Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte: 
A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO : CONTRIBUIÇÕES DO PIBID
Desire Luciane Dominschek Lima

Última alteração: 2016-06-13

Resumo


RESUMO: Está pesquisa está diretamente vinculada ao GT História das Instituições escolares, vinculado ao PIBID ( Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á docência). A  presente pesquisa tem por objetivo investigar o contexto histórico do Colégio Instituto de Educação do Paraná “Professor Erasmo Pilotto”, em Curitiba, com foco no objeto de estudo que é o curso de formação de docentes (magistério) em nível médio. O problema se dá pela preocupação com a qualidade da formação de docentes em nível médio. A importância da pesquisa esta na perspectiva do grupo de trabalho compreender a história da instituição, e principalmente, inserir os alunos bolsistas na pesquisa histórica. Este grupo de trabalho aproxima a discussão sobre o tempo histórico, sobre as fontes sobre os documentos históricos e sua importância na construção da práxis educativa das instituições. A pesquisa envolve o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, tem por base referenciais teóricos  que auxiliam na compreensão do que é instituição escolar e o que são documentos/momentos. Portanto, a pesquisa tem que consta em andamento tem como base teórico metodológica  os seguintes autores: Sanfelice Soares; Facci, Gatti, Severino, Le Goff, Saviani. Nossa analise sobre a instituição escolar tem uma abordagem a partir de fontes primárias que retratem o contexto histórico da escola, sendo elas: documentos oficiais, atas, fotografias. A pesquisa de campo também conta com entrevistas semi – estruturadas com profissionais que atuam e atuaram na escola, sendo: Diretores, pedagogos, professores e funcionários. Como resultados parciais indicamos que esta pesquisa que consta em andamento, fortalece o conhecimento dos bolsistas pibidianos sobre uma instituição que é centenária na formação de professores em nível médio no Paraná, e também amplia o debate e discussão sobre o fazer histórico e os caminhos da história da educação na formação docente, caminho este que carece de novos pesquisadores. Formar novos pesquisadores na abordagem da história da educação é um dos objetivos primordiais do projeto PIBID pedagogia, entendemos que o espaço da sala de aula é muito importante para a formação do professor e o GT o movimento da pesquisa histórica ao espaço docente. 


Palavras-chave


PIBID, História da Instituição Escolar, Instituto de Educação do Paraná

Texto completo: PDF