Prezado(a) aluno(a), aqui você encontrará informações importantes para solicitação de defesas de teses e dissertações.
Leia com atenção as informações disponibilizadas em cada aba. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria de pós-graduação: educacao@unicamp.br.
REQUISITOS PARA DEFESA
Veja os requisitos para defesa
Para solicitar a defesa de Mestrado ou Doutorado a/o estudante deve ter cumprido cumulativamente os seguintes requisitos:
- Ter realizado o Exame de Qualificação;
- Ter cumprido todos os créditos necessários para o curso, de acordo com catálogo vigente no ano de ingresso;
- Ter sido aprovada/o em exame de Proficiência de língua estrangeira (1(um) idioma para o Mestrado e 2(dois) para Doutorado);
- Estar com a dissertação/tese pronta para a defesa;
- Não possuir pendência de documentos pessoais junto à DAC;
- Ter indicado opção de declaração de ética no SIGA, aprovada pela/o orientador/a. Acesse as orientações de preenchimento.
- Realizar upload do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando necessário.
Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais (CEP-CHS)
Informações
email: cepchs@unicamp.br
Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação – DETIC
Comitê de Ética em Pesquisa – CEP
Telefones: (19) 3521-6836; (19) 3521-8936; (19) 3521-7187
Rua Saturnino de Brito, 45
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Distrito de Barão Geraldo – Campinas, SP – CEP 13.083-889
Caso haja pendências no SIGA/DAC informar à Secretaria de Pós-Graduação: educacao@unicamp.br
Composição da Banca Examinadora
Recomenda-se a leitura atenta das ORIENTAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DE COMISSÕES EXAMINADORAS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÕES E TESES, de acordo com o Capítulo V da Deliberação CONSU-A-10/2015.
MESTRADO
Composição das bancas de Mestrado
- A Comissão Examinadora de 3 membros poderá ser composta:
=>pela/o Orientador/a, um membro interno e um membro externo; ou
=>pela/o Orientador/a e dois membros externos.
- Comissão Examinadora com mais de três membros será composta:
=>excluído o Orientador, o número de membros externos deverá ser pelo menos igual ao número dos membros internos; ou
=>pelo Orientador e demais membros externos.
Importante: Será necessário indicar dois membros suplentes, sendo pelo menos um externo.
DOUTORADO
Composição das bancas de Doutorado
- A Comissão Examinadora com 5 membros poderá ser composta:
=> pelo Orientador, dois membros internos e dois membros externos; ou
=> pelo Orientador, um membro interno e três membros externos; ou
=> pelo Orientador e quatro membros externos.
- A Comissão Examinadora com mais de cinco membros será composta:
=>excluído o Orientador, o número de membros externos deverá ser pelo menos igual ao número dos membros internos; ou
=>pelo Orientador e demais membros externos.
Será necessário indicar três membros suplentes, sendo pelo menos um externo.
Informações importantes para as defesas de Mestrado e Doutorado – acesse aqui
=> Caso a/o membro externo (titular e suplente) não seja encontrado na busca do SIGA/DAC, deve ser encaminhado o mini currículo para educacao@unicamp.br: clique aqui.
=> O/A coorientador/a não poderá participar como membro da Banca Examinadora.
=> Para o Mestrado: membros com qualquer tipo de vínculo com a Faculdade de Educação são consideradas/os membros internos, por exemplo: Professores ou Pesquisadores Colaboradores Voluntários, Professores aposentados pela Unicamp, Pesquisadores de Pós-Doutorado.
=> Para o Doutorado: membros com qualquer tipo de vínculo com a UNICAMP são considerados membros internos, por exemplo: Professores ou Pesquisadores Colaboradores Voluntários, Professores aposentados pela Unicamp, Pesquisadores de Pós-Doutorado.
=> Só poderão compor Comissões Examinadoras de dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com a/o aluna/o, sua/seu orientador/a e outros membros da Comissão, conforme INFORMAÇÃO CCPG/003/2015.
Agendamento de Defesa
Procedimentos para agendamento de defesa: Mestrado e Doutorado
1º passo: Verificação de similaridade textual
📅 Prazo: até 45 dias corridos antes da data da defesa
Antes de solicitar a defesa no SIGA, é obrigatório enviar o arquivo completo da Tese ou Dissertação para verificação de similaridade textual, conforme a Instrução Normativa CCPG Nº 3/2021.
Essa exigência está prevista na Resolução CPG/FE Nº 01/2021, em vigor desde 24/04/2024.
📄 O texto deve estar em formato PDF e ser enviado por meio do formulário eletrônico:
👉 [Clique aqui para acessar o formulário]
2º passo: Agendamento da defesa no SIGA
📅 Prazo: até 40 dias corridos antes da data da defesa
O agendamento deve ser feito no SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica), pelo site da DAC:
👉 [Clique aqui para acessar o SIGA]
👉 [Clique aqui para acessar o tutorial do SIGA]
Essa etapa segue a Instrução Normativa CPG Nº 01/2023, com base no Art. 40, §7º e §8º do Regimento Geral de Pós-Graduação, que trata das defesas e exames de qualificação.
⚠ Recomendamos que o agendamento seja feito com antecedência, para evitar contratempos caso o sistema apresente instabilidades.
Importante: Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp
=> Acesse em https://redu.unicamp.br/: plataforma oficial da Unicamp usada para guardar, preservar, compartilhar, reutilizar e garantir a reprodutibilidade dos dados de pesquisa produzidos na Universidade.
=> Caso os dados não estejam no REDU, é obrigatório preencher os metadados indicando onde esses dados estão armazenados.
=> A inclusão do DOI será obrigatória no SIGA nas seguintes situações:
- Teses de Doutorado: obrigatória para homologações a partir de 1º de março de 2025.
- Dissertações de Mestrado: obrigatória para homologações a partir de 1º de agosto de 2025.
=> IMPORTANTE: As defesas de Mestrado e Doutorado só serão homologadas se o DOI (Identificador de Objeto Digital) estiver corretamente registrado no sistema.
3º passo: Solicitação de suporte para videoconferência (exclusivo para participação de membros da Comissão Examinadora)
📅 Prazo: até 30 dias corridos antes da data da defesa
Se houver participação de membros da Comissão Examinadora por videoconferência, o suporte técnico nas salas da FE deve ser solicitado com antecedência.
🔸 Esse agendamento é de responsabilidade do(a) aluno(a) e do orientador(a).
🔸 Deve ser feito com no mínimo 30 dias corridos antes da defesa.
🔸 Segue também as orientações da Instrução Normativa CPG Nº 01/2023.
📌 Consulte as orientações da Educação a Distância da FE para esse agendamento:
👉 https://www.fe.unicamp.br/a-fe/ead/solicitacao
Exemplar Final
Procedimentos para o envio do Exemplar Final (SIGA)
PRAZO
O exemplar deve ser inserido no SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica da DAC, até 60 dias após a Defesa.
Importante: o diploma será emitido somente após a aprovação da versão final pela PRPG.
Fluxo de envio da versão final:

FORMATAÇÃO
A formatação do exemplar final de tese/dissertação deve seguir as orientações abaixo:
INSTRUÇÃO NORMATIVA CCPG Nº 002/2021
Verifique com atenção a formatação das páginas iniciais obrigatórias do exemplar final, de acordo com seu nível de curso:
Atenção: Será obrigatório Agradecimentos caso o autor tenha recebido auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento. Neste caso, ele deverá atender à legislação vigente específica de cada uma das Agências quanto à necessidade de se fazer referência ao apoio recebido e ao número de processo.
Conforme PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018, os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido. devendo ser utilizada a seguintes expressão, no idioma do trabalho:
“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.
Ficha Catalográfica
A ficha catalográfica deve ser incluída na versão final da dissertação ou tese.
📄 Para solicitar, preencha o formulário disponível no link abaixo. A Biblioteca da FE enviará a ficha em até 4 dias úteis:
👉 [Clique aqui para acessar o formulário]
⚠ Importante: A área de concentração informada no pedido deve ser exatamente igual à que aparece no seu histórico escolar. Verifique essa informação antes de enviar a solicitação.
🔬 Se o trabalho tiver recebido apoio de alguma agência de fomento, as/os beneficiadas/os deverão fazer referência ao apoio recebido e inserir no sistema de confecção da Ficha Catalográfica o nome da agência, no campo de “nº de Processo” registrar “Não se aplica”.
Impressão do Exemplar Final (opcional)
Caso o aluno tenha interesse em obter exemplares impressos, deverá observar os procedimentos a seguir:
- Após a homologação da dissertação ou tese, acessar o link abaixo para visualizar as opções de materiais gráficos para teses/dissertações:
https://grafica.dga.unicamp.br/teses-g21 - Clicar em “+Detalhes” para visualizar os valores de acordo com o modelo e a quantidade desejada:
- Escolher o modelo e a quantidade, visualizar o valor e efetuar o pagamento via pix nos dados abaixo:
- ATENÇÃO! O aluno não conseguirá completar a compra, pois a efetivação será feita pela Faculdade de Educação!
- Após o pagamento:
– enviar um e-mail para educacao@unicamp.br, com o assunto “IMPRESSÃO DO EXEMPLAR FINAL”;
– informar os dados do pedido (print dos detalhes do pedido);
– anexar o comprovante de pagamento anexo;
– anexar o PDF da tese/dissertação
Quando a impressão do exemplar ficar pronta o aluno receberá um e-mail solicitando a retirada na Gráfica.
IMPORTANTE! É responsabilidade do aluno o pagamento antecipado e a retirada do exemplar na própria gráfica.
Endereço: Rua Josué de Castro, 80 – Próximo ao Banco do Brasil