estudo & pesquisa    integrantes    produções   gestec    gemid     disciplinas    eventos    busca    contactos
 

ARTIGOS PUBLICADOS

Heloísa Andréia de Matos Lins

Inclusão e diferenças: um estudo sobre representações sociais de gestores e professores no âmbito da Educação Infantil. (Inclusion and differences: a study on social representations of managers and teacher in the context of early childhood education)
Cristiane Perol da Silva &, Heloisa Andreia de Matos Lins
Disponível em: http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1207

 

Literatura infantil e formação do leitor: atuação docente e participação dos pequenos na educação básica. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v.9, n.15, p. 171-190. Jan./junho 2015. Dossiê Educação e Infâncias: diálogos disciplinares.

Disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/2693

Cultura visual e Pedagogia da Imagem: recuos e avanços nas práticas escolares. Educação em Revista (Online), v. 30, p. 1-16, 2014.

Disponível em: http://submission.scielo.br/index.php/edur/issue/current

A dor estampada nas imagens da infância: deflagração da injustiça social ou banalização do mal sofrido pelo outro? Revista Digital do LAV, v. VII, p. 23-35, 2014. Disponível em:

http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revislav/article/view/10611
 

Dimensões afetivas em docentes frente às novas tecnologias na sala de aula: alfabetização e letramento de crianças ouvintes e surdas em foco. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013. v. 2. p. 1-6.

Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/4772 . Acesso em 12/12/2013.

Apontamentos sobre um curso de formação para educadores: o debate sobre os processos de alfabetização e letramento de surdos e ouvintes. In: LINS, H.A.M. (org.). Experiências docentes ligadas à educação de surdos: aspectos de formação. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2012. (Col. Alle).

Psicologia e Educação nas licenciaturas: utilização de ferramentas pedagógicas ligadas às novas tecnologias. In: LINS, H.A.M. (org.). Psicologia nas licenciaturas: a perspectiva interacionista em foco. Campinas, SP: Ed. Leitura Crítica, 2013. Disponível em:
http://psicologianaslicenciaturas.blogspot.com.br/

Leitores surdos: reflexões a partir de algumas histórias de apropriação. In: LINS, H.A.M. (org.). Leitores na contramão. Campinas, SP: Ed. Leitura Crítica, 2012.

Desenvolvimento de objetos de aprendizagem ligados à alfabetização e ao letramento: o caso do Grupo de Estudos Surdos e Novas Tecnologias (GESTEC). Linha Mestra - ALB. 2013. Vol. VII, Série 22, pp. 85-96. Disponível em: http://linhamestra22.wordpress.com/artigos/ 

Formação dos processos identitários surdos a partir dos espaços pedagógicos chamados inclusivos. Linha Mestra - ALB. 2013. Vol. VI, Série 21, pp. 494-509. Disponível em: http://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf 

_________; BORTOLOZO, C.R.F. Alfabetização e Letramento: a escrita em práticas significativas. Linha Mestra. Linha Mestra - ALB. 2013. Vol. VI, Série 21, pp. 141-147. Disponível em: http://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf

Alfabetização e letramento (também digitais) de alunos surdos: possibilidades de intervenção. Texto Livre, 2011. Vol. 4, Série 2, pp. 1-9. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/592 

_________; AMORIN, J. .Educação e Surdez: aspectos da Ciência Cognitiva aplicados a problemas de acessibilidade em Educação a Distância. Revista de Educação PUC-Campinas. Vol. 16, Série 2. pp. 75-83.

Os Blogs, as novas tecnologias e as práticas pedagógicas: questões sócio-culturais, políticas e de formação docente. Revista Instrumento. Vol 13, Série 2, pp. 35-42. Disponível EM:
http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/revistainstrumento/article/viewFile/1598/1114


ARTIGOS NO PRELO


_________. As transformações tecnológicas e midiáticas nos processos de formação subjetiva: alguns impactos na leitura e na escola. 2013


_________; CHIMENTI, M.C.C. Novas tecnologias no Ensino Fundamental: uma pesquisa-ação na área da língua inglesa. 2013