Hanna Cotrim Broncher

HISTÓRICO DE DESLIGAMENTOS DO ENSINO SUPERIOR POR BAIXO COEFICIENTE DE PROGRESSÃO


Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite

Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia

Conclusão: 2014


Resumo: Os dados dessa pesquisa foram coletados a partir de entrevistas feitas com quatro sujeitos adultos que passaram por processos de desligamento da Universidade Estadual de Campinas por baixo coeficiente de progressão. O objetivo foi, portanto, identificar e analisar os fatores que determinaram esses estudantes de graduação a serem desligados dos seus cursos. As verbalizações dos sujeitos foram transcritas e organizadas em núcleos e subnúcleos temáticos, a partir das quais foram construídas as respectivas histórias dos sujeitos, em relação aos fatores que influenciaram no processo de desligamento desses estudantes da Universidade, bem como, os fatores de superação, isso é, aqueles que estão influenciando os estudantes, após os seus reingressos na UNICAMP, a permanecerem em seus cursos. Por meio deles, foi possível verificar que as decisões pedagógicas tomadas não só pelos professores em sala de aula, bem como pela própria Universidade, geram impactos na formação e no desenvolvimento dos alunos. Os dados são analisados a partir da abordagem histórico cultural.

Palavras-chave: mediação pedagógica, afetividade, desligamento, ensino superior, coeficiente de progressão.


Texto Completo em PDF: Clique aqui