Graduação

+55 19 3521-5575 (Pedagogia), +55 19 3521-5574 (Licenciatura), +55 19 3521-7961 (LAE), +55 19 3521-5577 (Pedagogia)
Atualizado em 20/01/2021 - 12:37

PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

O  PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - é um programa da CAPES/MEC, que tem por finalidade o fomento à iniciação à docência de estudantes das instituições federais, estaduais e municipais de educação superior, aprimorando-lhes a qualidade da formação docente em curso presencial de licenciatura de graduação plena e contribuindo para a elevação do padrão de qualidade das escolas de ensino fundamental e do ensino médio.

Esse programa começou a ser implementado na UNICAMP em 2010 e está sob responsabilidade da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP), ligada à Comissão Central de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP.

A UNICAMP possui 24 cursos de licenciatura, englobando diversas áreas de conhecimento tais como: Física, Química, Integrada Física-Química, Matemática, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Letras, Educação Física, Enfermagem, Ciências Biológicas, Artes Visuais, Música, Dança e Pedagogia.

Salvaguardadas as peculiaridades de cada curso, a perspectiva de formação para a docência presente nos diversos projetos pedagógicos têm em comum alguns princípios como: intensificar aproximações entre a universidade e a escola básica, sobretudo do setor público; potencializar espaços que integrem os estudantes dos diferentes cursos de formação de professores; propiciar contextos de formação profissional nos quais a experiência investigativa bem como a reflexão acerca de aspectos políticos, sociais e culturais da ação educativa que se concretiza no cotidiano da educação básica estejam presentes. Com base nesses princípios, a SPFP vem estimulando a participação dos vários cursos em editais federais e estaduais.

Está em andamento na UNICAMP, um projeto do PIBID, a saber:

O PIBID/UNICAMP vem desencadeando inúmeras ações de estágio de iniciação à docência numa parceria entre a universidade e a escola pública, no sentido de propiciar a produção de conhecimentos e saberes que afetam não somente os nossos estudantes de graduação e os coordenadores de área e orientadores de estágio de diferentes disciplinas das licenciaturas, como também os estudantes do ensino médio e fundamental e profissionais da escola envolvidos na supervisão do trabalho pedagógico.

Consideramos que a participação da UNICAMP no PIBID pode criar uma cultura universitária de valorização da formação docente, assim como ocorre com o PIBIC em relação à iniciação científica. Destacamos, ainda, nosso entendimento de que a formação de professores é também uma formação científica e que o PIBID vem reforçando essa concepção, ao propiciar um conjunto significativo de experiências de iniciação à docência entrelaçadas aos processos formativos acadêmico-científicos.

Nesse sentido, desde 2013 temos nos envolvido com esse projeto.

Em 2013, o EDITAL 061-2013 se remetia a um projeto composto por 16 subprojetos que englobam as seguintes licenciaturas (algumas delas em continuidade ao primeiro edital): 1. Licenciatura em Pedagogia, Letras e Dança; 2. Licenciatura em Filosofia, Pedagogia, Ciências Sociais e História; 3. Licenciatura em Geografia; 4. Licenciatura em Letras; 5. Licenciatura Integrada Química-Física e Licenciatura em Ciências Biológicas; e 6. Licenciatura em Química.    ( Os documentos de 2013 foram mantidos nesta página para fins de registro histórico)

Em 2018, foram anunciadas um conjunto de alterações no programa, mas ainda assim, a Faculdade de Educação se fez presente em três sub-projetos da UNICAMP:

Sub-Projeto Pedagogia

Sub-Projeto Ciências da Natureza

Sub-Projeto Filosofia

O resultado do processo seletivo para o PIBID 2018 será divulgado em breve.

EDITAL 061-2013 - projeto composto por 16 subprojetos que englobam as seguintes licenciaturas (algumas delas em continuidade ao primeiro edital): 1. Licenciatura em Pedagogia, Letras e Dança; 2. Licenciatura em Filosofia, Pedagogia, Ciências Sociais e História; 3. Licenciatura em Geografia; 4. Licenciatura em Letras; 5. Licenciatura Integrada Química-Física e Licenciatura em Ciências Biológicas; e 6. Licenciatura em Química.

• Subprojetos da Faculdade de Educação: