Pós-Graduação

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Atualizado em 16/09/2021 - 08:35

Planejamento Estratégico

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do PPGE/UNICAMP para 2021-2024

 

O Planejamento Estratégico do PPGE/Unicamp está articulado com o da Unicamp, recentemente finalizado. O Planejamento da universidade - PLANES (disponível em https://drive.google.com/file/d/1tuq0y6G9wQTgRfYXL_rtk_6LkvpUeyfz/view e em arquivo anexo)  foi elaborado por um conjunto amplo de atores, das unidades e setores acadêmicos. A coordenação do PPGE/Unicamp participou das etapas internas à Faculdade de Educação e das etapas de finalização do PLANES, quando os 13 Objetivos Estratégicos foram definidos a partir de um novo Mapa Estratégico para a instituição. Utilizou o resultado da Avaliação Institucional 2014-2018. Entre os avanços metodológicos destaca-se a definição dos Indicadores para cada um dos seus 13 Objetivos Estratégicos.

A Missão da Unicamp é promover conhecimento para uma universidade democrática, justa e inclusiva. O PPGE/Unicamp tem bastante afinidade com esse propósito. Bem como, afina-se com a visão de futuro da Unicamp que é de ser uma universidade pública reconhecida pela sua excelência no ensino, na produção e na difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento socioambientalmente sustentável, com a democracia e com a justiça social e o respeito à diversidade.

Em busca do desenvolvimento de políticas e ações de planejamento alinhadas ao planejamento da IES, considerando as necessidades regionais, nacionais e internacionais, o PPGE aproxima-se dos seguintes objetivos estratégicos institucionais. Eles se agrupam em Objetivos de Resultados para Sociedade e Objetivos de Excelência no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.

 

  1. Promover inovação, cultura e transferência de conhecimento, intensificando a cooperação dialógica com o poder público e a sociedade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Nessa direção, toma como referência sua expertise no desenvolvimento de projetos com a comunidade, atuação junto a órgãos externos, promoção de eventos artísticos, culturais e de divulgação científica, bem como oferecimento de cursos de extensão. E analisará os impactos, seguindo esses indicadores estratégicos sugeridos pelo PLANES:

• % de Projetos com comunidade = Número de projetos desenvolvidos com a comunidade no ano de referência/Número de projetos no ano anterior;

• Número absoluto de docentes/servidores que são membros de órgãos externos ou em comissões consultivas/comitês de políticas públicas (por ano);

• Taxa de participação em eventos por parte do público externo= (Número de participantes/vagas disponíveis);

* estratificar artísticos, culturais e de divulgação científica.

• Taxa de eventos = (Total de eventos no ano de referência/total de eventos no ano anterior); * estratificar em pagos/gratuitos e artísticos, culturais e de divulgação científica.

• Taxa de participação em cursos de extensão = (Número de

participantes/vagas disponíveis); *estratificar perfil etnico-racial e social, participantes com bolsas/gratuitos e tipo de curso.

• Taxa de cursos de extensão = (Número de cursos de extensão no ano de referência/Número de cursos de extensão no ano anterior);

Este objetivo e relativas ações vão ao encontro de promover o  desenvolvimento de política de incentivo à inovação, transferência de conhecimentos e impactos sociais e acadêmicos.

  1. Desenvolver uma cultura de interação com os egressos, contribuindo para o aprimoramento da universidade.

Uma das frentes de ação destacáveis do PPGE/Unicamp para o próximo quadriênio, em termos estratégicos, é o acompanhamento de egressos. Esta é uma Linha de Ação específica do projeto de Autoavaliação, que será apresentado no item 1.4. Do ponto de vista com o diálogo institucional mais amplo, buscar-se-á integrar e fomentar as plataformas de interação com egressos, além de promover a atualização curricular a partir dos registros, trajetórias e percursos profissionais dos egressos. 

Este objetivo e relativas ações vão ao encontro de promover o  desenvolvimento de política de incentivo à inovação curricular.

  1. Ter currículos atualizados, flexíveis, centrados no estudante, que utilizem recursos tecnológicos e incorporem atividades extracurriculares, co-curriculares e de extensão em todos os níveis de ensino.

O currículo dos cursos do PPGE-Unicamp não se organiza em disciplinas obrigatórias, e têm lócus principal da formação em pesquisa nas Linhas de Pesquisa. Ou seja, a centralidade do estudante no seu percurso formativo é evidente, mas precisa ser mais bem estruturada e avaliada tendo como parâmetros a atualização e flexibilização curricular – por atividades não disciplinares – bem como pela análise criteriosa da utilização de aprendizagens mediadas pelas tecnologias educacionais. 

Este objetivo e respectivas ações vão ao encontro de promover o desenvolvimento de política de incentivo à inovação curricular, transferência de conhecimentos e impactos acadêmicos.

  1. Ampliar a visibilidade dos programas de ensino, em todos os níveis, para que mais estudantes se sintam atraídos pela experiência formativa da Unicamp.

O PPGE/Unicamp é um programa que atrai estudantes de várias regiões do Brasil. Seu corpo docente é bastante qualificado. A articulação com este objetivo estratégico institucional refere-se à internacionalização, tanto de estudantes de outros países, particularmente do eixo Sul-Sul, quanto a internacionalização dos currículos e percursos formativos, com atividades ligadas às redes de colaboração em pesquisa conjuntas a universidades estrangeiras e ampliação da participação de professores visitantes estrangeiros. 

Este objetivo e respectivas ações vão ao encontro de promover o  desenvolvimento de política de incentivo à inovação curricular e impactos acadêmicos e sociais.

  1. Promover pesquisas integradas de forma a assumir o protagonismo frente aos desafios da sociedade contemporânea.

Um dos desafios do PPGE-Unicamp é ampliar e consolidar redes de pesquisa nacionais e internacionais com participação de um maior número de docentes e discentes. Em cada uma das 9 Linhas de Pesquisa do Programa há, pelo menos, 1(hum) projeto desta natureza em desenvolvimento. Com esta meta, as ações esperadas são a qualificação da Produção Científica, especialmente com projeção internacional e a ampliação de convênios e Projetos de Pesquisa em redes de colaboração. 

Este objetivo e respectivas ações vão ao encontro de promover o desenvolvimento de política de incentivo à inovação, transferência de conhecimentos e impactos sociais e acadêmicos.

Projetos específicos do PPGE-Unicamp: autoavaliação em destaque

O tamanho do PPGE/Unicamp, sua diversidade e política democrática de garantir as melhores condições para a realização dos trabalhos na pós-graduação acabam por necessitar de uma autoavaliação contínua a respeito de como se alcançarem resultados esperados.

Com o conjunto de desafios, apresentados anteriormente, o Planejamento Estratégico do PPGE/Unicamp será fortemente amparado e subsidiado pela proposta de autoavaliação (Item 1.4) buscando novas formas – mais integradas – de gerar e coletar dados e informações na universidade, e mesmo ir além e avaliar melhor os impactos de suas missões – tanto das pesquisas realizadas, quanto dos alunos formados, entre vários outros temas, o que envolve pesquisa em avaliação, em autoavaliação, em planejamento estratégico e outros – tanto para que nos conheçamos melhor e possamos planejar estrategicamente nossas políticas e ações, mas também como forma de prestar contas mais direta e efetivamente à sociedade.

A autoavaliação do PPGE se fundamenta em um “projeto tributário do plano maior do programa, sua sistematização traz à tona os compromissos firmados e permite atualizar leituras acerca dos avanços, retrocessos, vulnerabilidades e potências considerando uma linha de tempo historicamente demarcada que atravessa vontades, quereres e poderes” (Projeto, 2021, p.01). Seus princípios são: cogestão e autogoverno, práxis política e pedagógica e responsabilização participativa e do controle social 

A autoavaliação, ação transversal no Planejamento Estratégico, é uma oportunidade de avanço na melhoria acadêmica do programa e na sua consolidação internacional. 

O Planejamento Estratégico do PPGE visará vários objetivos que são comuns ao PLANES da Unicamp. Além desses, pretende ampliar, fortalecer e consolidar sua inserção internacional, ampliar os processos de avaliação docente e discente, além de conhecer os percursos formativos e as trajetórias profissionais de egressos do programa, conforme explicitado. Os temas relativos à avaliação discente e a egressos estão detalhados no projeto de Autoavaliação, item 1.4. deste Relatório.  e detalhado nos itens a seguir.

 

1.Política sistemática de avaliação docente

O PPGE/Unicamp, desde os anos 1990, já vem adotando uma política sistemática de avaliação docente, mediante credenciamento, acompanhamento e recredenciamento de docentes do programa. Em 2012, esta política de avaliação toma corpo mais orgânico. Uma característica importante da política de avaliação no PPGE é a promoção de uma cultura de avaliação que valoriza as dimensões formativa e coletiva; ou seja, uma cultura de avaliação baseada na ideia de que as contribuições individuais são fundamentais para participação no coletivo. 

Nesse sentido, o acompanhamento da atuação dos docentes no programa de pós-graduação e da produção acadêmica deles vai além do estabelecimento de uma dinâmica seletiva (e excludente) de acesso e de permanência no programa sustentada por indicadores apenas quantitativos. O resultado mais positivo dessa política, hoje bastante claro, é a gradual apropriação, por parte dos docentes, de valores e de procedimentos de avaliação entendidos como parte da participação deles em um projeto coletivo - o PPGE da Unicamp.

Mais recentemente, debruçou-se sobre a avaliação específica da dinâmica curricular formativa – as disciplinas e as atividades de orientação/pesquisa. No primeiro semestre de 2020, foi aplicado um questionário, por meio digital, aos docentes para que avaliassem as disciplinas que haviam ministrado naquele semestre. O questionário, com questões abertas, foi elaborado por um grupo especial instituído no âmbito do Comissão de Pós-Graduação, incluindo discentes. Com base nas respostas obtidas por esse questionário aberto, o grupo elaborou um novo questionário de questões fechadas e o aplicou aos docentes que ministraram disciplinas no segundo semestre de 2020. Ainda que os motivos que motivaram a elaboração e aplicação deste questionário digital estivessem associados à crise sanitária da Covid-19 e, em consequência, à adoção do ensino remoto emergencial na pós-graduação, os seus resultados evidenciaram a importância de sua aplicação sistemática entre os docentes. A ainda relativa resistência por parte dos docentes em responder o questionário sobre o desenvolvimento de suas disciplinas evidencia a oportunidade da institucionalização desse instrumento inclusive como parte do processo de acompanhamento e de avaliação do ensino na pós-graduação e do fortalecimento de uma cultura de avaliação formativa e coletiva. Bem como também deixa ver que a cultura da avaliação está em construção e não consolidada, ou seja, há muito ainda que se investir nessa direção.

Quanto à comunicação entre docentes e coordenação do PPGE, destacamos o seu aprimoramento contínuo nos últimos anos, muito favorecido pela reformulação do Programa, organizando-se, desde 2010, em Linhas de Pesquisa. Atualmente, as coordenações das Linhas de Pesquisa do programa têm contribuído para facilitar essa comunicação de mão dupla: levar as demandas da coordenação do Programa aos docentes integrantes de suas respectivas linhas como trazer desses colegas as suas demandas e sugestões em relação ao Programa. Essa comunicação, hoje mais descentralizada e participativa, que conta com as coordenações de Linhas como canais de verbalização de demandas, têm conferido tanto maior agilidade ao cotidiano do Programa como um acompanhamento mais próximo dos docentes, o que, sem dúvida, têm efeitos no processo mais amplo de avaliação.

Neste contexto, a avaliação docente deverá ser dimensionada em três frentes: ensino, pesquisa e orientação.

Responsáveis:

Estará sob responsabilidade da coordenação do PPGE e contará com a contribuição de docentes e discentes da Comissão de Pós-Graduação.

Estratégias de Ação:

  1. Discussão e aprimoramento da proposta junto à CPG e à APG;
  2. Elaboração, análise e aprimoramento dos instrumentos de avaliação docente.
  3. Sistematização dos dados e apresentação pública ao conjunto de docentes do PPGE.
  4. Projeção de ações futuras coletivamente. 
  5. Análise conjunta de todas as informações coletadas.
  6. Requalificação da Secretaria do PPGE-Unicamp para trabalhar com a avaliação.

Meta 1: Avaliar, qualitativamente, o trabalho de 100% dos docentes do PPGE.

Indicadores: Ensino: abordagem da disciplina e contribuição para a formação; relação entre docentes e discentes; relação com a Linha de Pesquisa. Pesquisa: contribuição para a totalidade do PPGE; relação com a formação dos orientandos. Orientação: dilemas, soluções e experiências exitosas para serem partilhadas coletivamente. 

Avaliação: as ações e objetivos do projeto serão avaliados semestralmente.

 

2. Formação dos pesquisadores para a docência 

Objetivos: Discutir os desafios da docência universitária e estimular metodologias participativas como recursos à formação crítica e cidadã dos estudantes. Compartilhar experiências inovadoras das práticas pedagógicas e que permitam a explicitação das concepções de educação e docência envolvidas. Estabelecer interfaces com as atividades de ensino da graduação  

Atores envolvidos: professores e estudantes da Pós-Graduação, Coordenadores da Pós Graduação e da Graduação, Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem da Pró Reitoria de Graduação da UNICAMP, convidados externos

Estratégias de ação:  Roda de conversa com experts da pedagogia universitária e instâncias institucionais sobre ampliação dos lugares de aprendizagens sobre a docência para além das atividades do Programa PED/PAD; Estudos sobre a criação de disciplina sobre Didática da educação superior ; realização de webnários sobre o tema envolvendo outros programas; realização de oficinas de trabalho ; demandas de apoio ao EA 2.

Metas: 25 % dos estudantes ingressantes envolvidos em disciplina especifica e nos programas PED por ano; 10% dos docentes matriculados em pelo menos uma atividade formativa 

Indicadores: matriculas realizadas; produção de material didático inovador ; narrativas dos participantes 

Prazo: 4 anos

 

3.Ampliação da Inserção Internacional de estudantes e professores do PPGE/Unicamp. 

A internacionalização tem sido foco de discussões, por vezes polarizadas, relativas, por exemplo, à contribuição da área da educação para enfrentar os problemas educacionais brasileiros ou tematizando qual seria o impacto do trabalho intelectual na sociedade.

Em outras dimensões, está perpassada pela interlocução da produção acadêmica, e pela possibilidade de criarmos alternativas à hegemonia da língua inglesa, e por que e para quem fazemos pesquisa e, especialmente, publicamos seus processos e resultados. É fato que tal discussão está atravessada pela responsabilidade social dos pesquisadores no campo da educação.

A inserção do PPGE no CAPES-PRINT ampliou o leque de ações de internacionalização, analisando as potencialidades, via Linhas de Pesquisa, em colocar a pesquisa/pesquisadores em debate com diferentes pesquisas/pesquisadores. Em trabalho conjunto, entre-Linhas de Pesquisa, escolhemos quais os interlocutores privilegiados e problematizaremos a ênfase, que tem sido consensada na área, de pensar nos problemas nacionais e nos regionais com países com os quais temos problemas sociais e educacionais semelhantes. 

Tanto a comissão do CAPES-Print, quanto a Comissão de Internacionalização do PPGE/Unicamp têm cuidado de implementar medidas de valorização e seleção de atividades de internacionalização, especialmente a partir de Editais de financiamento internos ao PROGRAMA quanto aqueles divulgados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp ou Divisão de Relações Internacionais da universidade. 

Responsáveis: Comissão coordenadora dos Projetos  CAPES-Print e Comissão de Internacionalização, assessoras da CPG- PPGE/Unicamp.

Público: docentes permanentes e discentes.

 

Meta 1: Estabelecer projetos de internacionalização coletivos, organizados por Linhas de Pesquisa.

Meta 2 : Articular, institucionalmente, na Unicamp para participar de ações e projetos de internacionalização mais amplos e contribuam para fortalecer a universidade nos seus propósitos e objetivos dentro deste tema.

Indicadores: 

  1. Presença e engajamento dos grupos de pesquisa;
  2. Acordos de colaboração acadêmica em redes coletivas de pesquisa.
  3. Publicações conjuntas com pesquisadores (docentes ou discentes) estrangeiros; 
  4. Obtenção de financiamento em agência nacionais e internacionais;
  5. Cotutelas;
  6. Orientação partilhada;
  7. Publicação docente de, ao menos, dois artigos em revistas internacionais no período e participação ao menos de um projeto coletivo com colaboração internacional.
  8. Participação dos estudantes do PPGE em estágios sanduíches e em intercâmbios de pesquisa com outros centros de pesquisa e de pós-graduação do exterior.
  9. Novos bolsistas Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

Avaliação: as ações e objetivos do projeto serão avaliadas bienalmente