ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Dissertação de Mestrado
Defendida em 2011

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas de uma professora atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e verificar seus impactos nas práticas de letramento dos seus alunos. Foi realizada com alunos da Educação de Jovens e Adultos do município de Amparo/SP. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos sobre o letramento e na abordagem histórico-cultural. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, com características etnográficas. A coleta de dados deu-se através da realização de entrevistas com os alunos em diversos momentos do processo e de visitas constantes à sala de aula, quando foram realizadas observações das práticas pedagógicas e registros das mesmas em diário de campo. A análise e a discussão dos dados estão baseadas na abordagem teórica assumida. Os resultados, produtos da análise das respostas emitidas pelos sujeitos nas entrevistas, mostram uma ampliação das práticas de leitura e escrita realizadas pelos sujeitos, que podem ser relacionadas com as práticas pedagógicas vivenciadas. A pertinência desta pesquisa firma-se na relevância social do tema, buscando um aprofundamento teórico sobre os conceitos de alfabetização e letramento, assim como, a educação de jovens e adultos. Além disso, poderá contribuir para que os educadores de jovens e adultos possam enriquecer sua prática e explorar alternativas pedagógicas centradas nos usos sociais da escrita.
Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Educação de Jovens e Adultos.

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