Pós-Graduação

+55 19 3521-5634, +55 19 3521-5573, +55 19 3521-5691
Atualizado em 16/11/2023 - 15:32

Defesa de Dissertação/Tese e Exemplar final

Prezado(a) aluno(a), aqui você encontrará informações importantes  para solicitação de defesas de teses e dissertações.

Leia com atenção as informações disponibilizadas em cada aba. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria de pós-graduação.

Para solicitar a defesa de Mestrado ou Doutorado o aluno deve ter cumprido cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ter realizado o Exame de Qualificação;
  • Ter cumprido todos os créditos necessários para o curso, de acordo com catálogo vigente no ano de ingresso;
  • Ter sido aprovado em exame de Proficiência de língua estrangeira (01 idioma para o Mestrado e 02 para Doutorado);
  • Estar com a dissertação/tese pronta para a defesa;
  • Não possuir pendência de documentos pessoais junto à DAC;
  • Ter indicado opção de declaração de ética no SIGA, aprovada pelo orientador. Acesse as orientações de preenchimento.
  • Realizar upload do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando necessário.

 

Caso haja pendências no SIGA/DAC informar à Secretaria de Pós-Graduação através do e-mail: educacao@unicamp.br  

As Bancas Examinadoras deverão ser assim compostas:

MESTRADO

A Comissão Examinadora de 3 membros poderá ser composta:

  • pelo Orientador, um membro interno e um membro externo; ou
  •  pelo Orientador e dois membros externos.

 Comissão Examinadora com mais de três membros será composta:

  •  excluído o Orientador, o número de membros externos deverá ser pelo menos igual ao número dos membros internos; ou
  • pelo Orientador e demais membros externos.

 

Será necessário indicar dois membros suplentes, sendo pelo menos um externo

 

DOUTORADO

A Comissão Examinadora com 5 membros poderá ser composta:

  •  pelo Orientador, dois membros internos e dois membros externos; ou
  •  pelo Orientador, um membro interno e três membros externos; ou
  •  pelo Orientador e quatro membros externos.

 A Comissão Examinadora com mais de cinco membros será composta:

  • excluído o Orientador, o número de membros externos deverá ser pelo menos igual ao número dos membros internos; ou
  • pelo Orientador e demais membros externos.

Será necessário indicar três membros suplentes, sendo dois membros externos.

 

ATENÇÃO:

1) Deverá ser anexado como documento no SIGA/DAC o mini-currículo  de todos os membros externos (titulares e suplentes) - Para  baixar o modelo do mini-currículo

2) O coorientador não poderá participar como membro da Banca.

3) Membros com qualquer tipo de vínculo com a Unicamp são considerados membros internos, por exemplo: Professores ou Pesquisadores Colaboradores Voluntários, Professores aposentados pela Unicamp, Pesquisadores de Pós-Doutorado.

4) Só poderão compor Comissões Examinadoras de dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão. Vide orientação da PRPG sobre composição das bancas. 
 

5) Recomenda-se a leitura  atenta das  ORIENTAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DE COMISSÕES EXAMINADORAS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÕES E TESES   de acordo com o Capítulo V da Deliberação CONSU-A-10/2015, de 11/08/2015  

ATENÇÃO!!!

Antes de solicitar a defesa no SIGA, é obrigatória a submissão do arquivo da Tese/Dissertação para a verificação de similaridade textual (em atendimento à normativa CCPG 03/2021):

>> A submissão do texto completo em formato pdf será realizada por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado no portal da Biblioteca da FE (clique aqui para acessar o formulário), com 45 dias corridos de antecedência da data prevista para a realização da defesa (prazo para agendamento da defesa no SIGA).

>> O agendamento da defesa deve ser finalizado no SIGA/DAC, no mínimo, com 40 dias de antecedência*. 

>> Recomendamos a observação de uma margem de segurança quanto ao prazo de solicitação, evitando-se prejuízos por conta de eventuais problemas no sistema.

>> Para iniciar a solicitação da defesa, CLIQUE AQUI para acessar o SIGA -  Sistema de Gestão Acadêmica no site da DAC.

>> CLIQUE AQUI para acessar o tutorial do SIGA.

>> Orientações quanto à realização de Exames de Qualificação e defesas de Dissertações e Teses, de acordo com o Artigo 40, § 7o e § 8o do Regimento Geral de Pós-Graduação:

 

 

 

Orientações quanto à realização de Exames de Qualificação e defesas de Dissertações e Teses, de acordo com o Artigo 40, § 7o e § 8o do Regimento Geral de Pós-Graduação:

 

O agendamento das salas de videoconferência da FE, é de total responsabilidade do aluno e seu orientador e deve ser realizado com, no mínimo,  30 dias úteis antes da data da defesa.

 

Vide orientações específicas do setor de Educação à Distância da FE:

https://www.fe.unicamp.br/ead/solicitacao

PRAZO

O exemplar deve ser inserido no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica da DAC,  até 60 dias após a Defesa.

Importante: o diploma será emitido somente após a aprovação da versão final pela PRPG.

Fluxo de envio da versão final:

Fluxo versão final

FORMATAÇÃO

A formatação do exemplar final de tese/dissertação deve seguir as orientações abaixo:

 

Verifique com atenção a formatação das páginas iniciais obrigatórias do exemplar final, de acordo com seu nível de curso:

 

Atenção: Será obrigatório  Agradecimentos caso o autor tenha recebido auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento. Neste caso, ele deverá atender à legislação vigente específica de cada uma das Agências quanto à necessidade de se fazer referência ao apoio recebido e ao número de processo.

Conforme PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018, os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido. devendo ser utilizada a seguintes expressão, no idioma do trabalho:
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001".
 

FICHA CATALOGRÁFICA

A ficha catalográfica deve ser inserida no exemplar final.

Acesse aqui o formulário para soliciticar a ficha catalográfica para a Biblioteca da FE, que enviará o documento em até 4 dias úteis.

(Obs.: A área de concentração deve ser IDÊNTICA ao histórico escolar. Confira a seu histórico escolar antes de solicitar a ficha catalográfica à biblioteca).

Quando se tratar de Dissertações e Teses financiadas por agências de fomento, os beneficiados deverão fazer referência ao apoio recebido e inserir, no sistema de confecção da Ficha Catalográfica o nome da agência.

Caso o aluno tenha interesse em obter exemplares impressos, deverá observar os procedimentos a seguir:

  • Após a homologação da dissertação ou tese, solicitar a impressão dos exemplares através do e-mail para educacao@unicamp.br c/ Assunto – Solicitação de Serviços Gráficos. Informar no e-mail: Número de cópias, quantidade de páginas totais da tese/dissertação, especificar quais são as páginas coloridas da tese/dissertação.

 

  • Efetuar o depósito correspondente à impressão. De acordo com a Gráfica da Unicamp, o custo em Reais (R$) de cada exemplar produzido pela gráfica será calculado pela seguinte fórmula:

 

               Custo = (custo fixo R$3,00) + (0,09 x N° de páginas preto/branco) + (0,51 x N° de páginas coloridas). - Valores referentes à impressão frente e verso.

               
               

                  Efetuar depósito bancário para:

                  Banco do Brasil - 001

                   Agência – 4203-X

                   Conta Corrente – 44353-0

                   Beneficiado: UNICAMP/SERVIÇOS GRÁFICOS

 

O valor será conferido pela Gráfica da Unicamp. Dúvidas entrar em contato com:  orcamento.grafica@dga.unicamp.br

 

  • Retirar na secretaria de pós-graduação o formulário específico para solicitação de impressão pela Gráfica;
  • Entregar pessoalmente na Gráfica da Unicamp  (localizada na Rua Josué de Castro, 80 – Próximo ao Banco do Brasil) :
  1. Comprovante de depósito referente ao pagamento do exemplar
  2. pen drive com a versão final da tese/dissertação salva.
  3. Formulário Fornecido pela Secretaria

É responsabilidade do aluno o pagamento e retirada do exemplar na própria gráfica.