Na bagagem de Dona Zezé: uma proposta de
investigação e intervenção sobre a
imagem da professora a partir de
fotografias do curso de formação
continuada Teia do Saber.
Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva
Tese de Doutorado
Data de Conclusão: 22 de dezembro de
2013
Resumo:
O estudo aqui apresentado é
primeiramente uma proposta de
investigação sobre a imagem da
professora a partir das fotografias
obtidas em aulas ministradas pela equipe
da Unicamp no curso de formação
continuada Teia do Saber entre os anos
de 2003 e 2004 e publicadas no livro
foto-reportagem “Teia do Saber:
capacitação de professores da rede
pública”, lançado pela Unicamp em abril
de 2006. Mesmo tendo como foco
primordial as fotografias, esta pesquisa
lê as imagens e também os textos
publicados no referido livro, a fim de
encontrar intersecções de sentido entre
eles, visando levantar indícios sobre
como a figura da professora vem sendo
forma(ta)da pelos órgãos e instituições
que se responsabilizam pelas políticas
de formação continuada em nosso estado.
Para tanto, além da leitura e análise
dos textos, este estudo se utiliza de
uma metodologia própria do trabalho com
as imagens, ou seja, seleciona, conta,
enumera e descreve as fotografias
analisadas para, só então,
correlaciona-las com outros elementos da
cultura material que sobressaem quando
se olha para elas. Á luz destas leituras
e a partir das primeiras análises
realizadas, esta pesquisa também traz,
num segundo momento, uma proposta de
intervenção sobre três fotografias
publicadas no livro foto-reportagem
estudado, intervenções estas que partem
da rememoração de minhas experiências
reais vividas como professora do Teia do
Saber. Nesse ponto, esta pesquisa
recorre a uma metodologia que abre
espaço para a imaginação, ao mesmo tempo
em que impede que a pesquisa de caia em
trocadilhos simplistas. O pinçar de
detalhes destas imagens escolhidas,
aliado e ancorado na rememoração de
momentos vividos, cria uma brecha capaz
de ampliar os limites do olhar e fazer
vazar outras leituras, outras histórias
sobre as professoras – histórias talvez
mais condizentes com as vivências tidas
com elas durante o trabalho no referido
curso
Palavras-chave: leitura;
fotografia; professoras.
Leia tese na íntegra
-
Clique aqui
|