Pós-Graduação

+55 19 3521-5634, +55 19 3521-5573, +55 19 3521-5691
Atualizado em 16/09/2021 - 11:47

Egressos

Acompanhamento do percurso de formação dos estudantes e da trajetória profissional dos egressos concluintes do programa de pós-graduação da FE/UNICAMP

 

A proposta de acompanhamento do percurso de formação dos estudantes do programa de pós-graduação da FE/UNICAMP (PPGE) põe em destaque a caracterização dos ingressantes e o monitoramento de suas experiências formativas no PPGE, como também, a análise da trajetória profissional dos egressos concluintes desse programa. Tal projeto justifica-se pela necessidade de o PPGE conhecer quem é o estudante que ingressa na pós-graduação, além de verificar o impacto de sua proposta pedagógica na formação de pesquisadores e no desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus discentes e analisar as condições que favorecem a finalização do programa. Além disso, é ímpar que as ações de avaliação e monitoramento de qualquer projeto político-pedagógico não se restrinjam ao período de formação, mas que abarquem as implicações da intencionalidade das ações educativas nas trajetórias profissionais dos pós-graduandos. Para tanto, o acompanhamento dos egressos concluintes do PPGE é outro eixo dessa proposta.

O projeto justifica-se pela importância de conhecer e caracterizar o pós-graduando que inicia sua formação no PPGE, a fim de construir uma proposta pedagógica que leve em consideração as características e as especificidades dos mesmos. Acrescenta-se o mérito do monitoramento do processo formativo dos estudantes do PPGE para subsidiar estudos, análises, revisões e reformulações do seu projeto político-pedagógico. Soma-se as rápidas transformações vividas na sociedade contemporânea e que têm impactado as práticas educativas e a produção do conhecimento, o que traz urgência às instituições educativas analisarem os percursos de formação vividos pelos estudantes a fim de verificar como o conjunto intencional de ações educativas ganha vida no cotidiano da pós-graduação. O monitoramento da trajetória profissional dos egressos do PPGE também é imprescindível para ampliar a aproximação do programa com a sociedade, por meio do conhecimento de seus desafios e de suas novas demandas e necessidades para fornecer subsídios para a construção de um projeto político-pedagógico que dialogue com novas exigências à formação do pesquisador, pautados em um posicionamento político coerente com a defesa da equidade e da inclusão na educação, que reconheça educação como direito social e a importância da produção do conhecimento em Ciências Humanas e Sociais. Além disso, o estudo com os egressos é ímpar para o planejamento das atividades acadêmicas, para a avaliação institucional e no atendimento às exigências de avaliação Quadrienal da CAPES.

Objetivos:

Construir um programa de acompanhamento das trajetórias e das experiências de formação dos estudantes e do percurso profissional dos egressos concluintes do PPGE.

De maneira específica, esse projeto pretende:

. Descrever o perfil do estudante de pós-graduação ao PPGE, tendo por referência: gênero, idade, etnia, local de residência, experiências de escolarização e profissional anteriores à formação no PPGE;

. Descrever o percurso formativo dos estudantes do PPGE, com destaque para as experiências vividas no decorrer do programa de pós-graduação, o recebimento de bolsas e auxílios e as atividades de trabalho; 

. Descrever as contribuições percebidas pelos estudantes, decorrentes do estudo no PPGE, para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e como pesquisador.

. Identificar as condições descritas pelos estudantes como favorecedoras para a finalização do projeto de dissertação ou tese;

. Descrever a trajetória profissional de egressos concluintes do PPGE, bem como a percepção dos mesmos sobre as contribuições e os limites do PPGE para a sua trajetória profissional.

Responsáveis:

O presente programa estará sob responsabilidade da coordenação do PPGE e contará com a contribuição das docentes Profa. Dra. Cristiane Machado e Profa. Dra. Camila Fior.

Atores envolvidos:

O acompanhamento do percurso formativo dos estudantes envolverá ações de sensibilização por meio da Coordenação do PPGE e dos coordenadores das Linhas de Pesquisa. O trabalho será planejado, implementado e avaliado com a participação dos representantes discentes da Associação de Pós-graduandos do PPGE. Os principais atores envolvidos nesse projeto são os estudantes e egressos concluintes do PPGE, os quais se disponibilizarão a contribuir com essas investigações.

Para a gestão, acesso e acompanhamento das informações em outras bases de dados: Alumni, Plataforma Lattes e RAIS, contaremos com o suporte dos servidores do PPGE e de bolsistas BAS.

Estratégias de Ação:

  1. Discussão e aprimoramento da proposta junto à CPG e à APG;
  2. Elaboração de Projeto e Submissão ao Comitê de Ética;
  3. Implementação de formulário para coleta de dados com os ingressantes;
  4. Incentivo aos estudantes para a contínua atualização de dados pessoais no PPGE, ingresso na Plataforma Alumni e atualização constate do Currículo Lattes.
  5. Solicitação de autorização institucional e implementação de formulário de Coleta de dados junto ao sistema SIGA, no momento de solicitação de Defesa de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado.
  6. Criação de formulário para coleta de dados com concluintes, com destaque para o percurso formativo, a percepções sobre a contribuição do programa, e consentimento para o uso de dados pessoais (CPF) para consulta Plataforma RAIS. 
  7. Levantamento da produção bibliográfica dos egressos concluintes do PPGE.
  8. Criação de um formulário de acompanhamento dos egressos concluinte e coleta de dados com os mesmos em um período de 5 e 10 anos após a finalização do programa;
  9. Levantamento de informações sobre a trajetória profissional e científica do egresso concluinte na Plataforma Lattes e na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  10. Organização do Seminário de Teses e Dissertações da FE/UNICAMP e contato com os egressos para a participação nessa atividade;
  11. Análise conjunta de todas as informações coletadas.

Metas 1: Conhecer o perfil de 100% dos estudantes do PPGE

Indicadores: Dados dos estudantes: Gênero, Idade, Etnia, Local de Residência, Experiência de escolarização anterior ao ingresso no PPGE, Experiência profissional anterior ao ingresso no PPGE.

Metas 2: Conhecer o percurso de formação vivido por 70% dos estudantes do PPGE, com ênfase nas experiências vividas no PPGE, tempo de finalização do trabalho, recebimento de bolsas/auxílios e outras experiências: trabalho, internacionalização

Indicadores: 

  1. Descrição das experiências vividas:
  2. Participação nas disciplinas e nas atividades programadas de pesquisa obrigatórias;
  3. Presença e engajamento nos grupos de pesquisa;
  4. Envolvimento em eventos científicos;
  5. Participação no estágio docente; 
  6. Produção acadêmica do estudante;
  7. Atividades de orientação;
  8. Recebimento de bolsas e auxílios;
  9. Envolvimento em outras experiências fora do programa;
  10. Vivências de internacionalização.

Avaliação: as ações e objetivos do projeto serão avaliadas anualmente.

 

E-book:

Onde estão os Mestres e Doutores em Educação: trajetória de egressos da Unicamp - Ilara Sanches.

 

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/egresso.ppge

https://www.instagram.com/egressofe/