Defesa de Dissertação e Exemplar final

Prezado(a) aluno(a), aqui você encontrará informações importantes para solicitação de defesas de teses e dissertações.

Leia com atenção as informações disponibilizadas em cada aba, caso tenha dúvidas entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação: educacao@unicamp.br.

Requisitos para defesa

📝 Para solicitar a defesa do Mestrado Profissional o/a estudante deve ter cumprido cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ter realizado o Exame de Qualificação;
  • Ter cumprido todos os créditos necessários para o curso, de acordo com catálogo vigente no ano de ingresso;
  • Ter sido aprovada/o em exame de Proficiência de língua estrangeira – 1 (um) idioma para o Mestrado Profissional;
  • Estar com a dissertação pronta para a defesa;
  • Não possuir pendência de documentos pessoais junto à DAC;
  • Ter indicado opção de declaração de ética no SIGA, aprovada pelo/a orientador/a. Acesse as orientações de preenchimento.
  • Realizar upload do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando necessário.

Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais (CEP-CHS)

✉️ email: cepchs@unicamp.br

Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação – DETIC
Comitê de Ética em Pesquisa – CEP

📞 Telefones: (19) 3521-6836; (19) 3521-8936; (19) 3521-7187
📍 Rua Saturnino de Brito, 45
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Distrito de Barão Geraldo – Campinas, SP – CEP 13.083-889

Caso haja pendências no SIGA/DAC informar à Secretaria de Pós-Graduação: educacao@unicamp.br

Composição da Banca Examinadora

Recomenda-se a leitura atenta das ORIENTAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DE COMISSÕES EXAMINADORAS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÕES E TESES, de acordo com o Capítulo V da Deliberação CONSU-A-10/2015.

Composição das bancas de Mestrado Profissional:

👥 A Comissão Examinadora de 3 membros poderá ser composta: 

👉 pela/o Orientador/a, um membro interno e um membro externo; ou

👉 pela/o Orientador/a e dois membros externos.

👥 Comissão Examinadora com mais de três membros será composta:

👉 excluído o Orientador, o número de membros externos deverá ser pelo menos igual ao número dos membros internos; ou

👉 pelo Orientador e demais membros externos.

⚠️ Importante: Será necessário indicar dois membros suplentes, sendo pelo menos um externo.

Informações importantes para as defesas de Mestrado Profissional

👉 Caso a/o membro externo (titular e suplente) não seja encontrado na busca do SIGA/DAC, deve ser encaminhado o mini currículo para educacao@unicamp.br: clique aqui.

👉 O/A coorientador/a não poderá participar como membro da Banca Examinadora.

👉 Para o Mestrado Profissional: membros com qualquer tipo de vínculo com a Faculdade de Educação são consideradas/os membros internos, por exemplo: Professores ou Pesquisadores Colaboradores Voluntários, Professores aposentados pela Unicamp, Pesquisadores de Pós-Doutorado.

👉 Só poderão compor Comissões Examinadoras de dissertação de mestrado profissional, os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com a/o aluna/o, sua/seu orientador/a e outros membros da Comissão, conforme INFORMAÇÃO CCPG/003/2015.

Agendamento de Defesa

1º passo: Verificação de similaridade textual

📅 Prazo: até 45 dias corridos antes da data da defesa

Antes de solicitar a defesa no SIGA, é obrigatório enviar o arquivo completo da Tese ou Dissertação para verificação de similaridade textual, conforme a Instrução Normativa CCPG Nº 3/2021.
Essa exigência está prevista na Resolução CPG/FE Nº 01/2021, em vigor desde 24/04/2024.

📄 O texto deve estar em formato PDF e ser enviado por meio do formulário eletrônico:
👉 [Clique aqui para acessar o formulário]

2º passo: Agendamento da defesa no SIGA

📅 Prazo: até 40 dias corridos antes da data da defesa

O agendamento deve ser feito no SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica), pelo site da DAC:
👉 [Clique aqui para acessar o SIGA]
👉 [Clique aqui para acessar o tutorial do SIGA]

Essa etapa segue a Instrução Normativa CPG Nº 01/2023, com base no Art. 40, §7º e §8º do Regimento Geral de Pós-Graduação, que trata das defesas e exames de qualificação.

⚠️ Recomendamos que o agendamento seja feito com antecedência, para evitar contratempos caso o sistema apresente instabilidades.

⚠️ O sistema SIGA aceita exclusivamente arquivos no formato PDF-A.

3º passo: Solicitação de suporte para videoconferência (exclusivo para participação de membros da Comissão Examinadora)

📅 Prazo: até 30 dias corridos antes da data da defesa

Se houver participação de membros da Comissão Examinadora por videoconferência, o suporte técnico nas salas da FE deve ser solicitado com antecedência.

🔸 Esse agendamento é de responsabilidade do(a) aluno(a) e do orientador(a).
🔸 Deve ser feito com no mínimo 30 dias corridos antes da defesa.
🔸 Segue também as orientações da Instrução Normativa CPG Nº 01/2023.

📌 Consulte as orientações da Educação a Distância da FE para esse agendamento:
👉 https://www.fe.unicamp.br/a-fe/ead/solicitacao

Exemplar Final

📅 Prazo:

O exemplar deve ser inserido no SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica da DAC,  até 60 dias após a Defesa.

⚠️ Importante: diploma será emitido somente após a aprovação da versão final pela PRPG.

Fluxo de envio da versão final:

Fluxo versão final

📝 Formatação:

A formatação do exemplar final de tese/dissertação deve seguir as orientações abaixo:

INSTRUÇÃO NORMATIVA CCPG Nº 002/2021

Verifique com atenção a formatação das páginas iniciais obrigatórias do exemplar final, de acordo com seu nível de curso:

Modelo de Páginas iniciais obrigatórias (Mestrado e Doutorado) – Clique aqui

📄 Ficha Catalográfica:

A ficha catalográfica deve ser incluída na versão final da dissertação ou tese.

👉 Para solicitar, preencha o formulário disponível no link abaixo. A Biblioteca da FE enviará a ficha em até 4 dias úteis:
[Clique aqui para acessar o formulário]

⚠️ Importante: A área de concentração informada no pedido deve ser exatamente igual à que aparece no seu histórico escolar. Verifique essa informação antes de enviar a solicitação.

REDU – Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp

👉 Acesse em https://redu.unicamp.br/: plataforma oficial da Unicamp usada para guardar, preservar, compartilhar, reutilizar e garantir a reprodutibilidade dos dados de pesquisa produzidos na Universidade.

👉 Caso os dados não estejam no REDU, é obrigatório preencher os metadados indicando onde esses dados estão armazenados.

 

❗ A inclusão do DOI será obrigatória no SIGA nas seguintes situações:

📝 Dissertações de Mestrado: obrigatória para homologações a partir de 1º de agosto de 2025.

 

⚠️ IMPORTANTE: As defesas de Mestrado Profissional só serão homologadas se o DOI (Identificador de Objeto Digital) estiver corretamente registrado no sistema.

👉 O sistema SIGA aceita exclusivamente arquivos no formato PDF-A.

Clique aqui para acessar o Tutorial REDU

Clique aqui para acessar o FAQ REDU

Impressão do Exemplar Final (opcional)

📕 Caso o aluno tenha interesse em obter exemplares impressos, deverá observar os procedimentos a seguir:

👉 Após a homologação da dissertação ou tese, acessar o link abaixo para visualizar as opções de materiais gráficos para teses/dissertações:

🌐 https://grafica.dga.unicamp.br/teses-g21

👉 Clicar em “+Detalhes” para visualizar os valores de acordo com o modelo e a quantidade desejada:

+ Detalhes

👉 Escolher o modelo e a quantidade, visualizar o valor e efetuar o pagamento via pix nos dados abaixo:

Dados pix

⚠️ ATENÇÃO! O aluno não conseguirá completar a compra, pois a efetivação será feita pela Faculdade de Educação!

👉 Após o pagamento:

  • enviar um e-mail para educacao@unicamp.br, com o assunto “IMPRESSÃO DO EXEMPLAR FINAL”;
    informar os dados do pedido (print dos detalhes do pedido);
  • anexar o comprovante de pagamento anexo;
  • anexar o PDF da tese/dissertação

👉 Quando a impressão do exemplar ficar pronta o aluno receberá um e-mail solicitando a retirada na Gráfica.

⚠️ IMPORTANTE! É responsabilidade do aluno o pagamento antecipado e a retirada do exemplar na própria gráfica.
Endereço: Rua Josué de Castro, 80 – Próximo ao Banco do Brasil.