Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE GEOGRAFIA SEGUNDO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Taís Pastoriza, Kátia Regina Moreno Caiado Caiado

Última alteração: 2016-07-15

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo realizar possíveis aproximações entre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e o Ensino de geografia, buscando discutir o uso dos autores clássicos de geografia e realizar uma síntese dos movimentos didáticos necessários para que o ensino de geografia crítica esteja coerente com a proposta da PHC. Entre as referências utilizadas destaca-se Saviani (2011) na PHC; Moraes (2007) e Moreira (2010) na Geografia. Os resultados apontam para a importância do uso de múltiplas linguagens geográficas no momento da instrumentalização da PHC, na problematização faz-se necessária a historicização dos fatos e o apontamento das contradições históricas; a associação/ relação entre os problemas sociais e/ou ambientais locais aos vivenciados em outras escalas e o posicionamento político do professor perante o problema da realidade abordado.

Palavras-chave


Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de Geografia; Clássicos; Didática

Texto completo: PDF