Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 30/04/2021 - 16:48 Agenda

X FALA OUTRA ESCOLA

Tipo:
Seminário
Data:
12/07/2021 - 09:00 to 17/07/2021 - 13:00
Período de inscrição:
a
Realização:
  • GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada
Objetivo do evento:
Público alvo:
Comissão organizadora:
Responsável:
  • Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (FE/Unicamp)
  • Profª Drª Ana Maria Falcão de Aragão (FE/Unicamp)
  • Profª Drª Inês Ferreira de Souza Bragança (FE/Unicamp)
Apoio:
  • Faculdade de Educação/Unicamp
  • Funcamp - Fundação de Desenvolvimento da Unicamp

 
Divulgar experiências educativas singulares no âmbito da relação universidade-escola.


professores e profissionais da educação da universidade e da escola

Valores de inscrição:

  • Estudante de graduação - R$20,00
  • Professores(as) e profissionais da Educação Básica - R$50,00
  • Estudante de Pós-Graduação - R$50,00
  • Professores(as) universitários - R$100,00
  • Comissão de apoio - R$50,00

Programação:

12/07 - Segunda-feira

09h00 - Abertura do X FALA OUTRA ESCOLA

  • Guilherme do Val Toledo Prado

10h45 - Curadoria da Mostra "Lavando a Alma"

14h00 - Roda de Conversa 1

15h30 - Sessões de Diálogos

13/07 - Terça-feira

09h00 - Roda de Conversa 2

10h30 - Sessões de Diálogos

14h00 - Roda de Conversa 3

15h30 - Sessões de Diálogos

14/07 - Quarta-feira

09h00 - Roda de Conversa 4

10h30 - Sessões de Diálogos

14h00 - Roda de Conversa 5

15h30 - Sessões de Diálogos

15/07 - Quinta-feira

09h00 - Roda de Conversa 6

10h30 - Sessões de Diálogos

14h00 - Roda de Conversa 7

15h30 - Sessões de Diálogos

16/07 - Sexta-feira

09h00 - Roda de Conversa 8

10h30 - Sessões de Diálogos

14h00 - Encerramento do X FALA Outra ESCOLA

  • Guilherme do Val Toledo Prado


"Cá e lá”: pontes e rios que nos levam e nos aproximam – escutas, diálogos, experiências, tem como tema as inúmeras experiências, diálogos e escutas de professores e profissionais da educação vividas desde o início da pandemia do coronavírus. Devido ao isolamento social necessário, para evitar a propagação do vírus SARS-COV-2, muitas professoras e profissionais da educação escutaram os apelos e anseios de seus estudantes e da comunidade escolar e, em íntimo e intenso diálogo, construíram pontes possíveis para atravessar os rios de distanciamento social. Cada um de um lado, cada uma cá, outras lá, ao longo de 2020 e 2021, construíram experiências singulares que constituíram-se e construíram pontes que favoreceram as trocas de conhecimentos e saberes e aproximassem, em afetos e acolhidas, os sujeitos da escola e da universidade.

Eixos Temáticos

1. CULTURAS ESCOLARES E FORMAÇÕES ÉTICO-ESTÉTICAS - Profas. Ana Maria Falcão de Aragão e Inês Bragança
Os cotidianos escolares enquanto produtos e produtores de culturas pulsam subjetividades que se inter-relacionam na construção coletiva de memórias, histórias, saberes e identidades de cada instituição educativa. Nesses cotidianos, macro e micro políticas se entrelaçam em táticas e estratégias que movimentam a vida e a formação humana como pr ocesso permanente de vir-a-ser. O que desejamos propor neste eixo de discussão é que possamos visibilizar crítica social, olhares propositivos e práticas instituintes nas escolas, sejamos nós educadores, funcionários, pais, responsáveis ou estudantes, buscando também termos esperança e deixarmos heranças felizes, sensíveis e (trans)formadoras. Vem conosco!

2. EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES E NARRATIVAS: O MUNDO NA ESCOLA E A ESCOLA NO MUNDO- Profa. Adriana Carvalho Koyama e Prof. Guilherme do Val Toledo Prado.

Ementa: Convidamos ao diálogo professores e estudantes que, em suas narrativas de experiências e produção de conhecimentos educacionais, refletem e refratam sobre os múltiplos atravessamentos sociopolíticoculturais, situados no tempo e no espaço, em sentido amplo, tais como flagrados na escola por seus sujeitos. Tais experiências e reflexões são aqui propostas em partilha, de modo a ampliarmos a compreensão, pelas racionalidades ético-estéticas, dos sujeitos da educação, em suas dimensões plurais e nas relações sociais. Experiências docentes e discentes vividas de forma coletiva na escola, compreendida como lugar de produção cultural, de produção de memórias e de construção de outras memórias de futuro. 

3. LINGUAGENS NOS COTIDIANOS EDUCATIVOS: CULTURAS E ARTES – Profas. Liana Arrais Serodio e Vanessa França Simas

Ementa: Convidamos ao diálogo professoras e professores, profissionais da educação e estudantes, para compartilharem experiências e conhecimentos sobre práticas (criativas) de linguagens, nas relações culturais e expressões artísticas no cotidiano educativo nas diversas etapas de formação. Entendemos por linguagens as verbais ou não verbais, as práticas ou as poéticas, etc. Levamos em consideração nas expressões dessas linguagens as relações, o envolvimento do corpo todo na produção, ligadas ao material (puros ou combinados como no cinema e mesmo na fala por exemplo), à forma (os diferentes tipos de composição) e ao conteúdo (temas ou assuntos). Pensaremos juntxs com bebês, crianças, jovens, adultxs, idosxs como que ao nos expressarmos esteticamente produzimos culturas e artes e revelamos muito dos outros, de nós e das nossas relações.

Apresentação de Trabalhos

 

Prazo para submissão: 15/04/2021 a 04/06/2021

Rodas de ConversaSessões de Diálogos e Mostra de Trabalhos Pedagógicos.

As Rodas de Conversas, Sessões de Diálogos e Mostra serão compostas de trabalhos submetidos pelos autores/participantes inscritos num dos três eixos temáticos:

1. Culturas Escolares e Formações Ético-estéticas

2. Educação das Sensibilidades e Narrativas: o mundo na escola e a escola no mundo

3. Linguagens nos Cotidianos Educativos: culturas e artes

Os trabalhos serão submetidos à avaliação da Comissão Científica do Seminário.

Esperamos fomentar o diálogo entre trabalhos acadêmicos e trabalhos escolares, favorecendo o diálogo entre e com experiências educacionais, com um espaço especial também para as/os estudantes.

As Rodas de Conversas são constituídas por professores da escola e da universidade, diferentes profissionais da escola e/ou estudantes que optam por esta modalidade para apresentar seus trabalhos constituídos no diálogo com a escola. Para participar desta modalidade são necessárias a inscrição de, pelo menos, 1 representante da escola e 1 representante da universidade, até quatro participantes das Rodas:  um ou dois da escola, um ou dois da universidade, outra da escola e/ou universidade  - professores ou profissionais da escola  ou estudantes, em número e proposta que seja condizente com uma escuta sensível e responsiva destes participantes. A não aceitação do trabalho para esta modalidade implica na indicação automática para uma das Sessões de Diálogos.

As Sessões de Diálogos são organizadas para professores e profissionais da escola e da universidade manifestaram suas experiências e reflexões que indicam a pluralidades de seus saberes e conhecimentos e seus diversos modos de construírem pontes pelas práticas pedagógicas e educativas que favorecem escutas, diálogos e produção de experiências, na busca de produzir uma “outra escola”.

 A Mostra de Trabalhos Pedagógicos “Lavando a Alma” abre o seminário com a exposição virtual de produções desenvolvidas com crianças, jovens e adultos do Ensino Básico – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e em qualquer tipo de ensino, seja ele em instituições, nas ruas, nas mais variadas academias, nos museus, etc. A iniciativa visa apresentar os trabalhos pedagógicos feitos por estudantes e professores/professoras e exibi-los a um público maior, valorizando essas experiências ético-estéticas para além da escola.  

Por se tratar de uma exposição virtual, os inscritos para participar da Mostra deverão enviar trabalhos que possam ser “hospedados”, “linkados” na página de nosso evento. Sites e aplicativos sugeridos para organizar a apresentação e torná-la acessível aos participantes durante o evento: padlet; genialy, canva, photo book, flipsnack, youtube, entre outros

Modalidades de apresentação virtual: 

  • banner 
  • cards
  • apresentação
  • portfólio
  • vídeos - duração máxima de 3 minutos
  • mural virtual
  • álbum de foto 
  • Site; Blog

As e os interessadas/os podem participar das seguintes formas:

  • Participantes sem submissão de trabalhos,
  • Participantes com submissão de trabalhos nas seguintes modalidades: Rodas de Conversas, Sessões de Diálogo, Mostra de Trabalhos Pedagógicos.

Os participantes que desejam acompanhar as atividades do X Seminário FALA OUTRA ESCOLA, sem apresentação de trabalhos, serão considerados como Participantes sem submissão de trabalhos e terão livre acesso a toda a programação.