Tamanho da fonte:
O ENSINO DE GEOGRAFIA SEGUNDO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Última alteração: 2016-07-15
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar possíveis aproximações entre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e o Ensino de geografia, buscando discutir o uso dos autores clássicos de geografia e realizar uma síntese dos movimentos didáticos necessários para que o ensino de geografia crítica esteja coerente com a proposta da PHC. Entre as referências utilizadas destaca-se Saviani (2011) na PHC; Moraes (2007) e Moreira (2010) na Geografia. Os resultados apontam para a importância do uso de múltiplas linguagens geográficas no momento da instrumentalização da PHC, na problematização faz-se necessária a historicização dos fatos e o apontamento das contradições históricas; a associação/ relação entre os problemas sociais e/ou ambientais locais aos vivenciados em outras escalas e o posicionamento político do professor perante o problema da realidade abordado.
Palavras-chave
Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de Geografia; Clássicos; Didática
Texto completo:
PDF