FAMÍLIAS QUE
PARTICIPAM DE BIBLIOTECA. A MEDIAÇÃO
AFETIVA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
LEITOR.
Orientador: Sérgio Antônio da
Silva Leite
Nível: Mestrado
Conclusão: dezembro/2015
Resumo: A presente pesquisa nasce
do diálogo com outros estudos já
realizados pelo Grupo do Afeto, com o
desejo de ampliar o debate sobre
aspectos relevantes em relação à
constituição do leitor. Ao longo de dois
anos, acompanhou-se um grupo de famílias
que frequentam, com entusiasmo, uma
biblioteca pública municipal do interior
do Estado de São Paulo, identificando as
práticas destes sujeitos, descrevendo e
analisando a mediação dos adultos no
processo de aproximação da criança com a
leitura. Buscou-se compreender como as
referidas famílias envolveram-se com a
leitura e as ações que desenvolvem com a
intenção de criar vínculos afetivos
positivos entre a criança e os livros.
Da mesma forma objetivou-se descrever e
analisar a importância desta biblioteca
para os sujeitos pesquisados, supondo
que, para os entrevistados, a
instituição representa muito mais do que
um local para empréstimo de livros.
Visando a tais objetivos, a pesquisa
adotou a metodologia qualitativa. Para
construção dos dados, foram realizadas
observações das práticas das famílias na
biblioteca, bem como entrevistas
semi-estruturadas. Após a seleção dos
sujeitos participantes, utilizou-se o
procedimento de entrevistas recorrentes
para 10 entrevistados. A pesquisa está,
teoricamente, embasada na abordagem da
psicologia histórico-cultural,
apoiando-se em Vygotsky e Wallon, que
compreendem o desenvolvimento humano em
uma perspectiva monista, além de autores
como Certeau, Chartier, Bakhtin, que
fornecem subsídios teóricos em relação
às concepções de leitura. Os resultados
da pesquisa indicam que a constituição
do leitor é um processo complexo,
multifacetado, atravessado por muitos
acontecimentos, mediado por inúmeras
experiências de leitura, marcado pelas
trajetórias de vida dos sujeitos e por
seus impactos subjetivos. Deste modo, a
mediação dos pais e funcionários da
biblioteca, o livre acesso aos livros,
as leituras frequentes e a participação
constante na biblioteca contribuem para
aproximação afetiva das crianças com a
leitura.
Palavras-chave: leitura; família;
mediação; afetividade; biblioteca.
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