Eixos Temáticos
Instituições Promotoras
Como Chegar
APRESENTAÇÃO

A matemática tem sido o fantasma a assustar estudantes e pais e, muitas vezes, até professores, gerando problemas cruciais de fracasso escolar na escola brasileira, chegando a ser causa de terror para um bom número de estudantes, mas paradoxalmente goza de grande valorização por parte de pais, estudantes e educadores. É considerado inteligente aquele que consegue ir bem em matemática, sabe fazer contas no papel e tem a tabuada decorada.

Se a matemática é tão importante, porque constatamos tantos fracassos escolares relacionados a essa disciplina? Talvez isso possa ser explicado tanto pela falta de conhecimento por parte do educador sobre a construção das estruturas do conhecimento, como pelo uso de métodos inadequados. O senso comum, via de regra, atribui as diferenças entre os estudantes a aptidões individuais. Estas diferenças se acentuam com a idade, ampliando a distância entre os bem sucedidos e os fracassados. Estar bem informado a respeito das peculiaridades do desenvolvimento psicológico da inteligência da criança ou do adolescente é condição necessária para superar a prática baseada apenas na transmissão de conhecimentos.

"O DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" visa provocar a reflexão sobre a ação do professor, o ensino do algoritmo, os métodos e princípios de ensino, os princípios de ensino e suas implicações sobre a aprendizagem da matemática na escola e sua repercussão na sociedade.

OBJETIVOS

• Reunir professores, estudantes e pesquisadores interessados em ampliar conhecimentos na área da educação matemática.

• Oportunizar discussões a partir da apresentação de pesquisas e relatos de experiência de professores, estudantes de pós-graduação e graduação, de Licenciatura em Matemática, Psicologia, Pedagogia e Educação Básica.

• Fomentar parcerias e ampliar a integração entre os diferentes cursos que investigam essas temáticas ou que atuam na formação de profissionais da educação.