REQUISITOS PARA A DEFESA
Para solicitar a defesa do Mestrado Profissional o aluno deve ter cumprido cumulativamente os seguintes requisitos:
- Ter realizado o Exame de Qualificação;
- Ter cumprido todos os créditos necessários para o curso, de acordo com catálogo vigente no ano de ingresso;
- Ter sido aprovado em exame de Proficiência de língua estrangeira (01 idioma para o Mestrado e 02 para Doutorado)
- Estar com a dissertação/tese pronta para a defesa; e
- Não possuir pendência de documentos pessoais junto à DAC.
-
Ter indicado opção de declaração de ética no SIGA, aprovada pelo orientador. Acesse as orientações de preenchimento.
-
Realizar upload do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando necessário.
Caso haja pendências no SIGA/DAC informar à Secretaria de Pós-Graduação através do e-mail: meprof@unicamp.br
COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA
A Banca Examinadora deverá ser assim composta:
A Comissão Examinadora de 3 membros poderá ser composta: pelo Orientador, um membro interno e um membro externo; ou pelo Orientador e dois membros externos.
Comissão Examinadora com mais de três membros será composta: excluído o Orientador, o número de membros externos deverá ser pelo menos igual ao número dos membros internos; ou
pelo Orientador e demais membros externos.
Será necessário indicar dois membros suplentes, sendo pelo menos um externo.
Para mais informações sobre composição de banca, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO:
1) Deverá ser anexado como documento no SIGA/DAC o mini-currículo de todos os membros externos (titulares e suplentes) - Para baixar o modelo do mini-currículo CLIQUE AQUI;
2) O coorientador não poderá participar como membro da Banca;
3) Membros com qualquer tipo de vínculo com a Unicamp são considerados membros internos, por exemplo: Professores ou Pesquisadores Colaboradores Voluntários, Professores aposentados pela Unicamp, Pesquisadores de Pós-Doutorado;
4) Só poderão compor Comissões Examinadoras de dissertação do Mestrado Profissional , os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão. Vide orientação da PRPG sobre composição das bancas. Para acessar CLIQUE AQUI;
5) Recomenda-se a leitura atenta do Capítulo V da Deliberação CONSU-A-10/2015, de 11/08/2015 - Para acessar CLIQUE AQUI.
AGENDAMENTO DA DEFESA
ATENÇÃO!!!
Antes de solicitar a defesa no SIGA, é obrigatória a submissão do arquivo da Dissertação para a verificação de similaridade textual (em atendimento à normativa CCPG 03/2021):
Resolução CPG/FE No 01/2021 - aprovada pelas instâncias da FE. Em vigor a partir de 24/04/2024.
>> A submissão do texto completo em formato pdf será realizada por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado no portal da Biblioteca da FE (clique aqui para acessar o formulário), com 45 dias corridos de antecedência da data prevista para a realização da defesa (prazo para agendamento da defesa no SIGA).
>> O agendamento da defesa deve ser finalizado no SIGA/DAC, no mínimo, com 40 dias de antecedência*.
>> Recomendamos a observação de uma margem de segurança quanto ao prazo de solicitação, evitando-se prejuízos por conta de eventuais problemas no sistema.
>> Para iniciar a solicitação da defesa, CLIQUE AQUI para acessar o SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica no site da DAC.
>> CLIQUE AQUI para acessar o tutorial do SIGA.
>> Orientações quanto à realização de Exames de Qualificação e defesas de Dissertações e Teses, de acordo com o Artigo 40, § 7o e § 8o do Regimento Geral de Pós-Graduação:
INSTRUÇÃO NORMATIVA CPG 01/2023
DEFESAS POR VIDECONFERÊNCIA
De acordo com o Artigo 40, § 7º da Deliberação CONSU-A-10/2015, na sessão pública de defesa, além do aluno, deverá estar presente, a maioria dos membros da Comissão Examinadora, incluído o Presidente. A critério da Comissão de Pós-Graduação – CPG, os demais membros, poderão participar por videoconferência.
O agendamento das salas de videoconferência da FE, é de total responsabilidade do aluno e seu orientador e deve ser realizado com, no mínimo, 30 dias úteis antes da data da defesa.
Vide orientações específicas do setor de Educação à Distância da FE:
https://www.fe.unicamp.br/ead/solicitacao
EXEMPLAR FINAL
PRAZO
O exemplar deve ser inserido no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica da DAC, até 60 dias após a Defesa.
FORMATAÇÃO
A formatação do exemplar final da dissertação deve seguir as orientações abaixo:
Verifique com atenção a formatação das páginas iniciais obrigatórias do exemplar final, de acordo com seu nível de curso:
FICHA CATALOGRÁFICA
O exemplar final deve, também, conter a ficha catalográfica, que deverá ser solicitada à Biblioteca da FE, através do website da Biblioteca Central.
A Biblioteca da FE enviará a ficha em até 48 horas úteis.
(Obs.: A área de concentração deve ser IDÊNTICA ao histórico escolar. Confira a seu histórico escolar antes de solicitar a ficha catalográfica à biblioteca).
O exemplar deve ser inserido no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica da DAC, até 60 dias após a Defesa.
Importante: o diploma será emitido somente após a aprovação da versão final pela PRPG.
Fluxo de envio da versão final:
IMPRESSÃO DA VERSÃO FINAL (opcional)
Caso o aluno tenha interesse em obter exemplares impressos, deverá observar os procedimentos a seguir:
Após a homologação da dissertação ou tese, solicitar a impressão dos exemplares através do e-mail para educacao@unicamp.br c/ Assunto – Solicitação de Serviços Gráficos. Informar no e-mail: Número de cópias, quantidade de páginas totais da tese/dissertação, especificar quais são as páginas coloridas da tese/dissertação.
Efetuar o depósito correspondente à impressão. De acordo com a Gráfica da Unicamp, o custo em Reais (R$) de cada exemplar produzido pela gráfica será calculado pela seguinte fórmula:
Custo = (custo fixo R$3,00) + (0,07 x N° de páginas preto/branco) + (0,49 x N° de páginas coloridas). - Valores referentes à impressão frente e verso.
Efetuar depósito bancário para:
Banco do Brasil - 001
Agência – 4203-X
Conta Corrente – 44353-0
Beneficiado: UNICAMP/SERVIÇOS GRÁFICOS
O valor será conferido pela Gráfica da Unicamp. Dúvidas entrar em contato com: orcamento.grafica@dga.unicamp.br