O Seminário conta com participação de pesquisadore/as que integram a Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe) vinculado/as a diferentes instituições nacionais e internacionais.
Evento presencial e com transmissão ao vivo
É necessário se inscrever para participar presencialmente do evento e ter direito ao certificado de participação. Não será emitido certificado para participação online. Submissão de trabalhos encerradas em 25/03.
Carga horária: 20 horas
Valores de inscrição:
- Estudante de Graduação – R$20,00
- Estudante de Pós-Graduação – R$30,00
- Profissional da Educação Básica – R$35,00
- Docente de Ensino Superior ou Pesquisador com doutorado – R$40,00
(vagas limitadas)
Programação
Dia 26/04/2023 (Quarta-feira)
12h00 às 14h00 – Credenciamento
- Direção da Faculdade de Educação da Unicamp
- Coordenação do Greppe
- Coordenação Relaappe
- Representante da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação - Clade
Moderação: Ms. Camila Croso (Unicamp)
15h00 às 18h00 – Simpósio 1 – Financeirização e educação
- Vera Jacob Chaves (UFPA)
- Marcelo Mocarzel (UCP)
- André Guimarães (UNIFAP)
- Theresa Adrião (Unicamp)
Moderação: Ms. Felipe Araújo (Unicamp)
18h30 às 19h30 – Lançamento de Livros e E- Books de autoria de inscritos
- Coordenação: Ms Maria Lucia Ceccon
Dia 27/04/2023 (Quinta-feira)
08h00 às 9h30 – Apresentação de Trabalhos
Modalidade Comunicação Oral
10h00 às 13h00 – Simpósio 2 – Modificações na profissão docente: das relações de trabalho às edtechs
- Selma Venco (Unicamp)
- Allan K Seki (Unicamp)
- Fabíola Kato (UFPA)
- Teise Garcia (USP-RP)
Moderação: Prof. Dr. Flávio Sousa (UnB)
- Raquel Borghi (UESP- RC)
- Regiane Bertagna (UNESP- RC)
- Cassia Domiciano (UFPR)
- Marcia Cossetin (UNILA)
Moderação: Ms. Santiago C. Monteiro
18h00 às 20h00 – Apresentação de Trabalhos (Modalidade Comunicação Oral)
Sala do LAE - Eixo 3
Coordenação: Cíntia Magno Brazorotto
Apoio: Terezinha Vieira
- A reforma do Ensino Médio e a atuação de agentes privados na rede pública do Estado de São Paulo - Nicoli Alves Pereira, Cintia Magno Brazorotto
- A presença de agentes privados na política curricular para o Ensino Médio da Rede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul - Adriana Rocha, Fabio Perboni
- A reforma do ensino médio e as políticas educacionais para Educação profissional no Estado de São Paulo - Simone Gabriela Rodrigues Benedito, Cintia Magno Brazorotto
- Programa Inova Educação: agentes privados na condução da Educação Básica - Stephanie Fenselau
- A educação básica transvestida de acesso- o currículo privatizado e a produção de violência simbólica - Kathy Briones Barbi
Sala LL03 - Eixo 4
Coordenação: Ualter Santos Rojas
Apoio: Ana Paula Sotto
- A práxis como possibilidade de superação da relação público-privada na Educação - Liane Vizzotto
- A nova face da privatização em Educação: o avanço das terceirizações irrestritas e o adeus a Escola Pública em Mato Grosso - Ualter Santos Rojas, Marilda Oliveira Costa
- Reflexões sobre avaliação e direito à Educação. Reflexiones sobre la evaluación y el derecho a la Educación - Vanessa Landim
- Premiação por desempenho nas escolas da Rede Pública do Mato Grosso e o direito à Educação - Marilda Costa, Kamilli Ventura de Mello
Sala de reuniões Bloco B - Eixo 4
Coordenação: Ester Duarte Gonçalves
Apoio: Priscila Rodrigues
- Um recorte epistemológico sobre “trabalho docente” e “privatização da Educação”: análises em dissertações e teses - Ivône Rosa Cabral, André Rodrigues Guimarães
- Plataforma educacional do CMSP: possível violação do direito à privacidade? - Ester Duarte Gonçalves
- Ensina Brasil: a precarização da Educação Básica no Município de Vitória/ES (2021-2023). Enseña Brasil: la precariedad de la Educación Básica en el Municipio de Vitória/ES(2021-2023) - Eliete Brito da Silva, Liudimila Katrini Proximozer, Eduardo Augusto Moscon de Oliveira
- Privatização da política educacional no Estado do Espírito Santo: o terceiro setor e suas influências. Privatización de la política educativa en el Estado de Espírito Santo: el tercer sector y sus influencias - Andresa Cóstola, Raquel Fontes Borghi
20h30 – Jantar de confraternização
(por adesão)
Dia 28/04/2023 (Sexta-feira)
08h30 às 10h30 - Apresentação de trabalhos
Sala LL03 - Eixo 1
Coordenação: Terezinha Duarte Vieira
Apoio: Felipe Araújo
- Privatização na oferta de educação especial no brasil: retratos do campo de pesquisa - Ana Paula Oliveira Moraes Soto
- Mapeamento das instituições conveniadas de educação especial no município de Cuiabá - Kamilli Ventura de Melo, Marilda Oliveira Costa
- Escola sem partido: educação, do direito à privatização - Lerianderson de Toledo Santos Filho, Cintia Magno Brazorotto
- Financeirização e educação: o que diz a produção acadêmica de 2013 a 2021 - Felipe Araujo
- Caracterização das normatizações que regulamentam a subvenção do Fundeb às OSCS do município de Viçosa, no período de 2019 a 2021 - Terezinha Duarte Vieira
Sala do LAE - Eixo 1
Coordenação: Adriana Rodrigues dos Santos Brito
Apoio: Ester Gonçalves
- Tendência de privatização da oferta educacional em Pinhais-PR a partir da EC 59/2009 - Júlia Marinho, Cassia Domiciano
- Mapeamento do atendimento conveniado por municípios da região geográfica intermediária de Cuiabá - Renata Caroline dos Santos Lopes, Adriana Rodrigues dos Santos Brito
- A questão das vagas: análise dos efeitos da privatização sobre a oferta da educação infantil em diferentes municípios brasileiros - Alana Portes
- A transferência de recursos públicos no município de São Paulo para a rede parceira da educação infantil - Selma Zeferino Macedo dos Santos
- Municipalização e privatização da educação nos municípios paulistas - Danilo Kanno
- Expansão da educação privado-mercantil: ensaios de uma rede de escolas no Rio de Janeiro - Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Karine Morgan
Sala de reuniões Bloco B - Eixo 2
Coordenação: Cecília T. Miranda Tamião
Apoio: Ana Paula Sotto
- A privatização da educação na Rede SEEDUC/RJ: a corrosão do direito à educação pública de gestão pública - Flávia Gonçalves da Silva
- Desafios no planejamento e gestão do direito à educação: organização administrativa e pedagógica e relação entre os entes federados - Aline Gabriele Pereira, Cristiane Machado
- Privatização da gestão do sistema estadual de ensino do Tocantins: uma contraproposta - Leonardo Victor dos Santos, Rosilene Lagares
- Financiamento e intersetorialidade: dilemas na garantia do direito à educação - Aline Gasparim
Christianini, Aline Gabriele Pereira, Cristiane Machado - Concepção de gestão escolar e a intensificação dos processos de avaliação em um curso para diretores da rede estadual paulista - Cecilia T. Miranda Tamião
Sala de reuniões Bloco E - Eixo 2
Coordenação: Felipe Baunilha
Apoio: Priscila Gonçalves
- O processo de privatização da gestão da educação pública no Estado do Paraná: o projeto Parceiro da escola - Daniela de Oliveira Pires, Felipe Baunilha
- Discurso sobre gestão escolar democrática no Brasil (1980-1990) - Monica Gomes de Carvalho
- Educação e privatização na América Latina: estudos preliminares sobre o Brasil e a Argentina - Marcia Cossetin, Rafael Alexande Velasco Castillo
- “Gerencialismo democrático”: pacificação de classes e hegemonia capitalista - Santiago Castigio e Monteiro
- Instituição do sistema nacional de educação: o posicionamento do Todos pela Educação (2019-2022) - Deborah Gomes Moura Gomes, Lorrainy Ferrari, Gilda Cardoso Araujo
Sala Multiuso (Anexo 3) - Eixo 2
Coordenação: Adeildo Telles da Silva
Apoio: Danielle Cardoso
- Eficiência e qualidade no âmbito da Gestão Integrada da Educação Avançada (gide) nas escolas estaduais de MG - Jaqueline Barros Vidigal, Maria Simone Ferraz Pereira
- A nova gestão pública na Paraíba: apontamentos sobre a privatização da gestão escolar no governo Ricardo Coutinho (2011-2018) - Felipe Baunilha, Daniela de Oliveira Pires
- Gastos com o setor privado no Município de Araucária (PR): uma análise a partir do SIOPE (2009-2020) - Cassia Domiciano, Gabriel Pirkel, Anna Paula Fonseca de Oliveira
- Apontamentos sobre a Educação Superior no Brasil: democratização ou mercantilização? - Adeildo Telles da Silva, Ari Fernandes Santos Nogueira, André Rodrigues Guimarães
- Instituto Natura e a iniciativa Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) - Josineide de Oliveira, Andréia Ferreira da Silva
- Privatização da gestão educacional em uma rede municipal de ensino: implementação da política e resistências - Cláudia Vieira Patrício
Sala de Defesa II (Anexo 3) - Eixo 3
Coordenação: Ellen Cristina Ceccon
Apoio: Júlia Costa de Faria
- Sistemas apostilados privados de Ensino: contradições para a efetivação do direito à Educação - Graziela Roberta Dorigan de Angeli
- Uma breve reflexão sobre os sistemas privados de ensino e a Educação como um direito humano - Ellen Cristina Ceccon
- Tendências do processo de privatização da Educação no Estado do Paraná: implicações para o direito à Educação (2019-2022) - Michele Costa
- Competências socioemocionais, Instituto Ayrton Senna e privatização na Educação Paulista - Júlia Costa de Faria, Regiane Helena Bertagna
11h00 às 12h30 – Simpósio 4 – O Direito à Educação na berlinda: retrocessos em análise
- Rui da Silva (Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto - CEAUP/ Relaappe)
- Geo Saura (Universitat de Barcelona / Relaappe)
Moderação: Ms. Thais Marin
- Coordenação dos GREPPEs
Moderação: Profa. Dra. Nadia Drabach
Submissão de trabalhos
Acesse as normas para submissão de resumos expandidos clicando no link abaixo:
Caso o(a) participante queira submeter trabalho(s), a submissão deverá ser feita no ato da inscrição, pela plataforma.
Prazo de submissão de trabalhos prorrogado até 25/03.
Eixos temáticos do Seminário:
- Eixo 1 – Privatização da oferta da educação básica
- Eixo 2 – Privatização da gestão da educação básica
- Eixo 3 – Privatização do currículo da educação básica
- Eixo 4 – Privatização da educação básica e trabalho docente
Publicação:
Resumos Expandidos serão publicados nos Anais do Evento.
Comitê científico
- Profa. Dra. Cíntia Brazorotto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP)
- Profa. Dra. Elisangela Pereira (Prefeitura Municipal de Rio Claro)
- Profa. Dra. Dalva Franco (Greppe/Unicamp)
- Profa. Dra. Liliane Ribeiro de Mello (Secretaria Municipal de Educação de Paulínia)
- Marcia Cossetin (UFMT)
- Bianca Cristina Correa (USP-Ribeirão Preto)
- Raquel Fontes Borghi (Unesp-Rio Claro)
- Dalva Valente Guimarães Gutierres (UFPA)
- Maria Augusta Peixoto Mundim (UFGO)
- Adriana Aparecida Dragone Silveira (UFPR)
- Cristiane Machado (Unicamp)
- Nadia Pedrotti Drabach (IFFar)
- Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella (FAZP)
- Maria de Fátima Cóssio (UFPel)
- Maria Aparecida Guedes Monção (Unicamp)
- Sabrina Moehlecke (UFRJ)
- Regiane Helena Bertagna (Unesp-Rio Claro)
- Allan Kenji Seki (Unicamp)
- Walkiria de Oliveira Rigolon (SEDUC-SP e UNIP)
- Rosemary Mattos (SEDUC-SP)
- Jean Douglas Zeferino Rodrigues (IFSP)
Equipe de apoio
- Allan Kenji
-
Ana Paula Soto
-
Andrey Mori
-
Aurélio Miguel Perini Polli
-
Bruna S Ribeiro
-
Danielle Cardoso
-
Ellen Ceccon
-
Ester Goncalves
-
Felipe Araujo
-
Flávia Gizzi
-
Isaac Pimentel
-
José Quibao Neto
-
Julia Costa
-
Maria Lucia Ceccon
-
Priscila Rodrigues
-
Sylvia C. Cerqueira
-
Terezinha Vieira
- GREPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional
- ReLAAPPe – Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação
- CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
- Faculdade de Educação/Unicamp
- USP (RP)
- UNESP
- UFPR
- UNILA
- Theresa Adrião
- Selma Venco
- Cassia Domiciano