Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 28/04/2023 - 16:59 Agenda

VIII Seminário Internacional do GREPPE – O Direito à Educação na berlinda: retrocessos em análise

Tipo:
Seminário
Data:
26/04/2023 - 12:00 a 28/04/2023 - 19:30
Local:
Salão Nobre
Objetivo do evento:
Este VIII Seminário Internacional do GREPPE discutirá temas emergentes associados aos processos de privatização da educação, com destaque para a financeirização da economia com desdobramentos à consecução do direito humano à educação, expressos na mercantilização da educação, na incidência de organizações privadas na definição da política educacional, na digitalização dos processos escolares e na degradação das relações e condições de trabalho dos profissionais da educação.
O Seminário conta com participação de pesquisadore/as que integram a Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe) vinculado/as a diferentes instituições nacionais e internacionais.
Público alvo:
Estudantes, pesquisadore/as e educadore/as
Período de inscrição:
a

Evento presencial e com transmissão ao vivo

É necessário se inscrever para participar presencialmente do evento e ter direito ao certificado de participação. Não será emitido certificado para participação online. Submissão de trabalhos encerradas em 25/03.

Carga horária: 20 horas


Valores de inscrição:

  • Estudante  de Graduação – R$20,00
  • Estudante de Pós-Graduação – R$30,00
  • Profissional da Educação Básica – R$35,00
  • Docente de Ensino Superior ou Pesquisador com doutorado  – R$40,00

(vagas limitadas)

 


Programação

Dia 26/04/2023 (Quarta-feira)

12h00 às 14h00 – Credenciamento

14h00 – Mesa de abertura

  • Direção da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Coordenação do Greppe
  • Coordenação Relaappe
  • Representante da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação - Clade

Moderação: Ms. Camila Croso (Unicamp)

15h00 às 18h00 – Simpósio 1 – Financeirização e educação

  • Vera Jacob Chaves (UFPA)
  • Marcelo Mocarzel (UCP)
  • André Guimarães (UNIFAP)
  • Theresa Adrião (Unicamp)

Moderação: Ms. Felipe Araújo (Unicamp)

18h30 às 19h30 – Lançamento de Livros e E- Books de autoria de inscritos

  •  Coordenação:  Ms Maria Lucia  Ceccon

Dia 27/04/2023 (Quinta-feira)

08h00 às 9h30 – Apresentação de Trabalhos
Modalidade Comunicação Oral

10h00 às 13h00 – Simpósio 2 – Modificações na profissão docente: das relações de trabalho às edtechs

  • Selma  Venco (Unicamp)
  • Allan K Seki (Unicamp)
  • Fabíola Kato (UFPA)
  • Teise Garcia (USP-RP)

Moderação: Prof. Dr. Flávio Sousa (UnB)

14h30 às 17h30 – Simpósio 3 – Atores privados na educação pública brasileira: aspectos fundamentais em uma década de incidência

  • Raquel Borghi (UESP- RC)
  • Regiane Bertagna (UNESP- RC)
  • Cassia Domiciano (UFPR)
  • Marcia Cossetin (UNILA)

Moderação:  Ms. Santiago C. Monteiro

18h00 às 20h00 – Apresentação de Trabalhos (Modalidade Comunicação Oral)

Sala do LAE - Eixo 3
Coordenação: Cíntia Magno Brazorotto
Apoio: Terezinha Vieira

  • A reforma do Ensino Médio e a atuação de agentes privados na rede pública do Estado de São Paulo - Nicoli Alves Pereira, Cintia Magno Brazorotto
  • A presença de agentes privados na política curricular para o Ensino Médio da Rede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul - Adriana Rocha, Fabio Perboni
  • A reforma do ensino médio e as políticas educacionais para Educação profissional no Estado de São Paulo - Simone Gabriela Rodrigues Benedito, Cintia Magno Brazorotto
  • Programa Inova Educação: agentes privados na condução da Educação Básica - Stephanie Fenselau
  • A educação básica transvestida de acesso- o currículo privatizado e a produção de violência simbólica - Kathy Briones Barbi

Sala LL03 - Eixo 4
Coordenação: Ualter Santos Rojas
Apoio: Ana Paula Sotto

  • A práxis como possibilidade de superação da relação público-privada na Educação - Liane Vizzotto
  • A nova face da privatização em Educação: o avanço das terceirizações irrestritas e o adeus a Escola Pública em Mato Grosso - Ualter Santos Rojas, Marilda Oliveira Costa
  • Reflexões sobre avaliação e direito à Educação. Reflexiones sobre la evaluación y el derecho a la Educación - Vanessa Landim
  • Premiação por desempenho nas escolas da Rede Pública do Mato Grosso e o direito à Educação - Marilda Costa, Kamilli Ventura de Mello

Sala de reuniões Bloco B - Eixo 4
Coordenação: Ester Duarte Gonçalves
Apoio: Priscila Rodrigues

  • Um recorte epistemológico sobre “trabalho docente” e “privatização da Educação”: análises em dissertações e teses - Ivône Rosa Cabral, André Rodrigues Guimarães
  • Plataforma educacional do CMSP: possível violação do direito à privacidade? - Ester Duarte Gonçalves
  • Ensina Brasil: a precarização da Educação Básica no Município de Vitória/ES (2021-2023). Enseña Brasil: la precariedad de la Educación Básica en el Municipio de Vitória/ES(2021-2023) -  Eliete Brito da Silva, Liudimila Katrini Proximozer, Eduardo Augusto Moscon de Oliveira
  • Privatização da política educacional no Estado do Espírito Santo: o terceiro setor e suas influências. Privatización de la política educativa en el Estado de Espírito Santo: el tercer sector y sus influencias - Andresa Cóstola, Raquel Fontes Borghi

 

20h30 – Jantar de confraternização
(por adesão)

Dia 28/04/2023 (Sexta-feira)

08h30 às 10h30 - Apresentação de trabalhos

Sala LL03 - Eixo 1
Coordenação: Terezinha Duarte Vieira
Apoio: Felipe Araújo

  • Privatização na oferta de educação especial no brasil: retratos do campo de pesquisa - Ana Paula Oliveira Moraes Soto
  • Mapeamento das instituições conveniadas de educação especial no município de Cuiabá - Kamilli Ventura de Melo, Marilda Oliveira Costa
  • Escola sem partido: educação, do direito à privatização - Lerianderson de Toledo Santos Filho, Cintia Magno Brazorotto
  • Financeirização e educação: o que diz a produção acadêmica de 2013 a 2021 - Felipe Araujo
  • Caracterização das normatizações que regulamentam a subvenção do Fundeb às OSCS do município de Viçosa, no período de 2019 a 2021 - Terezinha Duarte Vieira

Sala do LAE - Eixo 1
Coordenação: Adriana Rodrigues dos Santos Brito
Apoio: Ester Gonçalves

  • Tendência de privatização da oferta educacional em Pinhais-PR a partir da EC 59/2009 - Júlia Marinho, Cassia Domiciano
  • Mapeamento do atendimento conveniado por municípios da região geográfica intermediária de Cuiabá - Renata Caroline dos Santos Lopes, Adriana Rodrigues dos Santos Brito
  • A questão das vagas: análise dos efeitos da privatização sobre a oferta da educação infantil em diferentes municípios brasileiros - Alana Portes
  • A transferência de recursos públicos no município de São Paulo para a rede parceira da educação infantil - Selma Zeferino Macedo dos Santos
  • Municipalização e privatização da educação nos municípios paulistas - Danilo Kanno
  • Expansão da educação privado-mercantil: ensaios de uma rede de escolas no Rio de Janeiro - Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Karine Morgan

Sala de reuniões Bloco B - Eixo 2
Coordenação: Cecília T. Miranda Tamião
Apoio: Ana Paula Sotto

  • A privatização da educação na Rede SEEDUC/RJ: a corrosão do direito à educação pública de gestão pública - Flávia Gonçalves da Silva
  • Desafios no planejamento e gestão do direito à educação: organização administrativa e pedagógica e relação entre os entes federados - Aline Gabriele Pereira, Cristiane Machado
  • Privatização da gestão do sistema estadual de ensino do Tocantins: uma contraproposta - Leonardo Victor dos Santos, Rosilene Lagares
  • Financiamento e intersetorialidade: dilemas na garantia do direito à educação - Aline Gasparim
    Christianini, Aline Gabriele Pereira, Cristiane Machado
  • Concepção de gestão escolar e a intensificação dos processos de avaliação em um curso para diretores da rede estadual paulista - Cecilia T. Miranda Tamião

Sala de reuniões Bloco E - Eixo 2
Coordenação: Felipe Baunilha
Apoio: Priscila Gonçalves

  • O processo de privatização da gestão da educação pública no Estado do Paraná: o projeto Parceiro da escola - Daniela de Oliveira Pires, Felipe Baunilha
  • Discurso sobre gestão escolar democrática no Brasil (1980-1990) - Monica Gomes de Carvalho
  • Educação e privatização na América Latina: estudos preliminares sobre o Brasil e a Argentina - Marcia Cossetin, Rafael Alexande Velasco Castillo
  • “Gerencialismo democrático”: pacificação de classes e hegemonia capitalista - Santiago Castigio e Monteiro
  • Instituição do sistema nacional de educação: o posicionamento do Todos pela Educação (2019-2022) - Deborah Gomes Moura Gomes, Lorrainy Ferrari, Gilda Cardoso Araujo

Sala Multiuso (Anexo 3) - Eixo 2
Coordenação: Adeildo Telles da Silva
Apoio: Danielle Cardoso

  • Eficiência e qualidade no âmbito da Gestão Integrada da Educação Avançada (gide) nas escolas estaduais de MG - Jaqueline Barros Vidigal, Maria Simone Ferraz Pereira
  • A nova gestão pública na Paraíba: apontamentos sobre a privatização da gestão escolar no governo Ricardo Coutinho (2011-2018) - Felipe Baunilha, Daniela de Oliveira Pires
  • Gastos com o setor privado no Município de Araucária (PR): uma análise a partir do SIOPE (2009-2020) - Cassia Domiciano, Gabriel Pirkel, Anna Paula Fonseca de Oliveira
  • Apontamentos sobre a Educação Superior no Brasil: democratização ou mercantilização? - Adeildo Telles da Silva, Ari Fernandes Santos Nogueira, André Rodrigues Guimarães
  • Instituto Natura e a iniciativa Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) - Josineide de Oliveira, Andréia Ferreira da Silva
  • Privatização da gestão educacional em uma rede municipal de ensino: implementação da política e resistências - Cláudia Vieira Patrício

Sala de Defesa II (Anexo 3) - Eixo 3
Coordenação: Ellen Cristina Ceccon
Apoio: Júlia Costa de Faria

  • Sistemas apostilados privados de Ensino: contradições para a efetivação do direito à Educação - Graziela Roberta Dorigan de Angeli
  • Uma breve reflexão sobre os sistemas privados de ensino e a Educação como um direito humano - Ellen Cristina Ceccon
  • Tendências do processo de privatização da Educação no Estado do Paraná: implicações para o direito à Educação (2019-2022) - Michele Costa
  • Competências socioemocionais, Instituto Ayrton Senna e privatização na Educação Paulista - Júlia Costa de Faria, Regiane Helena Bertagna

11h00 às 12h30 – Simpósio 4 – O Direito à Educação na berlinda: retrocessos em análise

  • Rui da Silva (Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto - CEAUP/ Relaappe)
  • Geo Saura  (Universitat de Barcelona / Relaappe)

Moderação:  Ms. Thais Marin

14h30 – Mesa de Encerramento

  • Coordenação dos GREPPEs

Moderação: Profa. Dra. Nadia Drabach 

 


Submissão de trabalhos

Acesse as normas para submissão de resumos expandidos clicando no link abaixo:

Caso o(a) participante queira submeter trabalho(s), a submissão deverá ser feita no ato da inscrição, pela plataforma.

Prazo de submissão de trabalhos prorrogado até 25/03.

 

Eixos temáticos do Seminário:

  • Eixo 1 – Privatização da oferta da educação básica
  • Eixo 2 – Privatização da gestão da educação básica
  • Eixo 3 – Privatização do currículo da educação básica
  • Eixo 4 – Privatização da educação básica e trabalho docente

 

Publicação:

Resumos Expandidos serão publicados nos Anais do Evento.

 


Comitê científico

  • Profa. Dra. Cíntia Brazorotto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP)
  • Profa. Dra. Elisangela Pereira (Prefeitura Municipal de Rio Claro)
  • Profa. Dra. Dalva Franco (Greppe/Unicamp)
  • Profa. Dra. Liliane Ribeiro de Mello (Secretaria Municipal de Educação de Paulínia)
  • Marcia Cossetin (UFMT)
  • Bianca Cristina Correa (USP-Ribeirão Preto)
  • Raquel Fontes Borghi (Unesp-Rio Claro)
  • Dalva Valente Guimarães Gutierres (UFPA)
  • Maria Augusta Peixoto Mundim (UFGO)
  • Adriana Aparecida Dragone Silveira (UFPR)
  • Cristiane Machado (Unicamp)
  • Nadia Pedrotti Drabach (IFFar)
  • Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella (FAZP)
  • Maria de Fátima Cóssio (UFPel)
  • Maria Aparecida Guedes Monção (Unicamp)
  • Sabrina Moehlecke (UFRJ)
  • Regiane Helena Bertagna (Unesp-Rio Claro)
  • Allan Kenji Seki (Unicamp)
  • Walkiria de Oliveira Rigolon (SEDUC-SP e UNIP)
  • Rosemary Mattos (SEDUC-SP)
  • Jean Douglas Zeferino Rodrigues (IFSP)

Equipe de apoio

  • Allan Kenji 
  • Ana Paula Soto

  • Andrey Mori 

  • Aurélio Miguel Perini Polli

  • Bruna S Ribeiro

  • Danielle Cardoso

  • Ellen Ceccon

  • Ester Goncalves

  • Felipe Araujo

  • Flávia Gizzi

  • Isaac Pimentel

  • José Quibao Neto

  • Julia Costa

  • Maria Lucia Ceccon

  • Priscila Rodrigues

  • Sylvia C. Cerqueira

  • Terezinha Vieira


 

Realização:
  • GREPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional
  • ReLAAPPe – Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação
Apoio:
  • CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • Faculdade de Educação/Unicamp
  • USP (RP)
  • UNESP
  • UFPR
  • UNILA
Comissão organizadora:
  • Theresa Adrião
  • Selma Venco
  • Cassia Domiciano