- UMA LEITURA DO RELATÓRIO DO
INQUÉRITO
- 'LEITURAS INFANTIS DE
CECÍLIA MEIRELES'
- Orientadora: Norma Sandra de
Almeida Ferreira
Dissertação de Mestrado - Educação
- Data de início: março de 2016
Resumo: Este
trabalho tem o intuito de tomar o
Relatório do Inquérito “Leituras
Infantis” realizado por Cecília Meireles
com estudantes cariocas do terceiro ao
quinto ano da escola primária, no ano de
1931 e publicado em 1934, como
objeto-fonte de investigação, no âmbito
das suas condições de produção. Conhecer
e interpretar os dados oferecidos neste
Relatório sobre as leituras e os gostos
infantis nos anos 30, através das
preferências e aversões quanto a livros,
autores, gêneros e práticas de leitura
indicadas sob o ponto de vista dos
entrevistados. Apoiados nos estudos
teórico-metodológicos da História
Cultural (Chartier, 1990), compreendendo
que é preciso desconfiar das respostas
oferecidas pelas crianças, pois elas não
estão num campo neutro, mas de lutas,
competições e concorrências, onde os
grupos tentam impor seus valores e
concepções, indiciando o que liam,
gostavam ou não e o que era desejável
informar que lesse ou apreciasse. E por
outro lado, a organização e a
interpretação do Inquérito “Leituras
Infantis” realizada por Cecília Meireles
também se insere neste jogo de
representações ligadas à história da
leitura e da literatura para crianças de
um determinado tempo e local.
Palavras –chave: Leitura, Cecília
Meireles, “Leituras Infantis”
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