DESENVOLVIMENTO DE
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS: NOVAS
TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Orientadora: Heloisa Andréia
de Matos Lins
Dissertação de Mestrado
Conclusão: novembro/2015
Resumo: Esta
pesquisa busca descrever as experiências
vivenciadas por Surdos sinalizadores na
sua interação com um recurso digital,
desenvolvido a partir de um software
livre. Haja vista a singularidade
linguística de alunos Surdos
sinalizadores, cuja Língua Brasileira de
Sinais (Libras) é oficialmente
reconhecida como primeira língua através
da Lei nº 10.436/2002 e do Decreto nº
5.626/2005 e pela consequente
complexidade na apropriação da língua
portuguesa escrita por esses alunos (que
ocorrerá como segunda língua,
considerando-se que a Libras (L1) é uma
língua na modalidade visuogestual e a
língua portuguesa (L2) é oral-auditiva),
foi desenvolvido um objeto de
aprendizagem (OA), entendido como um
recurso digital que pode ser reutilizado
como apoio à aprendizagem. Os
pressupostos teóricos norteadores deste
trabalho foram a perspectiva Bilíngue na
educação de Surdos e os estudos nas
perspectivas interlocutiva e
histórico-cultural. O trabalho discute
sobre as possibilidades/potencialidades
das tecnologias digitais no cenário
educacional partindo da análise
contrastiva da interação de um grupo de
crianças Surdas em fase de alfabetização
com o OA desenvolvido, considerando
ainda as percepções e análises de um
professor Surdo frente à tecnologia
proposta. As análises apontam que, mesmo
com as potencialidades das mídias
digitais para o ensino na língua
portuguesa escrita para crianças Surdas,
existe uma tendência para que os
recursos digitais sejam apropriados por
professores e alunos do mesmo modo como
os recursos impressos, não sendo
explorados quanto às suas possibilidades
de outros fazeres. O trabalho aponta
ainda para uma aparente didatização dos
recursos imagéticos/multimidiáticos no
contexto escolar, mesmo quando tais
recursos poderiam oportunizar outros
modos de apropriação da escrita que não
os já canonizados por práticas
pedagógicas vigentes. Discute se ainda
sobre a necessidade da participação dos
sujeitos Surdos (professores e alunos)
no desenvolvimento das arquiteturas
pedagógicas de artefatos digitais para o
apoio à alfabetização de crianças Surdas
em língua portuguesa, salientando-se a
necessidade e possibilidades de novos
trabalhos nesse sentido.
Palavras-chave: alfabetização,
letramentos, objetos de aprendizagem,
tecnologias na educação, Surdez, Libras.
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