Prezado(a) aluno(a), aqui você encontrará informações importantes para solicitação de defesas de teses e dissertações.
Leia com atenção as informações disponibilizadas em cada aba, caso tenha dúvidas entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação: educacao@unicamp.br.
Requisitos para defesa
Para solicitar a defesa do Mestrado Profissional o/a estudante deve ter cumprido cumulativamente os seguintes requisitos:
- Ter realizado o Exame de Qualificação;
- Ter cumprido todos os créditos necessários para o curso, de acordo com catálogo vigente no ano de ingresso;
- Ter sido aprovada/o em exame de Proficiência de língua estrangeira – 1 (um) idioma para o Mestrado Profissional;
- Estar com a dissertação pronta para a defesa;
- Não possuir pendência de documentos pessoais junto à DAC;
- Ter indicado opção de declaração de ética no SIGA, aprovada pelo/a orientador/a. Acesse as orientações de preenchimento.
- Realizar upload do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando necessário.
Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais (CEP-CHS)
email: cepchs@unicamp.br
Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação – DETIC
Comitê de Ética em Pesquisa – CEP
Telefones: (19) 3521-6836; (19) 3521-8936; (19) 3521-7187
Rua Saturnino de Brito, 45
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Distrito de Barão Geraldo – Campinas, SP – CEP 13.083-889
Caso haja pendências no SIGA/DAC informar à Secretaria de Pós-Graduação: educacao@unicamp.br
Composição da Banca Examinadora
Recomenda-se a leitura atenta das ORIENTAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DE COMISSÕES EXAMINADORAS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÕES E TESES, de acordo com o Capítulo V da Deliberação CONSU-A-10/2015.
A Comissão Examinadora de 3 membros poderá ser composta:
pela/o Orientador/a, um membro interno e um membro externo; ou
pela/o Orientador/a e dois membros externos.
Comissão Examinadora com mais de três membros será composta:
excluído o Orientador, o número de membros externos deverá ser pelo menos igual ao número dos membros internos; ou
pelo Orientador e demais membros externos.
Importante: Será necessário indicar dois membros suplentes, sendo pelo menos um externo.
Informações importantes para as defesas de Mestrado Profissional
Caso a/o membro externo (titular e suplente) não seja encontrado na busca do SIGA/DAC, deve ser encaminhado o mini currículo para educacao@unicamp.br: clique aqui.
O/A coorientador/a não poderá participar como membro da Banca Examinadora.
Para o Mestrado Profissional: membros com qualquer tipo de vínculo com a Faculdade de Educação são consideradas/os membros internos, por exemplo: Professores ou Pesquisadores Colaboradores Voluntários, Professores aposentados pela Unicamp, Pesquisadores de Pós-Doutorado.
Só poderão compor Comissões Examinadoras de dissertação de mestrado profissional, os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com a/o aluna/o, sua/seu orientador/a e outros membros da Comissão, conforme INFORMAÇÃO CCPG/003/2015.
Agendamento de Defesa
1º passo: Verificação de similaridade textual
Prazo: até 45 dias corridos antes da data da defesa
Antes de solicitar a defesa no SIGA, é obrigatório enviar o arquivo completo da Tese ou Dissertação para verificação de similaridade textual, conforme a Instrução Normativa CCPG Nº 3/2021.
Essa exigência está prevista na Resolução CPG/FE Nº 01/2021, em vigor desde 24/04/2024.
O texto deve estar em formato PDF e ser enviado por meio do formulário eletrônico:
[Clique aqui para acessar o formulário]
2º passo: Agendamento da defesa no SIGA
Prazo: até 40 dias corridos antes da data da defesa
O agendamento deve ser feito no SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica), pelo site da DAC:
[Clique aqui para acessar o SIGA]
[Clique aqui para acessar o tutorial do SIGA]
Essa etapa segue a Instrução Normativa CPG Nº 01/2023, com base no Art. 40, §7º e §8º do Regimento Geral de Pós-Graduação, que trata das defesas e exames de qualificação.
Recomendamos que o agendamento seja feito com antecedência, para evitar contratempos caso o sistema apresente instabilidades.
O sistema SIGA aceita exclusivamente arquivos no formato PDF-A.
3º passo: Solicitação de suporte para videoconferência (exclusivo para participação de membros da Comissão Examinadora)
Prazo: até 30 dias corridos antes da data da defesa
Se houver participação de membros da Comissão Examinadora por videoconferência, o suporte técnico nas salas da FE deve ser solicitado com antecedência.
Esse agendamento é de responsabilidade do(a) aluno(a) e do orientador(a).
Deve ser feito com no mínimo 30 dias corridos antes da defesa.
Segue também as orientações da Instrução Normativa CPG Nº 01/2023.
Consulte as orientações da Educação a Distância da FE para esse agendamento:
https://www.fe.unicamp.br/a-fe/ead/solicitacao
Exemplar Final
Prazo:
O exemplar deve ser inserido no SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica da DAC, até 60 dias após a Defesa.
Importante: o diploma será emitido somente após a aprovação da versão final pela PRPG.
Fluxo de envio da versão final:
Formatação:
A formatação do exemplar final de tese/dissertação deve seguir as orientações abaixo:
INSTRUÇÃO NORMATIVA CCPG Nº 002/2021
Verifique com atenção a formatação das páginas iniciais obrigatórias do exemplar final, de acordo com seu nível de curso:
Modelo de Páginas iniciais obrigatórias (Mestrado e Doutorado) – Clique aqui
Ficha Catalográfica:
A ficha catalográfica deve ser incluída na versão final da dissertação ou tese.
Para solicitar, preencha o formulário disponível no link abaixo. A Biblioteca da FE enviará a ficha em até 4 dias úteis:
[Clique aqui para acessar o formulário]
Importante: A área de concentração informada no pedido deve ser exatamente igual à que aparece no seu histórico escolar. Verifique essa informação antes de enviar a solicitação.
REDU – Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp
Acesse em https://redu.unicamp.br/: plataforma oficial da Unicamp usada para guardar, preservar, compartilhar, reutilizar e garantir a reprodutibilidade dos dados de pesquisa produzidos na Universidade.
Caso os dados não estejam no REDU, é obrigatório preencher os metadados indicando onde esses dados estão armazenados.
A inclusão do DOI será obrigatória no SIGA nas seguintes situações:
Dissertações de Mestrado: obrigatória para homologações a partir de 1º de agosto de 2025.
IMPORTANTE: As defesas de Mestrado Profissional só serão homologadas se o DOI (Identificador de Objeto Digital) estiver corretamente registrado no sistema.
O sistema SIGA aceita exclusivamente arquivos no formato PDF-A.
Impressão do Exemplar Final (opcional)
Caso o aluno tenha interesse em obter exemplares impressos, deverá observar os procedimentos a seguir:
Após a homologação da dissertação ou tese, acessar o link abaixo para visualizar as opções de materiais gráficos para teses/dissertações:
https://grafica.dga.unicamp.br/teses-g21
Clicar em “+Detalhes” para visualizar os valores de acordo com o modelo e a quantidade desejada:
Escolher o modelo e a quantidade, visualizar o valor e efetuar o pagamento via pix nos dados abaixo:
ATENÇÃO! O aluno não conseguirá completar a compra, pois a efetivação será feita pela Faculdade de Educação!
Após o pagamento:
- enviar um e-mail para educacao@unicamp.br, com o assunto “IMPRESSÃO DO EXEMPLAR FINAL”;
informar os dados do pedido (print dos detalhes do pedido); - anexar o comprovante de pagamento anexo;
- anexar o PDF da tese/dissertação
Quando a impressão do exemplar ficar pronta o aluno receberá um e-mail solicitando a retirada na Gráfica.
IMPORTANTE! É responsabilidade do aluno o pagamento antecipado e a retirada do exemplar na própria gráfica.
Endereço: Rua Josué de Castro, 80 – Próximo ao Banco do Brasil.