Na bagagem de Dona Zezé: uma proposta de investigação e intervenção sobre a imagem da professora a partir de fotografias do curso de formação continuada Teia do Saber.

Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva
Tese de Doutorado
Data de Conclusão: 22 de dezembro de 2013

Resumo:  O estudo aqui apresentado é primeiramente uma proposta de investigação sobre a imagem da professora a partir das fotografias obtidas em aulas ministradas pela equipe da Unicamp no curso de formação continuada Teia do Saber entre os anos de 2003 e 2004 e publicadas no livro foto-reportagem “Teia do Saber: capacitação de professores da rede pública”, lançado pela Unicamp em abril de 2006. Mesmo tendo como foco primordial as fotografias, esta pesquisa lê as imagens e também os textos publicados no referido livro, a fim de encontrar intersecções de sentido entre eles, visando levantar indícios sobre como a figura da professora vem sendo forma(ta)da pelos órgãos e instituições que se responsabilizam pelas políticas de formação continuada em nosso estado. Para tanto, além da leitura e análise dos textos, este estudo se utiliza de uma metodologia própria do trabalho com as imagens, ou seja, seleciona, conta, enumera e descreve as fotografias analisadas para, só então, correlaciona-las com outros elementos da cultura material que sobressaem quando se olha para elas. Á luz destas leituras e a partir das primeiras análises realizadas, esta pesquisa também traz, num segundo momento, uma proposta de intervenção sobre três fotografias publicadas no livro foto-reportagem estudado, intervenções estas que partem da rememoração de minhas experiências reais vividas como professora do Teia do Saber. Nesse ponto, esta pesquisa recorre a uma metodologia que abre espaço para a imaginação, ao mesmo tempo em que impede que a pesquisa de caia em trocadilhos simplistas. O pinçar de detalhes destas imagens escolhidas, aliado e ancorado na rememoração de momentos vividos, cria uma brecha capaz de ampliar os limites do olhar e fazer vazar outras leituras, outras histórias sobre as professoras – histórias talvez mais condizentes com as vivências tidas com elas durante o trabalho no referido curso
Palavras-chave: leitura; fotografia; professoras.

Leia tese na íntegra - Clique aqui