Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte: 
ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA: INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO E O INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS BRASILEIROS (ISEB) NA DÉCADA DE 1950.
Cleber Ferreira Santos, Thyellis César Santos Santana

Última alteração: 2016-07-06

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo apresentar o papel dos intelectuais do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) na preservação da memória do instituto, que corroborou para o delineamento entre educação, cultura e política na década de 1950. Assim, atentando-se para a relação entre o intelectual e a circulação de representações, buscou-se neste artigo abordar de que forma o ISEB foi associado a um ideário educacional, tendo como consequência a preservação da memória do instituto.  Para tanto, ancorou-se o presente trabalho, em alguns teóricos, como Jean François Sirinelli (2003), que discorre a cerca do conceito de intelectual, Pierre Nora (1993), no que tange a problemática dos lugares de memória, Maurice Halbawachs (1990), sobre memória coletiva, Le Goff (1990) sobre história, e Roger Chartier tangenciando em torno das representações, na tentativa de criarmos um referencial teórico-metodológico adequado para a construção da presente pesquisa.


Texto completo: PDF