Processo de Formação
ALUNO INGRESSANTE
A primeira matrícula do aluno no curso deverá ser efetuada na secretaria de Pós-Graduação. Nos períodos subsequentes a matrícula será renovada automaticamente pela DAC nos prazos estabelecidos pelo calendário escolar.
MATRÍCULA EM DISCIPLINAS
A matrícula deverá ser efetuada semestralmente via web no site da DAC.
É de total responsabilidade do aluno a matrícula em disciplinas nos períodos definidos pelo calendário acadêmico, não cabendo apelação quando não o fizer.
ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA
É um recurso através do qual o aluno pode incluir e/ou excluir disciplinas, sem que ela venha a constar em seu histórico escolar.
A alteração de matrícula deverá ser feita via web, no site da DAC, nos prazos definidos pelo calendário escolar.
DESISTÊNCIA DE MATRÍCULA
É um recurso utilizado pelo aluno para cancelar disciplinas, após o prazo de alteração. Esse cancelamento constará do histórico escolar do aluno, mas não interferirá no cálculo de seu CR (coeficiente de rendimento).
O cancelamento de matrícula deverá ser efetuado via web, no site da DAC, nos prazos definidos pelo calendário escolar.
TRANCAMENTO
De acordo com o Regimento, o aluno poderá - por motivos excepcionais e com a concordância do orientador e aprovação da CPG - efetuar até dois trancamentos de matrícula, consecutivos ou não. O tempo de integralização remanescente no momento de solicitação de cada licença deverá ser igual ou superior à duração da licença solicitada.
O trancamento deverá ser solicitado na secretaria de Pós-Graduação, através de formulário próprio, e deverá ser aprovado pela CPG.
CONVALIDAÇÃO
Disciplinas de pós-graduação cursadas anteriormente ao ingresso no curso poderão ser convalidadas.
As normas de convalidação estão dispostas no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação, CAPÍTULO VII, “Do aproveitamento de estudos”.
Matrícula
Em termos das atividades de formação, cada área de concentração oferece um conjunto de Disciplinas relacionadas com sua área da saber; um conjunto de Seminários destinados à abordagem de temas emergentes de pesquisa; e Atividades Programadas de Pesquisa, desenvolvidas coletivamente no interior dos grupos de pesquisa.
Para ingressantes até 2017, o estudante de mestrado ou doutorado deve cumprir 12 créditos em Disciplinas e/ou Seminários, além de 06 créditos em Atividades Programadas de Pesquisa.
A partir de 2018, o estudante de mestrado ou doutorado deve cumprir 16 créditos em Disciplinas e/ou Seminários, além de 08 créditos em Atividades Programadas de Pesquisa.
O programa não trabalha com a categoria de disciplinas obrigatórias. Dentre o leque de Disciplinas e Seminários ofertados pelas áreas de concentração, o pós-graduando elege, acompanhado por seu orientador, aqueles que julgue importantes para sua formação e para fornecer elementos para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa. Há um estímulo dos orientadores para que o pós-graduando não se restrinja às Disciplinas/Seminários de sua área de concentração, mas frequente também atividades das outras áreas. A exceção é para as Atividades Programadas de Pesquisa, que deverão ser cumpridas no grupo de pesquisa ao qual seu projeto está vinculado.
Para ingressantes até 2017, o Programa define como prazos máximos de integralização: 36 meses para o mestrado e 60 meses para o doutorado. É importante destacar que, de acordo com o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unicamp, nenhuma prorrogação de prazo de integralização pode ser concedida.
Atualmente, o Mestrado tem duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 30 (trinta) meses e o Doutorado tem duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 52 (cinquenta e dois) meses.
Dúvidas Frequentes
As disciplinas, seminários e outras atividades são anuais ou semestrais?
As disciplinas, seminários e atividades programadas de pesquisa são semestrais.
Quanto vale cada crédito?
Cada unidade de crédito equivale a 1 hora de atividades teóricas e práticas, desenvolvidas ao longo de 15 semanas.
Quais são as disciplinas obrigatórias?
Não existem disciplinas obrigatórias, cabendo ao aluno, com o acompanhamento e concordância de seu orientador, escolher dentre as disciplinas oferecidas aquelas que forem do seu interesse em função do trabalho de pesquisa.
Como e quando é realizado o exame de proficiência em Língua Estrangeira?
O exame de proficiência em Língua Estrangeira será de uma língua para o Mestrado e duas para o Doutorado, devendo ser realizado em data estipulada pela CPG, no semestre de ingresso do aluno no programa. Em caso de reprovação, o candidato tem uma segunda oportunidade de realização do exame no ano seguinte ao seu ingresso no programa.