estudo & pesquisa    integrantes    produções   gestec  disciplinas    eventos    busca    contactos
 

DISCIPLINAS SOB A RESPONSABILIDADE DO ALLE NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Curso de Pedagogia

EP347 - Educação, Cultura e Linguagens
Ementa: Estudos sobre as diferentes linguagens verbais (fala e escrita), visuais (artes plásticas) e audiovisuais (cinema e televisão) que dão forma à Educação cultural e escolar , ao imaginário e á inteligência contemporâneas.

EP471 - Escola, Alfabetização e Culturas da Escrita
Ementa: Conhecimentos da ordem da escrita, seus usos e objetos, discursos e lugares de produção, circulação, divulgação. Estudos sobre o ensino da língua escrita. Alfabetização e Letramento: conceitos e práticas.

EP 129 - Psicologia II
Ementa: Contribuições das perspectivas teóricas construtivista e histórico-cultural para o estudo do processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento e suas implicações para o contexto educativo.

EP 139 - Pedagogia da Educação Infantil
Ementa: Estuda as teorias, as práticas pedagógicas e a produção das culturas infantis da educação infantil de caráter não obrigatório para crianças de 0-6 anos de idade, em creches e pré-escolas, na primeira etapa da educação básica. Assim como sua crítica numa abordagem das diferenças de classes, idade, gênero e etnia. Analisa a formação docente e as condições de produção das culturas infantis. Estuda numa perspectiva das ciências sociais essas instituições de educação infantil para a pequena infância constituída pelas famílias, crianças e professoras/es no âmbito da educação pública municipal.

EP808 - Trabalho de Conclusão de Curso I
Ementa: O aluno deverá iniciar trabalho de conclusão de curso, nos termos da deliberação da Congregação da FE, o qual será desenvolvido sob orientação de um docente da FE.

EP809 - Trabalho de Conclusão de Curso II
Ementa: O aluno deverá apresentar trabalho de conclusão de curso sob orientação de um docente da FE, nos termos da deliberação da Congregação da FE.

Curso de Licenciatura

EL683 - Escola e Cultura
Ementa: O objetivo deste curso é aproximar campos educacionais dispersos pelas práticas culturais contemporânea e produzir significados para a escola. Tal aproximação dar-se-á de maneira a possibilitar uma educação dos sentidos, capaz de fortalecer a imagem do professor como pessoa, como intelectual ativo na elaboração de saberes singulares. Ao mesmo tempo, tal educação dos sentidos propiciará a articulação entre sensibilidades e racionalidade, e a recuperação da dimensão coletiva, plural, fortalecedora das pessoas “outras” envolvidas na produção de saberes educacionais.

EL511 - Psicologia e Educação
Ementa: Contribuições da psicologia para o estudo e compreensão de questões relacionadas à Educação, considerando as possibilidades de atuação dos estudantes em sua área de formação. Inserção em contextos educativos e análise do cotidiano escolar.

EL774 - Estágio Supervisionado I
Ementa: Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho, que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional.

EL874 - Estágio Supervisionado II
Ementa: Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho, que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional.

Curso de Pós-Graduação

Seminários de Leitura
Ementa: este curso buscará movimentar estudos que focalizam a leitura sob o prisma da história cultural e da sociologia, objetivando o levantamento das publicações mais significativas que circulam entre nós e da produção acadêmica que vem se constituindo nos últimos anos, sob inspiração destas matrizes teóricas, bem como das publicações e periódicos especializados, de modo a conhecer, sistematizar e discutir suas contribuições para uma compreensão das diferentes formas de relação dos sujeitos com a cultura escrita, em diferentes tempos, lugares e grupos sociais, como também suas implicações para uma reflexão de caráter pedagógico.

FE051 - Linguagens, Letramentos e Alteridade.
Ementa: Análise e discussão dos principais aspectos em torno da noção dos conceitos de igualdade, diferença e alteridade que se configuram na formação de múltiplas linguagens e letramentos no cotidiano - e que se manifestam em diferentes suportes, a partir de distintas semioses - para além das manifestações canônicas e consideradas majoritárias, onde serão destacados os impactos para o/no cenário educacional e os contextos de inclusão/exclusão.

ED278 - Cultura, Educação e Leitura
Ementa: Discussão dos estudos sobre o tema da leitura em seu cruzamento com a questão da cultura ocidental, da modernidade, do advento das novas tecnologias de informação. Estudo da história da leitura no Brasil, a partir de trabalhos que, apoiados na história cultural, buscam equacionar a leitura em suas diferentes práticas, usos e representações.

FE280 - Leitura e Ensino
Ementa: Estudo histórico e semiológico das práticas de escrita e leitura e suas relações com a escola.

FE334 - Desenvolvimento e Aprendizagem
Ementa: Análise dos processos e Desenvolvimento e Aprendizagem de acordo com as as principais correntes teóricas da Psicologia. Análise das relações entre Aprendizagem e desenvolvimento e implicações para as práticas pedagógicas.


ED690 - Atividades Programadas de Pesquisa de Mestrado I
Ementa: realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica visando à discussão e re-elaboração dos projetos de pesquisas que constituem o assunto da dissertação dos alunos ingressantes no Mestrado em Educação.

ED691 - Atividades Programadas de Pesquisa de Mestrado II
Ementa: realização de tarefas didático-científicas visando à discussão das pesquisas em andamento e ao aprimoramento dos trabalhos produzidos pelos alunos do mestrado em Educação no processo de elaboração da sua dissertação.

ED692 - Atividades Programadas de Pesquisa de Doutorado I
Ementa: realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica visando à discussão e re-elaboração dos projetos de pesquisas que constituem o assunto da tese dos alunos ingressantes no Doutorado em Educação.

ED693 - Atividades Programadas de Pesquisa de Doutorado II
Ementa: realização de tarefas didático-científicas visando à discussão das pesquisas em andamento e ao aprimoramento dos trabalhos produzidos pelos alunos do Doutorado em Educação no processo de elaboração de sua tese.