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Semana

XVII SEMANA DA EDUCAÇÃO – Educação e Ancestralidade: A memória como resistência na luta por uma educação antirracista

segunda 21 out
12:00
sábado 26 out
01:00
    Faculdade de Educação da Unicamp
    XVII SEMANA DA EDUCAÇÃO – Educação e Ancestralidade: A memória como resistência na luta por uma educação antirracista

    Presencial e gratuito.

    As inscrições abrem 1 semana antes de cada atividade.

    É necessário se inscrever para participar de cada atividade. Certificados serão emitidos mediante credenciamento presencial.


    Atividades contínuas

    Ecobrinquedoteca: um espaço de formação Ecológica, um sonho possível
    Local: Espaço da antiga cantina


    Programação*

    (*sujeita a alterações)

    21 de outubro (segunda-feira)

    10h00 Minicurso | Plataformização da Educação e os Impactos no Trabalho Docente
    Local: ED01 – FE

    • Ricardo Normanha

    14h00 Palestra | Experiência estética com a arte na Educação Infantil
    Local: ED01 – Anexo 1 – FE

    • Fernanda Ferreira de Oliveira

    16h00 Oficina | Palavras Tupi, narrativas e memórias: presença indígena no Brasil
    Local: Jardim dos Saberes Ancestrais – FE

    • Patrícia Regina Vannetti Veiga

    18h00 Abertura da Semana da Educação 
    Local: Teatro de Arena

    19h30 Cine Jardim | “Tempo de Guavira” (2021)
    Local: Jardim dos Saberes Ancestrais

    (promovida pela APG-FE)

    20h00 Minicurso | Relações étnico-raciais na creche
    Local: ED01 – FE

    20h00 Minicurso | Ações afirmativas no processo de desenvolvimento de projetos de pesquisa
    Local: LL02 – Prédio Paulo Freire – FE

    • Robson Bomfim Sampaio

    (as vagas desta atividade serão priorizadas a pessoas negras, indígenas, trans e/ou com deficiência)

    22 de outubro (terça-feira)

    09h00 Palestra | O encantamento do professor na escola das infâncias
    Local: ED01 – Anexo 1 – FE

    • Jeanne Maria Madureira de Camargo Rodrigues

    09h00 Palestra | Apresentação da pesquisa de IC – “Administração Simbólica da Infância”, Censura e Literatura
    Local: ED02 – Anexo 1 – FE

    • Giovana Luna Melo

    13h30 Peça teatral | “Eu não sou racista!”
    Local: Sala AC02 – Barracão do IA

    • Aksa Elisa de Jesus Ribeiro
    • Anna Beatriz Bernardo da Silva
    • Emily Santos Souza
    • Eryck Matheus dos Santos Dias da Costa
    • Gabriela Rodrigues de Oliveira
    • Gabrielle Calixto Santos
    • Josué Barbosa dos Santos
    • Juan Vitor Ribeiro da Silva
    • Kauã Bruno da Costa
    • Luis Henrique Rodrigues Tomaz
    • Manuela Gabriela Pereira de Paula
    • Nicolas da Silva Camargo
    • Nicolas Davi Duarte Servo
    • Nicolas Silvério Feitosa
    • Yasmin Xavier Martins

    14h00 Palestra | Educação domiciliar no Brasil e na América Latina: um movimento em expansão
    Local: ED01 – FE

    • Beatriz Cristina da Silva
    • Isabela Mallis Martinho de Araujo

    14h00 Oficina | Ateliê de Grafismo Africano
    Local: LL02 – Prédio Paulo Freire – FE

      • Adelson dos Santos

      14h30 Peça teatral | “Eu não sou racista!” (reprise)
      Local: Sala AC02 – Barracão do IA

      • Aksa Elisa de Jesus Ribeiro
      • Anna Beatriz Bernardo da Silva
      • Emily Santos Souza
      • Eryck Matheus dos Santos Dias da Costa
      • Gabriela Rodrigues de Oliveira
      • Gabrielle Calixto Santos
      • Josué Barbosa dos Santos
      • Juan Vitor Ribeiro da Silva
      • Kauã Bruno da Costa
      • Luis Henrique Rodrigues Tomaz
      • Manuela Gabriela Pereira de Paula
      • Nicolas da Silva Camargo
      • Nicolas Davi Duarte Servo
      • Nicolas Silvério Feitosa
      • Yasmin Xavier Martins

      16h00 Apresentação e Roda de Conversa | Os Coloridos
      Local: ED03

      • Laura da Silva Santos
      • Nathan Gomes Feitoza de Lima
      • Vênus Gaia Expedito Pereira Teodoro das Dores
      • Maria Clara Santos de Oliveira
      • Nathalia Beatriz Silva Pereira
      • Pedro Henrique da Silva Santos

      (atividade promovida por Coletivo Arvoredo Negro e Coletivo Negro Drama)

      19h00 Oficina | (Re)desenhando símbolos nacionais: novas bandeiras para novos sentidos de Brasil
      Local: LL01 – FE

      • Maria Júlia Buck Rossetto
      • Lucas Pinto Seixas

      19h00 Roda de conversa | Relato de experiência e acervo pessoal sobre vivência territórios indígenas interior Amazonas
      Local: ED01 – FE

      • Paula Nogueira

      19h00 Apresentação teatral e roda de conversa | “JOANA”
      Local: AC03 – Barracão do IA

      • Janaina Batista Barbosa Sampaio

      19h00 Minicurso | Ações afirmativas no processo de desenvolvimento de projetos de pesquisa
      Local: LL02 – Prédio Paulo Freire – FE

      • Robson Bomfim Sampaio

      19h00 Performance | “Ser Giros”
      Local: AC03 – Barracão do IA

      • Renata de Oliveira

      23 de outubro (quarta-feira)

      10h00 Colagem de Lambes na escada da FE | Referências Negras
      Local: escadaria da FE

      (promovido pelo Arvoredo Negro)

      14h00 Comunicação | Educação de Surdos: Revisão das Políticas Públicas e Desenvolvimento de Modelos Educacionais
      Local: ED01 – Anexo 1 – FE

      • Elaine Andrade Peres Fernandes

      14h00 Oficina | Danças e brincadeiras populares afro-brasileiras
      Local: ED03 – Anexo 1 – FE

      • Fernanda Ferreira de Oliveira

      19h00 Minicurso | Teatro do Oprimido
      Local: ED03 – Anexo 1 – FE

      • Fernanda Lemos

      19h00 Palestra | Ensino de ciências e conhecimentos escolares decoloniais: propósito imprescindível na formação docente
      Local: Auditório Maurício Tragtenberg – Anexo 3 – FE

      • Inês Petrucci

      19h00 Palestra | As reformas do Ensino Médio e as ações afirmativas: o que têm a ver?
      Local: ED01 – FE

        • Sofia Lisboa

        21h00 Palestra | A Reforma do Ensino Médio: uma análise da trajetória de implementação no município de Campinas
        Local: ED01 – FE

          • Ana Luisa Santos

          24 de outubro (quinta-feira)

          09h00 Oficina | RapLab: O Rap tecendo redes educativas
          Local: LL02 – Prédio Paulo Freire – FE

          • Paulo Mauricio Salvador dos Santos

          09h00 Minicurso | História da educação intercultural bilíngue (EIB) para povos indígenas na América Latina
          Local: ED01 – Anexo 1 – FE

          • Chantal Medaets
          • Felipe Curivil
          • Silvia Lopes Macedo

          10h00 Diálogo | Um instrumento de pesquisa para o estudo da organização, acompanhamento e observação dos contextos de aprendizagem
          Local: ED02 – Anexo 1 – FE

          • Matilde AP da Silva Franco Campanha

          14h00 Palestra | Desafios e Perspectivas da Educação Infantil Pós-Pandemia: Acolhimento, Diversidade e Políticas Públicas
          Local: ED01 – Anexo 1 – FE

          • Maria Walburga dos Santos
          • Maria Aparecida Guedes Monção
          • Luciane Muniz Ribeiro Barbosa

          14h00 Oficina | Cabelo(s) Poderoso(s): Diálogos sobre infâncias, universos e educação das relações étnico- raciais
          Local: LL02 – Prédio Paulo Freire – FE

          • Ana Luiza Soares Meneses
          • Anteni de Sousa Belchior
          • Beatriz Barbosa
          • Fabiana Natalia Macedo Camargo
          • Isabela Hayane Pererira
          • Rebeca Ribeiro Franca

          16h00 Oficina | Semear outros mundos: poesia e narrativas multiepécies
          Local: ED02 – Anexo 1 – FE

          • Armando Martinelli

          16h00 Comunicação | Gincana Africanidades: relato de práticas pedagógicas nos Anos Finais do Ensino Fundamental
          Local: ED01 – Anexo 1 – FE

          • Carolina Ricarte Teixeira
          • Jennifer Siqueira de Araújo
          • Rodrigo Gonçalves Martins

          16h00 Comunicação | O “Aprender Sempre” escancara a tarefa da filosofia para com a Lei 10639 e a educação básica do estado de São Paulo
          Local: LL01 – Prédio Paulo Freire – FE

          • Guilherme Bonfim

          19h00 Minicurso | Teatro do Oprimido
          Local: LL01 – Prédio Paulo Freire – FE

          • Fernanda Lemos

          19h00 Roda de conversa | Critérios estéticos para leitura com as crianças
          Local: ED04 – Anexo 1 – FE

          • Fabiana Karla Gomes Urbano

          19h00 Vivência | Cresço ao seu Lado
          Local: ED03 – Anexo 1 – FE

          (promovida pelo Coletivo Tinteiro)

          19h00 Roda de conversa | Narrar terreiros : educação, cruzos e processos de subjetivaçao
          Local: LL02 – Prédio Paulo Freire – FE

          • Mariana Semião de Lima

          19h00 Oficina | O papel do jogo na aprendizagem da criança
          Local: ED01 – Anexo 1 – FE

          • Maria Teresa Camargo
          • Rose Mara Geraldino da Silva

          25 de outubro (sexta-feira)

          10h00 Oficina | Que jogo é esse? É capoeira!
          Local: ED03 – Anexo 1 – FE

          • Daniele Alfonso Ramirez

          14h00 Oficina | Etnomatemática da feira de rua
          Local: LL01 – Prédio Paulo Freire – FE

          • Caio Pereira Lopes
          • Matheus Santos Barros
          • Vinícius de Santana Duarte

          14h00 Oficina | Redes de sociabilidade e musicalidade negras
          Local: ED01 – Anexo 1 – FE

            • Paulo Mauricio Salvador dos Santos
            • Bruno Máriston Passos Barreto
            • Gustavo Solera Damasena
            • Maria Julia Petronilho Peixoto Soares

            [CANCELADO] 16h30 Encerramento cultural
            Local: Jardim dos Saberes Ancestrais

            • Casa de Cultura Tainã
            • Urucungos

            Acompanhe as novidades da Semana de Educação no Instagram: @semanafeunicamp


            Objetivo do evento
            Educação e Ancestralidade: A memória como resistência na luta por uma educação antirracista

            Em tempos de forte onda de preconceitos e intolerâncias sejam de origem religiosa, racial, social e de classe, o conhecimento acerca daquilo que é considerado diferente e não se assemelha a construção histórica social brasileira, parece ser o caminho para a construção de um novo imaginário das produções culturais brasileiras.
            É notório como ao longo da história brasileira a educação, foi e ainda tem sido, usada como campo de disputa de discursos, e é nessa certeza de potência e de oportunidade de uso que a ancestralidade e a memória podem vir a ser meios de recuperação de outras histórias, muitas vezes inviabilizadas e consideradas inferiores. O processo de rememorar, é meio de trazer a margem o protagonismo e enredo das narrativas antes não contadas, ou mesmo silenciadas por uma naturalização do imaginário a partir da construção história de uma unidade cultural nacional e hegemônica, que deve ser questionada a partir do processo de rememoração e da recapitulação da ancestralidade como produtora de sentidos.
            A memória parece ser uma ferramenta fundamental para a recuperação de outros modos de ser e estar no mundo, uma vertente para a valorização das outras construções sociais, políticas, culturais e científicas também produtoras de conhecimentos, produzidos por grupos sociais historicamente considerados inferiores e postos em situações de subalternidade. Resistir à tendência de (re)contar por diversas vezes uma mesma história, considerada como única, hegemônica e constitutiva do Brasil, é meio de somar na luta contra essa dinâmica da perpetuação dos preconceitos estruturantes da sociedade brasileira arraigados historicamente.
            A recuperação e difusão da ancestralidade também parece ser movimento potencial de novas construções, ao passo que proporciona centralidade aquilo que muitas vezes foi posto à margem, em relação àquilo que era posto como modelo. Criar espaço para o protagonismo de outras narrativas, é meio de dar voz ativa a sujeito calados e em situações de subordinação, não para atribuir valores positivos ou negativos aquilo que se distancia, mas sim como forma de afirmar e (re)afirmar a pluralidade de uma história que sempre recebeu os mesmo narradores e um mesmo enredo. Rememorar e exercitar a ancestralidade é artefato potencial para a criação do novo.
            Sendo assim, educação como campo político e social, trona-se fundamental para se pensar no coletivo uma outra nova, que venha criar espaços que oportunizem momentos de (re)pensar essa estrutura, que possa abarcar a diversidade brasileira e que venha a valorizar a diversidade cultural, possibilitando a concretização de uma educação antirracista, que englobe e valorize efetivamente á todos os grupos sociais e suas inúmeras constribuições a nação verde e amarela.

            Público Alvo
            Comunidade acadêmica, profissional e autoridades públicas

            Link de Inscrição
            https://www.sympla.com.br/xvii-semana-da-educaCAo—educacao-e-ancestralidade__2676848

            Período de Inscrição
            14/10/2024
            até 25/10/2024

            Anexo(s)

            Realização

            • CAPMF – Centro Acadêmico de Pedagogia Marielle Franco
            • CALI – Centro Acadêmico de Licenciatura Integrada em Química e Física

            Apoio

            • Faculdade de Educação da Unicamp
            • APGFE – Associação de Pós-Graduandos da Faculdade de Educação
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