Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 14/07/2023 - 10:27 Agenda

XI Fala Outra Escola - Professora, Presente! Resistindo a abismos, reafirmando coletivos

Tipo:
Seminário
Data:
10/07/2023 - 09:00 a 14/07/2023 - 20:00
Local:
Centro de Convenções da Unicamp e Faculdade de Educação
Objetivo do evento:
Apresentação de práticas educativas emancipatórias e libertadoras no contexto das relações Escola-Universidade.
Público alvo:
Professoras e Profissionais da Educação
Período de inscrição:
a

Evento presencial. Transmissão ao vivo de parte da programação.

É necessário se inscrever para participar do evento presencial. A emissão de certificados se dará através de credenciamento presencial no evento. Não haverá certificação para participantes online (exceto apresentação de resumos na modalidade online).

Valores de inscrição:

  • Estudantes de Graduação e Pós-Graduação - R$50,00
  • Professores e profissionais da Educação Básica - R$100,00
  • Pesquisadores e Docentes de Ensino Superior e Público Geral - R$150,00

Período de inscrição: 01/03 a 05/07.


Programação

Consulte a programação atualizada aqui

10 de julho (segunda-feira)

09h00 às 11h00 - Credenciamento presencial
Salão Nobre da FE

11h00 às 12h00 - Cerimônia de Abertura
Salão Nobre da FE | transmissão ao vivo no Youtube

14h00 às 16h00 - Mostra “Resistindo a abismos, reafirmando coletivos”
Faculdade de Educação

  • A Quebrada Chique: pressupostos freire anos e a Ginástica Para Todos
    Aline Manetta Perticarati Fornazari Guerra, Andresa Ugaya
  • Olha como é lindo o nosso quintal!? A importância dos espaços “desemparedados” na Educação Infantil
    Catia Regina Monteiro Silva
  • Micro-Ações Afirmativas: Os Contos Africanos como possibilidades outras no/com o cotidiano escolar
    Priscila Marques Mateus Silva, Pamela Cristina Tavares, Rafaela Amorim
  • Projeto de danças circulares Dançar o Mundo
    Andreia Rabelo
  • Pesquisa com crianças na Educação Infantil: “A areia do parque vem da praia?”
    Karla Lopes Beck
  • Vivências no fazer pedagógico: entre narrativas, arte e documentação
    Miriam Maltos, Maria Leticia Felintro da Silva
  • Percepções e (trans)formações em uma Comunidade Narradora
    Caroline Duarte, Débora Sanchez
  • Trabalhando a temática da qualidade de vida: uma experiência de dupla docência na EJA Leão
    Marjory Marcello, Carolina Andrade
  • Coletivo Freinetiando: os tateios que transformam espaços e pessoas no movimento formativo
    Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Audrey Danielle B. de Brito, Roseane Daminelli Gomes, Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo
  • De professora para professora: dicas para uma alfabetização discursiva em que só o plural pode ser singular
    Renata Barroso de Siqueira Frauendorf, Roberta Kelly Santos Castro
  • Reflexões iniciais sobre a alfabetização na educação infantil
    Fernanda Camargo Dalmatti Alves Lima

16h30 às 18h00 - Lançamento de Livros
Faculdade de Educação

  • Cabelos de toin oin oin
    Tânia Alves da Silva
  • Caminhos de pesquisaformação em uma abordagem narrativa e (auto)biográfica
    Inês Ferreira de Souza Bragança, Thais Motta e Itamar Zuqueto Serra Neto
  • Conversando com Pipocas Pedagógicas: alguns ensaios
    Guilherme do Val Toledo Prado, Liana Arrais Serodio, Vanessa França Simas
  • Diversão ao pé da letra - poesia
    Silvia Ferreira Lima
  • Ensino Colaborativo: diálogos entre a universidade e a educação básica
    Erika Souza Leme e Monica dos Santos Toledo
  • É o caldeirão da bruxa... ela é artista: experiência estética com a arte na educação infantil
    Fernanda Ferreira de Oliveira
  • Espelho, espelho meu, onde é que minha cor se escondeu?
    Tânia Alves da Silva
  • Espírito do vento
    Giselle Tori Barra
  • Pipocas Pedagógicas V: narrativas outras na escola
    Cristina Maria Campos, Guilherme do Val Toledo Prado, Liana Arrais Serodio, Maria Natalina de Oliveira Farias, Ruy Braz, Vanessa França Simas
  • Tratados dos ventos na maré-cheia
    Cristiane Sebastião

11 de julho (terça-feira)

9h00 às 10h45 - Apresentação Cultural - Espetáculo "A Banda do Jerônimo" - Companhia Circo Caramba
(Auditório III - CDC)

11h00 às 12h45 - Rodas de Conversa
(Auditório III - CDC)

Grupo de Estudos Freinet (Coletivo Freinetiando), a Construção Coletiva de um Jardim Tão Sonhado
(Auditório III - CDC - com transmissão ao vivo no Youtube)

  • Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros
  • Lucianna Magri de Melo Munhoz
  • Audrey Danielle B. de Brito
  • Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo

Práticas e saberes construídos na parceria universidade-escola básica: os ecos do racismo e da desigualdade na escola e no mundo
(Auditório II - CDC)

  • Geni Lima
  • Rose Mary Castro de Oliveira Magdalena
  • Mairce Araújo

14h00 às 16h00 - Oficina 1 - O desenho infantil na Pedagogia Freinet como livre expressão humana
(Sala ED01 - FE)

  • Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros

14h00 às 16h00 - Sessões de Diálogos
(Faculdade de Educação)

Eixo 1 Sala ED 15
Coordenação: Renata Frauendorf
Apoio: Lygia Vecina e Luísa Kruger

  • Com-Viver: Rede de coletivos docentes na RMC. Márcia de Oliveira Soares, Adriana Varani, Ines F. de S. Bragança, Heloisa Proença, Renata B. de S. Frauendorf, Wilson Queiroz, Guilherme do Val Toledo Prado, Maria Natalina de O. Farias, Liana A. Serodio, Adriana C. Koyama, Angelina Vieira da Silva..
  • REDEALE e XII Taller de Lenguaje: experiências docentes em espaços instituintes latino-americanos de formação. Danusa Tederiche Borges de Faria, Regina Aparecida Correia Trindade, Mairce Araújo
  • A formação política de professoras e professores, fundamental para a reafirmação da escola pública e da democracia. Lygia Nascimento de Almeida Vecina
  • De São Paulo à Barcelona e vice-versa. Cartografia afetiva dos deslocamentos e realocações da experiência de ser professora/pesquisadora na educação pública. Fabiana Paulino da Silva.

Eixo 1 Sala ED 12
Coordenação: Maria Luisa Furlin Bampi
Apoio: Jemima Natalia Dalbo Domingos e Eliete Andrade

  • AMIZADEFORMAÇÃO: as vias de mão dupla da escola e da universidade. Maria Luisa Furlin Bampi, Roberta de Sousa, Jane Marchon Cordeiro Celestino.
  • Intencionalidade matemática nas brincadeiras da Educação Infantil. Verena Leone Pellegrino
  • Projeto Chá com Famílias na Escola. Bruna Maia Duarte, Cassia Dedate.
  • Consultoria e Ensino Colaborativo: diálogos entre a escola e a universidade. Adriana Silva Vieira, Erika Souza Leme, Millene Almeida de Oliveira.

Eixo 2 Sala ED 16
Coordenação: Karla Lopes Beck
Apoio: Eliana Maria Cantos

  • A Diversidade Étnico-Racial Na Educação Infantil: Entre narrativas e experiências docentes com os bebês. Helena Neves.
  • VOZES NEGRAS: as narrativas no espaço escolar em um movimento antirracista. Josiane C. B. de Souza Rosa, Adriana Pereira da Silva, Luciano Ferreira, Katiana Izzi.
  • A educação para as relações étnico-raciais na educação infantil: experiências práticas. Tânia Alves da Silva.
  • Documentação pedagógica, um exercício contínuo e norteador. Vanessa Cristina Medeiros de Oliveira Souza, Vanessa Luísa Firmo Pereira da Silva.

Eixo 3 Sala ED 13
Coordenação: Liana Arrais Serodio
Apoio: Ruy Braz da Silva Filho e Manuela Queiroz

  • ALEGRIA! Como um sentimento cotidiano (e pouco visibilizado) cria vínculos numa turma de bebês e de crianças pequenas. Ruy Braz da Silva Filho
  • Artes para crianças: da pequeníssima à pequena infância. Barbara Renata Pereira Cruz Moreira, Marta. R. de A. L.
  • Música na Educação Infantil. Peggy Maria Salim Experimentações nas artes visuais e na música na Educação de Jovens e Adultos. Fernanda Eiras Rubio

Eixo 1 Sala ED 14
Coordenação: Mariana Soares Leme
Apoio: Arlete Ribeiro Bonifácio e Eliseu Guilherme Martins da Silva

  • Leitura e contação de histórias infantis e formação de valores: influências em crianças dos anos iniciais. Elisângela Lima, Rosemary Passos
  • Projeto Quizomba: o sim à roda da vida. Natali Seleguim Carrenho, Renan Almeida Barjud, Mariana Soares Leme
  • “Son-Eib, o filho da chuva: “Plantar é você se conectar com a natureza!”. Pamela C. Tavares, Priscila Marques M. Silva, Thaís Pio Marques, Geni de Oliveira Lima

Eixo 2 Sala ED 09
Coordenação: Rodolfo Cesar Mendes de Almeida
Apoio: Carol Duarte

  • Colégio Brigadeiro Newton Braga: eu faço parte dessa história. Jussara Cassiano Nascimento, Eliane Carrapateira Ribeiro, Zulmira Maria Marques de Pinho, Carmen Pinto.
  • A cidade, o caminhar e o sentir: narrativas da formação estética docente. Graziela Ferreira Mello, Laís Vilela Gomes.
  • Estágio extracurricular e seu papel na formação inicial do graduando em pedagogia. Suelen Rela, Daniela Anjos.
  • Atividades significativas ou treino de habilidades? Percepções das famílias e da docente de uma turma de pré-escola de região de alta vulnerabilidade social. Célia Regina Bortolozo, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha

16h00 às 18h00 - Oficina 2 - Vivenciando a pedagogia Freinet
(Sala ED01 - FE)

  • Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo

 

16h00 às 18h00 - Sessões de Diálogo
(Faculdade de Educação)

Eixo 2 Sala ED 14
Coordenação: Tânia Alves da Silva
Apoio: Ana Luiza Tayar Lima

  • O lugar da poesia em dois contextos da educação básica: narrativas de duas professoras. Cristiane Suzart Cop Guimarães, Andreia Viana da Silva Diniz.
  • Literatura antirracista nas escolas, realidade ou proposições? Angelina Vieira Silva.
  • A importância da arte, do jogo e do corpo para construir novas memórias de futuro na Educação Básica. Marina Meyer Aguirre de Andrade, Letícia Frutuoso.
  • Caminhos decoloniais na Educação Infantil: experiências que pulsam para além da escola. Roberta Dias de Sousa, Danusa Tederiche Borges de Faria

Eixo 1 Sala ED 13
Coordenação: Patrícia Regina Infanger Campos
Apoio: Magda Cristina Dias de Lucena e Eliseu Guilherme Martins da Silva

  • Desafios do Atendimento Educacional Especializado: entre olhares, práticas e tensões. Magda Cristina Dias de Lucena, Elaine Cristina Jesualdo Cardoso.
  • O serviço de apoio escolar como possibilidade sensível e transformadora no cotidiano escolar do Ceprocamp. Sandra Mara Fulco, Andrea Jaconi, Ana Regina Pinheiro, Antonio Donizeti Leal.
  • A colaboração no ensino e na aprendizagem: experiências entre educandos e professoras. Ana Beatriz S. de Andrade, Erika S. Leme, Beatriz Taboada Messeder.
  • Coordenação pedagógica, com sutileza. Aline Michelly Reino Lopes

Eixo 2 Sala ED 12
Coordenação: Mariana Soares Leme
Apoio: Eliana Maria Cantos e Jemima Natalia Dalbo Domingos

  • Os jogos teatrais e a escrita de protocolos: reflexão, criação e propulsão. Patricia Neves de Almeida
  • Educar para a emancipação, liberdade e alegria: contribuições da Educação Física. Fernanda Pereira, Andresa Ugaya
  • Quando bate a saudade: lidando com o luto na aula de Artes. Ana Carolina Araújo, Marcelo Ferreira Ribeiro
  • Artesanias do aquilombamento: retratos, composições e narrativas estéticas de professoras negras da Educação Infantil. Greice Duarte

Eixo 2 Sala ED 15
Coordenação: Renata Frauendorf
Apoio: Maria Tereza Cruz e Luísa Kruger

  • Da professora à formadora à professora. Geisla Camila de Abreu Lima, Talita dos Santos Oliveira
  • Memórias na Formação Continuada: Uma formadora em formação. Tatiana de Schiavon
  • O estágio em docência como espaço de aprendizado e reconstrução de conhecimentos. Alba Patricia Passos de Sousa, Inês Bragança, Itamar Zuqueto Serra Neto.
  • Somos um grupo colaborativo? Movimentos de autorreflexão com professores da escola e da universidade no interior de um grupo de pesquisa. Monica dos Santos Toledo, Patrícia Gomes Passos, Mônica Vasconcellos

Eixo 2 Sala ED 16
Coordenação: Eda Maria de Oliveira Henriques
Apoio: Carol Duarte e Manuela Queiroz

  • As crianças que fomos e aquelas que somos: ressignificando as experiências no campo de estágio. Stéfanie Anastácia de Sousa, Caroline Rossetti, Julia Pereira
  • Uma experiência com a/na Rede Monografia - UFF: construindo pontes entre a escrita de si e a escrita de um projeto acadêmico. Márcia Maria e Silva, Dagmar de Mello e Silva, Eda Maria de Oliveira Henriques.
  • Quando eu voltei a ser criança: as manifestações queer e as experiências de Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na invenção de ser professor. João Victor da Costa Viana, Adriana Varani.
  • Posso ser príncipe ou princesa também! Maria Letícia Felintro Silva, Tatiana Marques.

Eixo 3 Sala ED 09
Coordenação: Liana Arrais Serodio
Apoio: Ana Cristina Libânio

  • Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE): diálogos com a estética do Oprimido no cotidiano educativo. Fernanda Roberta Lemos Silva
  • As muitas formas de representar. Ana Cristina Libânio
  • Linguagens digitais periféricas nas aulas de Português. Karina Mayara Leite Vieira
  • Lampejos de formação estética: em tempos pandêmicos, iluminar a alma, animar a vida. Greice Duarte de Brito Silva, Laís Vilela Gomes, José Firmino de Oliveira Neto, Simone Bibian, Xenia Motta, Graziela Ferreira Mello, Luciana Ostetto

 

12 de julho (quarta-feira)

9h00 às 10h45 - Roda de Conversa Tecnologias e sensibilidades mediando encontros na produção de conhecimentos escolares
(Auditório III - CDC - com transmissão ao vivo no Youtube)

  • Karla Lopes Beck
  • Rodolfo Cesar Mendes de Almeida
  • Mariana Leme Soares

11h00 às 12h45 - Rodas de Conversa
Centro de Convenções da Unicamp

Sobre o ensino colaborativo: diálogos necessários
(Auditório III - CDC - com transmissão ao vivo no Youtube)

  • Paula Joana Souza de Cerqueira, A. B
  • A. M. Conceição
  • Maria Keile Musquim Poeys
  • Erika Souza Leme

Histórias de uma e outre: Corpos artísticos construindo memórias de formação da escola à universidade
(Auditório II - CDC)

  • Marcela Fernanda Mandelli Gonçalves
  • Giuliana Trazzi

14h00 às 16h00 - Oficinas
(Faculdade de Educação)

Oficina 3 - Novos tratados - Oficina Poético-Literária
(Sala ED01 - FE)

  • Cristiane Gomes Sebastião

Oficina 4 - Dança e relações "est éticas" com educadoras e educadores
(Sala ED03 - FE)

  • Giuliana Trazzi
  • Marcela Gonçalves

14h00 às 16h00 - Sessões de Diálogos
(Faculdade de Educação)

Eixo 1 Sala ED 11
Coordenação: Juliana de Assis
Apoio: Arlete Ribeiro Bonifácio e Jemima Natalia Dalbo Domingos

  • A prática pedagógica do Hip Hop sob a perspectiva da pedagogia crítico-libertadora: realizando o levantamento do universo temático. Marilia Araujo, Elaine Prodocimo.
  • Ampliando os horizontes da inclusão: parcerias colaborativas e experiências no contexto escolar. Maria K. M. Poeys, Monica dos S. Toledo, Erika Souza Leme.
  • RODA DA CONVERSA E CPA: desenvolvendo a criticidade na educação infantil. Deniecy de Lima Silva, Juliana de Assis.
  • Quem se forma quando formamos: tessituras da coordenação pedagógica nos espaços da escola básica e da universidade. Giuliana Trazzi, Ana Paula T. da Silva, Ana Cristina Carlos.

Eixo 1 Sala ED 12
Coordenação: Camila Petrucci dos Santos Rosa
Apoio: Carol Duarte e Caroline Rossetti

  • A contação de histórias no cumprimento da lei no 10.639/03 e na luta por uma educação antirracista. Nayara Gisele Borges Ferreira da Silva, Debora Cristina Jeffrey, Robson Bomfim Sampaio.
  • (RE)IMAGINAR A ESCOLA: sentidos em disputa de uma educação insurgente. Luis Paulo Cruz Borges.
  • Comissão própria de avaliação (CPA) Mirim e jornal de parede na educação infantil - caminhos para uma educação democrática. Camila Petrucci dos Santos Rosa, Marisa Aparecida Barbosa.
  • A formação de professores: reflexões de narrativas sobre as experiências de ensino inclusivo. Erika Souza Leme, Leandra Souza Vieira

Eixo 1 Sala ED 13
Coordenação: Maria Natalina de Oliveira Farias
Apoio: Patrícia Machado Jardim

  • O Ensino Colaborativo na perspectiva da gestão escolar. Erika Souza Leme, Maria Keile M. Poeys, Ivana Schelck do N. de A. Barros, Cristina de M. Coelho Barros
  • A alimentação escolar no cotidiano da Educação Infantil: elementos para a construção de uma política curricular de cuidado e educação. Renata Esmi Laureano, Mariana da Cunha Sotero.
  • Uma contribuição no processo de formação docente do/no Programa de Reforço Escolar. Maria Natalina de Oliveira Farias
  • Ensino colaborativo para uma educação inclusiva: potencialidades e fragilidades. Rebecca Nunes, Rebeca Cristina Barbosa da Silva, Erika Souza Leme.

Eixo 2 Sala ED 15
Coordenação: Ana Maria de Campos
Apoio: Luísa Kruger

  • Os primeiros fios da pesquisa da professora-pesquisadora-alfabetizadora no Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo (GRUPAD/GEPEC/Unicamp). Fernanda Camargo Dalmatti Alves Lima, Guilherme do Val Toledo Prado
  • Marcadores sociais das desigualdades das/ com infâncias periféricas: a publicização das vozes não documentadas. Juliana Vieira, Raquel Aparecida Batista
  • Instituto Rosa Reviver: transformação social em tempo de caos. Danielle Cassiano Rosa, Alessandra Cassiano Rosa, Jussara Cassiano Nascimento
  • Educação para a abertura ao outro e a Cultura da Paz: Inspirações do Pacto Educativo Global. Elisabete Cardieri

Eixo 3 Sala ED 16
Coordenação: Liana Arrais Serodio
Apoio: Patrícia Yumi Fujisawa e Stéfanie Anastácia de Sousa

  • Aprendizagem baseada em projetos e a produção de Podcasts como metodologia ativa no Ensino de História. Victor Romero de Azevedo
  • Quadrinhos contra o racismo: uma proposta de atividade o 8o ano. Patricia Kawaguchi
  • Batalhas de rimas como apoio pedagógico ao ensino e aprendizagem. Manuela Queiroz, Debora Cristina Jeffrey, Robson Bonfim Sampaio

 

16h00 às 18h00 - Oficina 5 - Cultura popular e o docente Brincante
(Sala ED03 - FE)

  • Fernanda Ferreira de Oliveira
     

16h00 às 18h00 - Sessões de Diálogos
Faculdade de Educação

Eixo 1 Sala ED 11
Coordenação: Thais da Costa Motta
Apoio: Jemima Natalia Dalbo Domingos

  • Cada ato responsável é complexo e singular: uma visada para a ética profissional com Bakhtin e Morin. Giseli Lucas, Liana Arrais Serodio
  • Fazendo acontecer o ensino colaborativo entre escola e universidade: experiências sensoriais como recurso didático na Educação Inclusiva. Mariana Vianna Vasconcelos Chapetta et al.
  • De quando a educação nos afeta: sentidos e diálogos especiais entre amigasprofessoras. Ana Paula Silva Botelho de Macedo, Thais da Costa Motta
  • Implicações da gestão dos recursos financeiros na concretização do Projeto Pedagógico. Flavia Ferreira Leão Hatore, Regina Carvalho Calvo de Faveri, Patrícia Regina Infanger Campos

Eixo 2 Sala ED 12
Coordenação: Eliete Marcelino Dias Andrade
Apoio: Giseli Lucas e Caroline Rossetti

  • Narrativas de uma professora das infâncias: memórias e histórias. Eliete Marcelino Dias Andrade
  • Reagrupando estudantes, professoras e saberes: a universidade e escola no mundo, mundo na escola e na universidade. Maria Fernanda Pereira Buciano, Joelma da Silva Santos Mei, Beatriz Medici, Isabella Santos Souza, Jéssica Beatriz Bourreau, Juliana Rink
  • A Ciência e a Alegria na Escola: Narrativas de um Projeto de Divulgação Científica no Ambiente Escolar. Emerson Ferreira Gomes et al
  • Conecta Ernani Faria: universidade pública e educação midiática em transformação para a liberdade. Miguel Costa Silva de Mesquita et al.

Eixo 2 Sala ED 13
Coordenação: Wilson Queiroz
Apoio: Camila Petrucci dos Santos Rosa

  • Registro e documentação: entrelaçando saberes e fazeres. Miriam Maltos
  • Contribuições da alteridade no espaço de formação para professores em processo de inserção docente. Gabriela Caritá, Letícia Costa de Macedo
  • ALMEFRE : relações alteritárias e inventivas na construção de novos pensares para a pesquisaformação. Alessandra da Costa Abreu et al
  • Cartas para além de conteúdos e dos muros escolares. Elizabeth Conceição Alves

Eixo 2 Sala ED 15
Coordenação: Tânia Alves da Silva
Apoio: Arlete Ribeiro Bonifácio

  • A Praça é Quintal! Vanessa Coutinho Fagundes.
  • Territorialidade e educação infantil: mapas e registros das crianças pequenas como uma possibilidade de escuta contra o adultocentrismo. Luísa Elias.
  • Tempo, espaços e materiais: a construção das experiências (não-indiferentes) com os bebês e os adolescentes. Gabrielle Audrey de Sousa Costa, Franciely Machado Dutra Cezar.
  • BioArte: encontros e produções indisciplinares na educação básica. Mariane Schmidt da Silva

Eixo 2 Sala ED 09
Coordenação: Renata Frauendorf
Apoio: Carol Duarte

  • Lendo as palavras do/no mundo, escrevendo a própria palavra. Margarida dos Santos.
  • LIBRAS: Mãos resistindo a abismos, produzindo memórias. Patrícia Hernandes Chaves Falcone.
  • Leitura na escola: reflexões pelo olhar e escuta das crianças na perspectiva das provocações do GRUPAD. Lygia Nascimento de Almeida Vecina, Amanda Marques de Bargas, Veridiana Silvestrim.
  • Narrativas de nossos primeiros passos no ensino colaborativo em uma escola da rede municipal de Niterói. Luiza Basílio Ricardo, Dagmar de Mello e Silva, Erika Souza Leme.

Eixo 3 Sala ED 16
Coordenação: Liana Arrais Serodio
Apoio: Ana Luiza Tayar Lima

  • Tecnologias nos Cotidianos Educativos: “Poéticas Invisíveis” no Artsteps e sua contribuição sob a perspectiva da Educação Básica. Paula Gouvêa Guimarães Domingos, Gláucia Cardoso de Souza Dal Bó Vitor Malaggi, Roselaine Ripa
  • Itinerários formativos no encontro com a arte: a formação de professores da educação infantil em tempos de pandemia. Carla Andrea Corrêa, Joyce Elaine Machado
  • A leitura literária na sala de aula: desafios e mudanças em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. Ana Luiza Tayar Lima
  • Tratados poéticos. Cristiane Sebastião

19h00 - Atividade cultural: Sarau da Dalva
Bar do Manoel - Estrela Dalva Av. Lafayete Arruda Camargo, 767. Parque São Quirino

13 de julho (quinta-feira)

9h00 às 10h45 - Roda de Conversa - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender
(Auditório III - CDC - com transmissão ao vivo no Youtube)

  • Guilherme do Val Toledo Prado
  • Juliana Baiocchi
  • Mariana Roveroni
  • Adriana Varani
  • Leila Munhoz

11h00 às 12h45 - Rodas de Conversa
Centro de Convenções da Unicamp

Escolas e Universidade: desafios para descolonização da formação docente
(Auditório II - CDC)

  • Sueli Lima Moreira
  • Aldaléa Figueiredo dos Santos
  • Ana Luiza Pereira Possati Marins Lima
  • Agata do Patrocinio Jesus
  • Beatriz Dos Santos Alves
  • Bruna Garcia de Melo
  • Edson Ferreira do Nascimento
  • Letícia Nunes
  • Ana Teixeira

Linguagem, arte, falas, música, narrativas… Uma pesquisa da estética bakhtiniana na escola e na universidade
(Auditório III - CDC - com transmissão ao vivo no Youtube)

  • Liana Arrais Serodio
  • Paulo Campos
  • Mônica Menezes Santos
  • Adriano Almeida

14h00 às 16h00 - Sessões de Diálogos Online
Google Meet

Eixo 1
Coordenação: Cláudia Starling
Apoio: Ana Luiza Tayar Lima e Jemima Natalia Dalbo Domingos

  • Reflexões sobre os saberes da docência. Adriana Reis.
  • Desafios da avaliação na sala de aula relatados nos Casos de Ensino COM professores(as) do Ensino Médio. Fabricia Ribeiro Gontijo, Cláudia Starling, Érika Vargas de Souza Barros.
  • Paisagens de pesquisas com crianças no cotidiano da educação infantil e das séries iniciais: por uma escola caminhante. Débora Assumpção dos Santos Rodrígues, Minna Rodrigues.
  • Docência trajetiva na educação com surdos na escola comum. Letícia Dell’ Osbel, Marcia Lise Lunardi Lazzarin

Eixo 2
Coordenação: Adriana Carvalho Koyama
Apoio: Patricia Neves de Almeida e Luísa Kruger

  • Uma ligação faz a diferença: Relato de um coletivo repleto de afetividades. Rosineide dos Firmino, Mayra Souza, Florisvalda de Oliveira Lins de Vasconcellos.
  • Redes educativas e diálogos possíveis: pensando a form(ação) das narrativas no cotidiano da Escola Intercultural Brasil - México. Bernardo da Costa Pinto Ribeiro Alves et al.
  • Um professor, uma professora, dois contos sobre registrar na formação docente. José Firmino de Oliveira Neto, Luciana Ostetto.
  • “Vivemos momentos de muitas dúvidas e poucas respostas”: Casos de ensino relatados COM professores que atuam no Novo Ensino Médio. Fernando Miranda Arraz, Cláudia Starling, Edney Wagner.

Eixo 2
Coordenação: Heloísa Helena Dias Martins Proença.
Apoio: Renata Frauendorf e Caroline Rossetti

  • Dinâmicas de narração escrita: a proposta dos memoriais de vida e formação da UMEI Dr. Paulo César de Almeida Pimentel. Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga, Deise de Azevedo Parreiras Brito.
  • A pauta em pauta: narrativas pedagógicas e trabalho colaborativo na formação de professoras alfabetizadoras. Vitória Raquel Pereira de Souza, Heloísa Helena Dias Martins Proença.
  • Trabalhando a mentalidade matemática numa perspectiva antirracista com estudantes do primeiro ano do ensino fundamental. Lais Silva de Araujo.
  • Formação e narrativa docente na escola e na universidade: produzindo sentidos outros para as práticas cotidianas no aprendizado com a pesquisaformação narrativa (auto)biográfica. Adriana Pires de Arezzo, Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo, Roberta Jardim Coube.

16h00 às 18h00 - Sessões de Diálogos Online
Google Meet

Eixo 1
Coordenação: Juliana Batista Faria
Apoio: Camila Rosa e Jemima Domingos

  • Quem segue protocolos nos cotidianos escolares? Problematizando uma experiência pedagógica narrada por uma professora da educação básica. Juliana Batista Faria
  • “Para lá de onde o vento faz a curva...” Adriana Reis
  • Oficinas da universidade no Colégio Ernani Faria em São Gonçalo. Sueli Lima Moreira, Ana Luiza Pereira Possati Marins Lima, Edson Ferreira do Nascimento.
  • No mundo de Magali: da história de vida da menina professora ao projeto de vidaformação de tornar-se uma professora que não esqueceu de seu “eu” menina. Itamar Zuqueto Serra Neto, Inês Bragança, Gabrielly Estephany de Melo Lima

Eixo 2
Coordenação: Daniela Anjos
Apoio: Karine Rezende e Manuela Queiroz de Souza

  • Escola de Monstro Ninho! Monica dos Santos Silva Feitosa, Maria Leticia Felintro Da Silva
  • A função social do coletivo de professores: primeiros indícios. Beatriz de Almeida, Daniela Anjos
  • Formação continuada à distância, bem distante, mas presente e resistente. Karine Rezende
  • Construção da identidade racial no cotidiano da escola municipal: encontrando nas artes, um caminho para aplicabilidade da legislação e mudança das narrativas docentes e discentes. Debora Cristina da Silva Cruz Conceição.

Eixo 3
Coordenação: Maria Luisa Furlin Bampi
Apoio: Alba Patricia Passos de Sousa e Eliseu Guilherme Martins da Silva

  • Trilogia dos fazeres e saberes nas escolas em diálogo com a universidade. Maria Luisa Furlin Bampi, Alessandra da Costa Abreu, Débora Santos Molinário Vieira, Cristiane Dias, Elisângela Pinto.
  • Produção de discursos pelas crianças: a fertilidade de interações dialógicas em sala de aula. Tânia Mara dos Santos Mello, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
  • Encontros afetivos virtuais. Tatiana Da Silva Marques
  • Avanços, estudos, desafios e políticas de inclusão no NAPNE da Educação Infantil do Colégio Pedro II. Taísa Japhet de Magalhães Ribeiro, Cintia Tavares Ferreira, Pâmela dos Santos Silva, Erika Souza Leme

 

14 de julho (sexta-feira)

9h00 às 10h45 - Rodas de Conversa Suleadores em roda na educação: narrativas polifônicas de encontros entre educação básica e universidade
(Auditório III - CDC - transmissão ao vivo no Youtube)

  • Ana Luiza Tayar Lima
  • Camila Petrucci dos Santos Rosa
  • Jemima Natalia Dalbo Domingos
  • Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga
  • Ines Ferreira de Sousa Bragança

11h00 às 12h45 - Apresentação cultural - O cinema nas mãos e vozes de crianças e jovens em uma Escola Outra
(Auditório III - CDC)

  • Karla Lopes Beck
  • Cláudia Amoroso Bortolatto

14h00 às 16h00 - Oficina 6 - Costuras Cartoneras - Alinhavos, sentidos, narrativas, artesanias em portfólios
docentes e discentes

(Sala ED01 - FE)

  • Vanessa Coutinho Fagundes

14h00 às 16h00 - Sessões de Diálogos e Oficinas
(Faculdade de Educação)

Eixo 1 Sala ED 11
Coordenação: Roseane Daminelli Gomes
Apoio: Carol Duarte e Caroline Rossetti

  • Narrando a experiência de formação com coordenadoras pedagógicas: possibilidades de futuro. Maria Natalina de Oliveira Farias Farias, Patrícia Regina Infanger Campos, Heloísa Helena Dias Martins Proença.
  • Memoriais de formação e entrecruzamentos de olhares: escrita e leitura compartilhada de experiências de estágio na formação inicial. Fernanda De Jesus Santos Brito et al.
  • As lições freinetianas entre a docência e a gestão escolar em uma escola de Educação Infantil do Município de Campinas - SP. Roseane Daminelli Gomes, Rubia Cruz.
  • Territórios Educativos e Educação Integral em tempos de crise: caminhos para as escolas e redes brasileiras. Heloísa Helena Dias Martins Proença, Bergman de Paula Pereira, Giulia Luz.

Eixo 1 Sala ED 12
Coordenação: Maria Tereza Goudard Tavares
Apoio: Eliana Cantos e Eliseu Guilherme Martins da Silva

  • Infâncias de classes populares: trocas simbólicas no espaço citadino/escolar. Matheus Cabral, Maria Tereza Goudard Tavares.
  • Cotidiano e espacialidade na escola: “Cadê a minha casa?”. Tamara de Oliveira Silva
  • A educação como um direito humano e os desafios do combate às fake news na era da informação. Henrique Dombosco Dentzien
  • Impacto da pandemia, pós-pandemia e ataques nas escolas na gestão escolar: estratégias para uma gestão eficaz e segura. Magda Cristina Dias de Lucena, Natália Xavier Pereira da Costa, Elaine Cristina Jesualdo Cardoso.

Eixo 1 Sala ED 13
Coordenação: Juliana Buldrin
Apoio: Jemima Natalia Dalbo Domingos

  • Poética de uma equipe gestora na educação infantil: construindo vínculos e transformando espaços em lugares. Leandro Roberto Carneiro, Karine Cerri.
  • A construção dialógica da Residência Pedagógica nos cursos de Licenciaturas da Faculdade SESI-SP de Educação. Fernanda Simon, Karla Isabel Souza.
  • Trabalho Docente entre Pares: Política pública possibilitando encontros, encontros potencializando ações. Helen Maria SIlva
  • Gestão na escola: os bastidores do Projeto de Vida. Glauci Mora, Patricia Carneiro Olmedo Pegoraro.

Eixo 2 Sala ED 14
Coordenação: Fabíola Aparecida Ferreira Damacena
Apoio: Manuela Queiroz de Souza

  • Política, militância e educação: diálogos necessários com as africanidades. Wilson Queiroz, Margarida Calixto.
  • Cartografia das escolas do campo. Fabíola Aparecida Ferreira Damacena.
  • Os desafios da juventude educanda perante o avanço da educação neoliberal. Maria Júlia Rossetto et al.
  • Já não basta o mar revolto pós-pandemia, vem a onda de ameaças de ataques às escolas. Flavia Shirakashi Seimandi, Elaine da Silveira Ribeiro Ferrarese, Luciana Haddad Ferreira.

Eixo 2 Sala ED 15
Coordenação: Fernanda Camargo Dalmatti Alves Lima
Apoio: Roberta Kelly Santos Castro e Patrícia Machado Jardim

  • Contribuições narrativas de docentes de Ensino Médio e estudantes com deficiência. Renata Cristina Angelieri Badialli, Eliane Aparecida da Silva.
  • O potencial formativo e investigativo das narrativas “Casos de Ensino”. Regina Carvalho Calvo de Faveri, Maria da Graça Nicoletti Mizukami
  • O jeito outro de fazer formação continuada. Ana Cristina G. Batista, Fernanda Camargo Dalmatti Alves Lima.
  • Tecendo a trama da pesquisaformação: um modo outro de se constituir professora. Daniela Cristina Beraldo dos Santos Silva, Laélia Portela Moreira.

Eixo 3 Sala ED 16
Coordenação: Liana Arrais Serodio
Apoio: Ruy Braz e Ana Cristina Gazotto

  • Ocupação virtual poétnica: ensaios de educação e arte para compor narrativas estéticas antirracistas. Luciana Ostetto, Greice Duarte de Brito Silva, Graziela Ferreira Mello, Marta Maia
  • William Etty, Ulisses e o Artsteps: práxis pedagógica e tecnologias digitais na formação inicial da pedagoga docente. Luana Piemontez Petrassem, Mariana da Rosa Silveira Garros, Miriam de Oliveira Rodrigues, Roselaine Ripa, Vitor Malaggi
  • Pravda e istina – verdades, ficções, mentiras sobre o narrar na pesquisa e na formação docente. Liana Arrais Serodio, Guilherme do Val Toledo Prado
  • Leitura e literatura na Educação de Jovens e Adultos trabalhadores. Marcia Soares de Alvarenga

Intereixos Sala ED 09
Coordenação: Ana Cristina Libânio
Apoio: Stéfanie Anastácia de Sousa

  • Ensino colaborativo? Possibilidades desenvolventes para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Célia R. Bortolozo, Juliana Castilho.
  • O eu, o outro e nós dentro da coordenação pedagógica: razão e sentimentos. Qual a importância das relações dentro das instituições escolares? Pipocas pedagógicas como instrumento de trabalho - a importância dos registros. Natália Luisa Ruiz.
  • Inclusão: você está preparado para esse desafio? Ana Gabriela Ramalheira, Elis Regina, Aline Michelly Reino Lopes
  • A importância do apoio coletivo para o desenvolvimento de projetos pedagógicos emancipatórios: a resistência dialógica no lugar da solidão docente. Neuzita de Paula Soares, Fernanda Ferreira de Oliveira, Luciana Haddad Ferreira.

16h30 às 19h00 - Encerramento
Salão Nobre da FE

Resistindo a abismos, reafirmando coletivos por uma Escola Outra

  • Guilherme do Val Toledo Prado
  • Inês Ferreira de Souza Bragança
  • Adriana Carvalho Koyama
  • Liana Arrais Serodio
  • Vanessa França Simas
    Apoio: Camila Petrucci dos Santos Rosa

 


Normas de submissão de trabalhos

Consulte a Norma de Submissão para resumos expandidos:

Período de submissão de trabalhos prorrogado até 04/06.
 

Atenção: só será possível dar continuidade na submissão de trabalhos, após a conclusão da sua inscrição e confirmação de pagamento do valor de inscrição, pela plataforma Galoá.

 

Eixos Temáticos

  1. Cotidianos, culturas e políticas educacionais democráticas

    Os cotidianos escolares, enquanto espaçostempos produtores de culturas, pulsam subjetividades que se inter-relacionam na construção coletiva de memórias, histórias, saberes e identidades das instituições educativas. Nesses cotidianos, macro e micropolíticas se entrelaçam em táticas e estratégias que movimentam a vida e a formação humana como processo permanente de vir-a-ser. O que desejamos propor neste eixo de discussão é visibilizar críticas sociais, olhares propositivos e práticas instituintes nas escolas, sejamos nós educadoras/es, funcionárias/os, famílias, responsáveis ou estudantes, buscando esperançar e construir possibilidades sensíveis e (trans)formadoras.

  2. Educação das sensibilidades e narrativas: o mundo na escola e a escola no mundo
    Convidamos ao diálogo professoras/es e estudantes que, em todas as áreas de conhecimento e em múltiplas linguagens, refletem sobre experiências docentes e discentes vividas de forma coletiva na escola, compreendida como lugar de produção cultural, de produção de memórias e de construção de outros futuros. Narradas por professoras/es e estudantes, convidam-nos à expressão inventiva e à ampliação, pela racionalidade estética, da compreensão da escola como espaço de produção da cultura, isto é, da significação do vivido, em suas dimensões plurais e nas relações sociais e políticas. Convidamos à contemplação partilhada e dialogal dessas experiências e reflexões, afirmando, na produção de conhecimentos educacionais, as possibilidades abertas por uma abordagem racional e sensível do conhecimento, na qual os sentidos, sensibilidades, memórias e sentimentos dos sujeitos da experiência compõem, de forma central, a compreensão do vivido e a produção de conhecimentos, educacionais e acadêmicos

  3. Práticas educacionais, arte e linguagens
    Convidamos professoras e professores, profissionais da educação e estudantes nas diversas etapas de formação a compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre práticas educacionais e arte no cotidiano educativo. Compreendemos as pessoas como indivíduos sociais insubstituíveis e responsáveis, constituídos por linguagens orientadas para o outro. Entendemos que há linguagens verbais ou não verbais, poéticas ou técnicas que de diferentes modos constituem o que pensamos e escolhemos dizer. Denominamos práticas educacionais às propostas e realizações de profissionais da educação para a formação. Denominamos arte ao produto da intenção consciente de dar forma artística a conteúdos e acontecimentos externos e/ou internos à vida do/a autor/a, independente da idade, em  linguagens verbais ou não verbais, especializadas ou cotidianas, etc. Desejamos pensar junto com bebês, crianças, jovens, adultas/os, idosas/os, pessoas com necessidades especiais e de diferentes culturas, de que modo que ao nos expressarmos esteticamente criamos arte e práticas educacionais criadoras, assim revelando muito dos outros, de nós e das nossas relações.

 


Comissão científica:

  • Admir Soares Almeida Junior
  • Adriana Hoffmann
  • Ana Maria de Campos
  • Anelice Ribetto
  • Claudia Starling Bosco
  • Cristina Maria Campos
  • Cyntia Simioni França
  • Eda Maria de Oliveira Henriques
  • Elison Paim
  • Heloisa Josiele Carreiro
  • João Batista Gonçalves Bueno
  • Joelson de Sousa Morais
  • Juliana Batista Faria
  • Juliana Godoi de M. P. Alvarenga
  • Mairce da Silva Araújo
  • Marcemino B. Pereira
  • Marcia Regina Poli Bichara
  • Marcia Soares de Alvarenga
  • Maria Luisa Furlin Bampi
  • Maria Tereza Goudard Tavares
  • Nara Rubia de Carvalho Cunha
  • Paulo Eduardo Dias de Mello
  • Rosvita Kolb-Bernardes
  • Thais Otani CIpolini Zerbinatti

Comissão de Apoio:

  • Ana Cristina Gazotto
  • Ana Luiza Tayar Lima
  • Alba Patricia Passos de Sousa
  • Arlete Ribeiro Bonifácio
  • Caroline Spagnollo Rossetti
  • Camila Petrucci dos Santos Rosa
  • Daniela Beraldo
  • Eliana Rodriguez Moreno
  • Eliana Maria Cantos
  • Eliseu Guilherme Martins da Silva
  • Fernanda Camargo Dalmatti Alves Lima
  • Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros
  • Idelvandre Vilas Boas S. Santos
  • Jemima Natalia Dalbo Domingos
  • Julia Silva Pereira
  • Karla Lopes Beck
  • Luisa Magro Kruger
  • Lygia Nascimento de Almeida
  • Magda Cristina Dias de Lucena
  • Manuela Queiroz de Souza
  • Maryelle Florêncio Mariano
  • Patrícia Machado Jardim
  • Patricia Neves de Almeida
  • Patricia Regina Infanger Campos
  • Roberta Kelly Santos Castro
  • Rodolfo Cesar Mendes de Almeida
  • Roseane Daminelli Gomes
  • Silvia Cristina Pereira Oliveira
  • Stéfanie Anastácia de Sousa
  • Talita dos Santos Oliveira

Coordenação Geral
Guilherme do Val Toledo Prado

Coordenação Associada
Adriana Carvalho Koyama
Adriana Varani
Inês Ferreira de Souza Bragança
Liana Arrais Serodio
Vanessa Simas

Coordenação da Comissão Científica
Adriana Carvalho Koyama
Adriana Varani
Guilherme do Val Toledo Prado
Inês Ferreira de Souza Bragança
Liana Arrais Serodio
Vanessa França Simas

Coordenação da Mostra Pedagógica Professora, presente! Resistindo a abismos, reafirmando coletivos
Renata Barroso de Siqueira Frauendorf
Maria Natalina de Oliveira Farias

Coordenação das oficinas
Ruy Braz da Silva Filho
Ana Cristina Libânio

Coordenação das apresentações culturais
Ruy Braz da Silva Filho

Arte
Sofia Yumi C. Koyama


Realização:
  • GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada
Apoio:
  • Programa Vozes da Educação: Memória(s), História(s), Politica(s) e Formação de Professores - Vozes/FFP/UERJ
  • Grupo de Estudos Cotidianos Escolares e Formação - Grecotidiano/LOED/Unicamp
  • Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas, Educação, Formação e Trabalho Docente - NEPEN/UFSCar
  • Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si - LAPENSI/UFMG
  • Práticas Educativas e Formação de Professores - GPEFP/Unirio
Comissão organizadora:
  • Ana Cristina Libânio (GEPEC Unicamp)
  • Ana Luiza Tayar Lima (GEPEC Unicamp)
  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (UFSCar)
  • Camila Petrucci dos Santos Rosa (GEPEC Unicamp)
  • Carmen Sanches (UNIRIO)
  • Heloísa Helena Dias Martins Proença (GEPEC Unicamp)
  • Juliana Batista Faria (UFMG)
  • Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga (UERJ)
  • Karla Lopes Beck (GEPEC Unicamp)
  • Mairce da Silva Araújo - UERJ
  • Márcia Alvarenga - UERJ
  • Maria Natalina de Oliveira Farias (GEPEC Unicamp)
  • Mônica Menezes Santos (GEPEC Unicamp)
  • Paulo César de Campos (GEPEC Unicamp)
  • Patrícia Regina Infanger Campos (GEPEC Unicamp)
  • Patrícia Yumi Fujisawa (GEPEC Unicamp)
  • Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (GEPEC Unicamp)
  • Raul Cabral França (GEPEC Unicamp)
  • Rodolfo Cesar Mendes de Almeida (GEPEC Unicamp)
  • Roseane Daminelli Gomes (GEPEC Unicamp)
  • Ruy Braz da Silva Filho (GEPEC Unicamp)
  • Suzanny da Silva Lima (GEPEC Unicamp)
  • Wilson Queiroz (GEPEC Unicamp)
Responsáveis:
  • Guilherme do Val Toledo Prado