Pós-Graduação

+55 19 3521-5634, +55 19 3521-5573, +55 19 3521-5691
Atualizado em 03/01/2021 - 19:46

Processo de Formação e Matrícula

Processo de Formação
ALUNO INGRESSANTE

A primeira matrícula do aluno no curso deverá ser efetuada na secretaria de Pós-Graduação. 

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

A matrícula deverá ser efetuada semestralmente via web no site da DAC (Diretoria Acadêmica), nos períodos definidos no Calendário Escolar.

ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA

É um recurso através do qual o aluno pode incluir e/ou excluir disciplinas, sem que ela venha a constar em seu histórico escolar.
A alteração de matrícula deverá ser feita via web, no site da DAC, nos prazos definidos pelo Calendário Escolar.

DESISTÊNCIA DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

É um recurso utilizado pelo aluno, após o prazo de alteração. Essa desistência constará do histórico escolar do aluno, mas não interferirá no cálculo de seu CR (coeficiente de rendimento).
A desistência de matrícula em disciplina deverá ser efetuada via web, no site da DAC, nos prazos definidos pelo Calendário Escolar.

TRANCAMENTO DO SEMESTRE

De acordo com o Regimento, o aluno poderá - por motivos excepcionais e com a concordância do orientador e aprovação da CPG - efetuar até dois trancamentos de matrícula durante o curso, consecutivos ou não. 

CONVALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS E/OU IDIOMAS

Disciplinas de pós-graduação cursadas anteriormente ao ingresso no curso poderão ser convalidadas.
As normas de convalidação estão dispostas no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação, CAPÍTULO VII, “Do aproveitamento de estudos”.

 

A carga horária do MP no que tange às disciplinas é composta mediante realização de atividades obrigatórias, que totalizam 360 horas-aula. Os estudantes participarão, obrigatoriamente de todas as disciplinas, sendo que: uma será de Metodologia do trabalho acadêmico, outra do Catálogo Geral de Disciplinas do MP e duas delas poderão ser escolhidas pelo aluno, de acordo com a oferta na Linha, daí ser eletiva. Nas Linhas deverão ser oferecidos também dois módulos de oficinas pedagógicas (I e II) , versando sobre a construção e desenvolvimento dos projetos nas escolas. Para o desenvolvimento da dissertação do mestrado profissional, mais 120 horas destinadas à realização da pesquisa empírica, bem como à elaboração do texto final. A totalização de créditos soma 24.

 

O aproveitamento do estudante de Pós‐Graduação será expresso por um coeficiente de rendimento  (CR) que é a média ponderada dos conceitos obtidos nas atividades cursadas, tomando‐se como peso para  cada uma delas o número de créditos correspondente.    

O Coeficiente de Rendimento será calculado a partir do ingresso do aluno no Programa e  incluirá também os créditos e os conceitos das disciplinas convalidadas cursadas na Unicamp anteriormente  ao ingresso no Programa.    

 O aluno será automaticamente desligado do Programa de Pós‐Graduação nos seguintes casos:  

I ‐ se, a partir do segundo período cursado, obtiver um CR inferior a 2,5.  

II ‐ Se obtiver conceito D ou E em qualquer atividade repetida ou em mais do que uma disciplina;

III ‐  se exceder o prazo máximo estabelecido no Artigo3º do Regulamento (regulamento_do_mp_em_educacao_escolar_-_aprovado_1.pdf);

 IV ‐ se for reprovado duas vezes no Exame de Qualificação;    

V ‐ se for reprovado duas vezes no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, na mesma língua; no  mesmo idioma  

 VI ‐ se desistir e/ou solicitar o abandono justificado de todas as disciplinas nas quais está matriculado  em determinado período;    

VII – Se não atender ao estabelecido no § 4º do Artigo 17 do Regulamento (regulamento_do_mp_em_educacao_escolar_-_aprovado_1.pdf);    

VIII ‐ se tiver desempenho insatisfatório em atividades de pesquisas devidamente atestado pelo  orientador e avalizado pela Comissão de Pós‐Graduação ‐ CPG. 

O aluno que incorrer em uma destas hipóteses, poderá ser readmitido no Curso somente através  de um novo processo de seleção.    

Compete à Diretoria Acadêmica efetuar os cancelamentos e desligamentos de matrícula  aqui referidos.