flaviana Gasparotti Nunes – Universidade Federal da Grande Dourados
- Gabriela Guarnieri de Campos Tebet– Universidade Estadual de Campinas
- Gisele Girardi– Universidade Federal do Espírito Santo
- Ínia Franco de Novaes – Universidade Federal de Uberlândia
- Pablo Sebastian Moreira Fernandez – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Raphaela de Toledo Desiderio – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
- Valeria Cazetta – Universidade de São Paulo
- Wenceslao Machado de Oliveira Júnior– Universidade Estadual de Campinas (Presidente)