ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite Dissertação de Mestrado
Defendida em 2011
Resumo: A
presente pesquisa tem como objetivo
descrever e analisar as práticas
pedagógicas de uma professora atuante na
Educação de Jovens e Adultos (EJA) e
verificar seus impactos nas práticas de
letramento dos seus alunos. Foi
realizada com alunos da Educação de
Jovens e Adultos do município de
Amparo/SP. As bases teóricas utilizadas
fixam-se nos estudos sobre o letramento
e na abordagem histórico-cultural. A
metodologia de pesquisa adotada é
qualitativa, com características
etnográficas. A coleta de dados deu-se
através da realização de entrevistas com
os alunos em diversos momentos do
processo e de visitas constantes à sala
de aula, quando foram realizadas
observações das práticas pedagógicas e
registros das mesmas em diário de campo.
A análise e a discussão dos dados estão
baseadas na abordagem teórica assumida.
Os resultados, produtos da análise das
respostas emitidas pelos sujeitos nas
entrevistas, mostram uma ampliação das
práticas de leitura e escrita realizadas
pelos sujeitos, que podem ser
relacionadas com as práticas pedagógicas
vivenciadas. A pertinência desta
pesquisa firma-se na relevância social
do tema, buscando um aprofundamento
teórico sobre os conceitos de
alfabetização e letramento, assim como,
a educação de jovens e adultos. Além
disso, poderá contribuir para que os
educadores de jovens e adultos possam
enriquecer sua prática e explorar
alternativas pedagógicas centradas nos
usos sociais da escrita.
Palavras-chave: Alfabetização;
Letramento; Educação de Jovens e
Adultos.
Texto integral em PDF.
Clique aqui para
visualizar.
|