|
DISCIPLINAS SOB A RESPONSABILIDADE DO ALLE NA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de
Pedagogia
EP347 - Educação, Cultura e Linguagens
Ementa: Estudos sobre as diferentes linguagens verbais (fala e
escrita), visuais (artes plásticas) e audiovisuais (cinema e televisão)
que dão forma à Educação cultural e escolar , ao imaginário e á
inteligência contemporâneas.
EP471 - Escola, Alfabetização e Culturas da Escrita
Ementa: Conhecimentos da ordem da escrita, seus usos e objetos,
discursos e lugares de produção, circulação, divulgação. Estudos sobre o
ensino da língua escrita. Alfabetização e Letramento: conceitos e
práticas.
EP 129 - Psicologia II
Ementa: Contribuições das perspectivas teóricas construtivista e
histórico-cultural para o estudo do processo de ensino, aprendizagem e
desenvolvimento e suas implicações para o contexto educativo.
EP 139 - Pedagogia da Educação Infantil
Ementa: Estuda as teorias, as práticas pedagógicas e a produção das
culturas infantis da educação infantil de caráter não obrigatório para
crianças de 0-6 anos de idade, em creches e pré-escolas, na primeira
etapa da educação básica. Assim como sua crítica numa abordagem das
diferenças de classes, idade, gênero e etnia. Analisa a formação docente
e as condições de produção das culturas infantis. Estuda numa
perspectiva das ciências sociais essas instituições de educação infantil
para a pequena infância constituída pelas famílias, crianças e
professoras/es no âmbito da educação pública municipal.
EP808 - Trabalho de Conclusão de Curso I
Ementa: O aluno deverá iniciar trabalho de conclusão de curso, nos
termos da deliberação da Congregação da FE, o qual será desenvolvido sob
orientação de um docente da FE.
EP809 - Trabalho de Conclusão de Curso II
Ementa: O aluno deverá apresentar trabalho de conclusão de curso sob
orientação de um docente da FE, nos termos da deliberação da Congregação
da FE.
Curso de Licenciatura
EL683 - Escola e Cultura
Ementa: O objetivo deste curso é aproximar campos educacionais dispersos
pelas práticas culturais contemporânea e produzir significados para a
escola. Tal aproximação dar-se-á de maneira a possibilitar uma educação
dos sentidos, capaz de fortalecer a imagem do professor como pessoa,
como intelectual ativo na elaboração de saberes singulares. Ao mesmo
tempo, tal educação dos sentidos propiciará a articulação entre
sensibilidades e racionalidade, e a recuperação da dimensão coletiva,
plural, fortalecedora das pessoas “outras” envolvidas na produção de
saberes educacionais.
EL511 - Psicologia e Educação
Ementa: Contribuições da psicologia para o estudo e compreensão de
questões relacionadas à Educação, considerando as possibilidades de
atuação dos estudantes em sua área de formação. Inserção em contextos
educativos e análise do cotidiano escolar.
EL774 - Estágio Supervisionado I
Ementa: Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de
imersão no campo de trabalho, que propiciem ao professor em formação o
contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza
profissional.
EL874 - Estágio Supervisionado II
Ementa: Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão
no campo de trabalho, que propiciem ao professor em formação o contato
com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional.
Curso de Pós-Graduação
Seminários de Leitura
Ementa: este curso buscará movimentar estudos que focalizam a leitura
sob o prisma da história cultural e da sociologia, objetivando o
levantamento das publicações mais significativas que circulam entre nós
e da produção acadêmica que vem se constituindo nos últimos anos, sob
inspiração destas matrizes teóricas, bem como das publicações e
periódicos especializados, de modo a conhecer, sistematizar e discutir
suas contribuições para uma compreensão das diferentes formas de relação
dos sujeitos com a cultura escrita, em diferentes tempos, lugares e
grupos sociais, como também suas implicações para uma reflexão de
caráter pedagógico.
FE051 - Linguagens, Letramentos e
Alteridade.
Ementa: Análise e discussão dos principais aspectos em torno da
noção dos conceitos de igualdade, diferença e alteridade que se
configuram na formação de múltiplas linguagens e letramentos no
cotidiano - e que se manifestam em diferentes suportes, a partir de
distintas semioses - para além das manifestações canônicas e
consideradas majoritárias, onde serão destacados os impactos para o/no
cenário educacional e os contextos de inclusão/exclusão.
ED278 - Cultura, Educação e Leitura
Ementa: Discussão dos estudos sobre o tema da leitura em seu cruzamento
com a questão da cultura ocidental, da modernidade, do advento das novas
tecnologias de informação. Estudo da história da leitura no Brasil, a
partir de trabalhos que, apoiados na história cultural, buscam
equacionar a leitura em suas diferentes práticas, usos e representações.
FE280 - Leitura e Ensino
Ementa: Estudo histórico e semiológico das práticas de escrita e leitura
e suas relações com a escola.
FE334 - Desenvolvimento e Aprendizagem
Ementa: Análise dos processos e Desenvolvimento e Aprendizagem de acordo
com as as principais correntes teóricas da Psicologia. Análise das
relações entre Aprendizagem e desenvolvimento e implicações para as
práticas pedagógicas.
ED690 - Atividades Programadas de Pesquisa de Mestrado I
Ementa: realização de estudos teóricos e metodológicos de
investigação científica visando à discussão e re-elaboração dos projetos
de pesquisas que constituem o assunto da dissertação dos alunos
ingressantes no Mestrado em Educação.
ED691 - Atividades Programadas de Pesquisa de Mestrado II
Ementa: realização de tarefas didático-científicas visando à
discussão das pesquisas em andamento e ao aprimoramento dos trabalhos
produzidos pelos alunos do mestrado em Educação no processo de
elaboração da sua dissertação.
ED692 - Atividades Programadas de Pesquisa de Doutorado I
Ementa: realização de estudos teóricos e metodológicos de
investigação científica visando à discussão e re-elaboração dos projetos
de pesquisas que constituem o assunto da tese dos alunos ingressantes no
Doutorado em Educação.
ED693 - Atividades Programadas de Pesquisa de Doutorado II
Ementa: realização de tarefas didático-científicas visando à
discussão das pesquisas em andamento e ao aprimoramento dos trabalhos
produzidos pelos alunos do Doutorado em Educação no processo de
elaboração de sua tese.
|