FAMÍLIAS QUE PARTICIPAM DE BIBLIOTECA. A MEDIAÇÃO AFETIVA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR.

Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
Nível: Mestrado
Conclusão: dezembro/2015

Resumo: A presente pesquisa nasce do diálogo com outros estudos já realizados pelo Grupo do Afeto, com o desejo de ampliar o debate sobre aspectos relevantes em relação à constituição do leitor. Ao longo de dois anos, acompanhou-se um grupo de famílias que frequentam, com entusiasmo, uma biblioteca pública municipal do interior do Estado de São Paulo, identificando as práticas destes sujeitos, descrevendo e analisando a mediação dos adultos no processo de aproximação da criança com a leitura. Buscou-se compreender como as referidas famílias envolveram-se com a leitura e as ações que desenvolvem com a intenção de criar vínculos afetivos positivos entre a criança e os livros. Da mesma forma objetivou-se descrever e analisar a importância desta biblioteca para os sujeitos pesquisados, supondo que, para os entrevistados, a instituição representa muito mais do que um local para empréstimo de livros. Visando a tais objetivos, a pesquisa adotou a metodologia qualitativa. Para construção dos dados, foram realizadas observações das práticas das famílias na biblioteca, bem como entrevistas semi-estruturadas. Após a seleção dos sujeitos participantes, utilizou-se o procedimento de entrevistas recorrentes para 10 entrevistados. A pesquisa está, teoricamente, embasada na abordagem da psicologia histórico-cultural, apoiando-se em Vygotsky e Wallon, que compreendem o desenvolvimento humano em uma perspectiva monista, além de autores como Certeau, Chartier, Bakhtin, que fornecem subsídios teóricos em relação às concepções de leitura. Os resultados da pesquisa indicam que a constituição do leitor é um processo complexo, multifacetado, atravessado por muitos acontecimentos, mediado por inúmeras experiências de leitura, marcado pelas trajetórias de vida dos sujeitos e por seus impactos subjetivos. Deste modo, a mediação dos pais e funcionários da biblioteca, o livre acesso aos livros, as leituras frequentes e a participação constante na biblioteca contribuem para aproximação afetiva das crianças com a leitura.
Palavras-chave: leitura; família; mediação; afetividade; biblioteca.


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