Acompanhamento do percurso de formação dos estudantes e da trajetória profissional dos egressos concluintes do programa de pós-graduação da FE/UNICAMP
A proposta de acompanhamento do percurso de formação dos estudantes do programa de pós-graduação da FE/UNICAMP (PPGE) põe em destaque a caracterização dos ingressantes e o monitoramento de suas experiências formativas no PPGE, como também, a análise da trajetória profissional dos egressos concluintes desse programa. Tal projeto justifica-se pela necessidade de o PPGE conhecer quem é o estudante que ingressa na pós-graduação, além de verificar o impacto de sua proposta pedagógica na formação de pesquisadores e no desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus discentes e analisar as condições que favorecem a finalização do programa. Além disso, é ímpar que as ações de avaliação e monitoramento de qualquer projeto político-pedagógico não se restrinjam ao período de formação, mas que abarquem as implicações da intencionalidade das ações educativas nas trajetórias profissionais dos pós-graduandos. Para tanto, o acompanhamento dos egressos concluintes do PPGE é outro eixo dessa proposta.
O projeto justifica-se pela importância de conhecer e caracterizar o pós-graduando que inicia sua formação no PPGE, a fim de construir uma proposta pedagógica que leve em consideração as características e as especificidades dos mesmos. Acrescenta-se o mérito do monitoramento do processo formativo dos estudantes do PPGE para subsidiar estudos, análises, revisões e reformulações do seu projeto político-pedagógico. Soma-se as rápidas transformações vividas na sociedade contemporânea e que têm impactado as práticas educativas e a produção do conhecimento, o que traz urgência às instituições educativas analisarem os percursos de formação vividos pelos estudantes a fim de verificar como o conjunto intencional de ações educativas ganha vida no cotidiano da pós-graduação. O monitoramento da trajetória profissional dos egressos do PPGE também é imprescindível para ampliar a aproximação do programa com a sociedade, por meio do conhecimento de seus desafios e de suas novas demandas e necessidades para fornecer subsídios para a construção de um projeto político-pedagógico que dialogue com novas exigências à formação do pesquisador, pautados em um posicionamento político coerente com a defesa da equidade e da inclusão na educação, que reconheça educação como direito social e a importância da produção do conhecimento em Ciências Humanas e Sociais. Além disso, o estudo com os egressos é ímpar para o planejamento das atividades acadêmicas, para a avaliação institucional e no atendimento às exigências de avaliação Quadrienal da CAPES.
Objetivos:
Construir um programa de acompanhamento das trajetórias e das experiências de formação dos estudantes e do percurso profissional dos egressos concluintes do PPGE.
De maneira específica, esse projeto pretende:
. Descrever o perfil do estudante de pós-graduação ao PPGE, tendo por referência: gênero, idade, etnia, local de residência, experiências de escolarização e profissional anteriores à formação no PPGE;
. Descrever o percurso formativo dos estudantes do PPGE, com destaque para as experiências vividas no decorrer do programa de pós-graduação, o recebimento de bolsas e auxílios e as atividades de trabalho;
. Descrever as contribuições percebidas pelos estudantes, decorrentes do estudo no PPGE, para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e como pesquisador.
. Identificar as condições descritas pelos estudantes como favorecedoras para a finalização do projeto de dissertação ou tese;
. Descrever a trajetória profissional de egressos concluintes do PPGE, bem como a percepção dos mesmos sobre as contribuições e os limites do PPGE para a sua trajetória profissional.
Responsáveis:
O presente programa estará sob responsabilidade da coordenação do PPGE e contará com a contribuição das docentes Profa. Dra. Cristiane Machado e Profa. Dra. Camila Fior.
Atores envolvidos:
O acompanhamento do percurso formativo dos estudantes envolverá ações de sensibilização por meio da Coordenação do PPGE e dos coordenadores das Linhas de Pesquisa. O trabalho será planejado, implementado e avaliado com a participação dos representantes discentes da Associação de Pós-graduandos do PPGE. Os principais atores envolvidos nesse projeto são os estudantes e egressos concluintes do PPGE, os quais se disponibilizarão a contribuir com essas investigações.
Para a gestão, acesso e acompanhamento das informações em outras bases de dados: Alumni, Plataforma Lattes e RAIS, contaremos com o suporte dos servidores do PPGE e de bolsistas BAS.
Estratégias de Ação:
- Discussão e aprimoramento da proposta junto à CPG e à APG;
- Elaboração de Projeto e Submissão ao Comitê de Ética;
- Implementação de formulário para coleta de dados com os ingressantes;
- Incentivo aos estudantes para a contínua atualização de dados pessoais no PPGE, ingresso na Plataforma Alumni e atualização constate do Currículo Lattes.
- Solicitação de autorização institucional e implementação de formulário de Coleta de dados junto ao sistema SIGA, no momento de solicitação de Defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado.
- Criação de formulário para coleta de dados com concluintes, com destaque para o percurso formativo, a percepções sobre a contribuição do programa, e consentimento para o uso de dados pessoais (CPF) para consulta Plataforma RAIS.
- Levantamento da produção bibliográfica dos egressos concluintes do PPGE.
- Criação de um formulário de acompanhamento dos egressos concluinte e coleta de dados com os mesmos em um período de 5 e 10 anos após a finalização do programa;
- Levantamento de informações sobre a trajetória profissional e científica do egresso concluinte na Plataforma Lattes e na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
- Organização do Seminário de Teses e Dissertações da FE/UNICAMP e contato com os egressos para a participação nessa atividade;
- Análise conjunta de todas as informações coletadas.
Metas 1: Conhecer o perfil de 100% dos estudantes do PPGE
Indicadores: Dados dos estudantes: Gênero, Idade, Etnia, Local de Residência, Experiência de escolarização anterior ao ingresso no PPGE, Experiência profissional anterior ao ingresso no PPGE.
Metas 2: Conhecer o percurso de formação vivido por 70% dos estudantes do PPGE, com ênfase nas experiências vividas no PPGE, tempo de finalização do trabalho, recebimento de bolsas/auxílios e outras experiências: trabalho, internacionalização
Indicadores:
- Descrição das experiências vividas:
- Participação nas disciplinas e nas atividades programadas de pesquisa obrigatórias;
- Presença e engajamento nos grupos de pesquisa;
- Envolvimento em eventos científicos;
- Participação no estágio docente;
- Produção acadêmica do estudante;
- Atividades de orientação;
- Recebimento de bolsas e auxílios;
- Envolvimento em outras experiências fora do programa;
- Vivências de internacionalização.
Avaliação: as ações e objetivos do projeto serão avaliadas anualmente.
E-book:
Onde estão os Mestres e Doutores em Educação: trajetória de egressos da Unicamp - Ilara Sanches.
Redes Sociais: