Os convênios são acordos formais assinados entre a Unicamp e instituições públicas ou privadas para a realização de objetivos de interesse comum. Os termos aditivos são instrumentos utilizados no meio jurídico para um novo contrato onde constam as modificações feitas a um contrato anterior. Os convênios e termos aditivos são regidos pela Deliberação CONSU-A-016/2022.
Os convênios se classificam em nacionais e internacionais. Os convênios internacionais podem ser firmados por prazo indeterminado, a depender do interesse das instituições parceiras. Os convênios nacionais, bem como os termos aditivos nacionais e internacionais, têm validade de, no máximo, 5 anos.
Os convênios e os termos aditivos que envolvem recursos financeiros devem contar com a interveniência administrativa da Funcamp. Os convênios e os termos aditivos são instrumentos firmados pela Reitoria e as instituições parceiras, sob responsabilidade do docente executor e seu substituto.
É do interesse da Universidade estabelecer convênios, contratos e instrumentos correlatos com órgãos públicos e privados para beneficiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A execução destes instrumentos onera direta ou indiretamente vários setores da Universidade. Portanto, é necessário ressarcir a Universidade pelos custos adicionados a esses setores. O ressarcimento dos custos indiretos oriundos de convênios, contratos e instrumentos correlatos estão regulados pela Resolução GR-036/2008.
Convênios Vigentes
Convênios Nacionais
Convênios Nacionais
Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Unicamp, com interveniência administrativa da Funcamp
Objeto: Coordenação e fornecimento de subsídios teóricos e práticos para a construção e implementação do programa “Entrenós: convivência ética e democrática nas escolas e na sociedade” e contribuição para estudos e pesquisas voltados a melhoria da qualidade da convivência escolar e ao desenvolvimento de modelos de transformação pessoal e coletiva em larga escala para escolas públicas.
Executores: Telma Pileggi Vinha, Juliana Cristina Biason De C. Correa
Nº Processo: 19-P-14484/2024
Início Vigência: 17/06/2024
Término Vigência: 16/06/2029
Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (ES) e a Unicamp, com interveniência administrativa da Funcamp
Objeto: Coordenação e fornecimento de subsídios teóricos e práticos para a construção e implementação do Programa “EntreNós: convivência ética e democrática nas escola e na sociedade” para melhoria da qualidade das relações interpessoais nas escolas, enfrentamento das desigualdades e formação cidadã; e contribuição para estudos e pesquisas voltados à melhoria da qualidade da convivência escolar e ao desenvolvimento de modelos de transformação pessoal e coletiva em larga escala para escolas públicas.
Executores: Telma Pileggi Vinha, Juliana Cristina Biason De C Correa
Nº Processo: 19-P-14377/2024
Início Vigência: 27/06/2024
Término Vigência: 26/06/2029
Acordo de Cooperação Técnica entre a Unicamp e o Ministério Público do Trabalho (MPT)
Objeto: Estabelecer mecanismos de cooperação entre as partes, visando ao lançamento de aplicativo e website sobre Violência, Discriminação e Assédio no trabalho, com o fim de aumentar os esforços institucionais dos envolvidos, por meio de ferramentas pedagógicas, teóricas, práticas, promoção de estudos, projetos, avaliações e diagnósticos, além de execuções de programas de trabalho, visando à prevenção e combate à violência, discriminação e assédio no trabalho.
Executores: Jose Roberto Montes Heloani, Evaldo Piolli, Silvia Maria Santiago
Nº Processo: 19-P-14282/2024
Início Vigência: 26/06/2024
Término Vigência: 25/06/2029
Convênio entre a Unicamp e a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais, com interveniência da Funcamp
Objeto: Assessoria e formação de profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Batatais, por meio do oferecimento de curso promovido pela Faculdade de Educação da Unicamp (FE), por meio da Escola de Extensão da Unicamp.
Executores: Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Alessandra Aparecida Viveiro
Nº Processo: 19-P-25971/2023
Início Vigência: 04/01/2024
Término Vigência: 03/07/2025
Termo Aditivo nº 44 ao Convênio entre a Unicamp e a Funcamp
Objeto: Administrar e gerir recursos do Projeto de Ensino e Extensão “Encontro Nacional de Professores de Programa de Educação Pré-Escolar – PROEPRE” – 2023-2028.
Executores: Telma Pileggi Vinha, Rene Jose Trentin Silveira
Nº Processo: 19-P-35213/2023
Início Vigência: 14/09/2023
Término Vigência: 13/09/2028
Termo Aditivo nº 56 ao Convênio entre a Unicamp e a Funcamp
Objeto: Execução do Projeto de Pesquisa e Extensão intitulado “Revistas e Cadernos da Faculdade de Educação”.
Executores: Debora Cristina Jeffrey, Guilherme do Val Toledo Prado
Nº Processo: 19-P-35122/2023
Início Vigência: 14/09/2023
Término Vigência: 13/09/2028
Convênio de Cooperação entre a Unicamp e a Associação de Leitura do Brasil (ALB)
Objeto: Convênio para ampla cooperação entre as partícipes, com a finalidade de desenvolver ações em parceria para a realização de seminários, colóquios, ciclos de estudos, conferências, eventos acadêmicos, publicações e pesquisas na intersecção da Educação e Cultura sob os mais diversos aspectos.
Executores: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Nº Processo: 19-P-50052/2022
Início Vigência: 14/06/2023
Término Vigência: 13/06/2028
Termo Aditivo nº 03 ao Termo de Cooperação celebrado entre o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Unicamp
Objeto: Execução do Plano de Trabalho intitulado “Direitos à educação em territórios rurais do Estado de São Paulo: subsídios para as ações do Ministério Público Paulista”.
Executores: Fabiana de Cassia Rodrigues
Nº Processo: 19-P-18464/2022
Início Vigência: 31/05/2022
Término Vigência: 20/10/2025
Convênios Internacionais
Alemanha
Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Unicamp e a Universidade de Siegen (Alemanha)
Objeto: Fomentar a cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisa em comuns e/ou o intercâmbio de professores docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação (com o reconhecimento mútuo dos cursos universidade parceira) membros técnico-administrativos de cada instituição.
Executores: Rogério Adolfo de Moura, Antonio Carlos Rodrigues Amorim
Nº Processo: 19-P-19785/2013
Início Vigência: 06/08/2013
Término Vigência: Indeterminado
Argentina
Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional entre a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Nacional do Nordeste – UNNE
Objeto: Fomentar a cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisa em comum e/ou o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, com o reconhecimento mútuo dos cursos realizados na universidade parceira, e membros técnico-administrativos de cada instituição.
Executores: Heloisa Andreia de Matos Lins, Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
Nº Processo: 19-P-24660/2019
Início Vigência: 10/03/2025
Término Vigência: 10/03/2030
Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Unicamp, a Universidad de Buenos Aires e a Universidade de Passo Fundo
Objeto: Intercâmbio de informação e publicações incluindo a colaboração entre as bibliotecas das respectivas instituições; Intercâmbio de pessoal docente e pesquisadores; Realização conjunta de Seminários, colóquios, simpósios; Outras atividades de cooperação acordadas entre as partes, em qualquer dos campos; Intercâmbio de estudantes em nível de Graduação e de Pós Graduação; outras atividades de cooperação acordadas entre as partes em qualquer dos campos anteriormente mencionados.
Executores: Pedro Laudinor Goergen, Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Nº Processo: 19-P-28665/2009
Início Vigência: 13/04/2010
Término Vigência: Indeterminado
Convênio entre a Unicamp e a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales
Objeto: 1. Intercâmbio de docentes e pesquisadores; 2. implementação de projetos conjuntos de pesquisa; 3. promoção de eventos científicos e culturais; 4. intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; 5. intercâmbio de estudantes; 6. realização de atividades conjuntas de formação em pós graduação.
Executores: Nora Rut Krawczyk, Salvador Antonio Meirelles Sandoval
Nº Processo: 19-P-05325/2005
Início Vigência: 28/09/2005
Término Vigência: Indeterminado
Colômbia
Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Unicamp e a Universidad de Córdoba
Objeto: Fomentar a cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisa em comuns e/ou o intercâmbio de professores docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação (com o reconhecimento mútuo dos cursos universidade parceira) membros tecnico-administrativos de cada instituição.
Executores: Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Adilson Nascimento de Jesus
Nº Processo: 19-P-04976/2014
Início Vigência: 16/12/2014
Término Vigência: Indeterminado
Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional entre a Unicamp e a Corporación Universitária Minuto de Dios – Uniminuto
Objeto: fomentar a cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisa em comuns e/ou o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, com o reconhecimento mútuo dos cursos realizados na universidade parceira, e membros técnico-administrativos de cada instituição.
Executores: Silvio Donizetti De Oliveira Gallo, Lidia Maria Rodrigo
Nº Processo: 19-P-04041/2015
Início Vigência: 18/03/2015
Término Vigência: Indeterminado
Espanha
Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Unicamp e a Universidade de Granada
Objeto: Acordo de Cooperação Acadêmica, intercâmbio estudantes, professores, pesquisadores e servidores técnico-administrativos, projetos de pesquisa de interesse comum
Executores: Alexandro Henrique Paixão
Nº Processo: 19-P-15222/2022
Início Vigência: 01/07/2022
Término Vigência: 30/06/2026
Acordo Específico de Cooperação entre a Unicamp e a Universidad Nacional de Educación a Distancia – UNED de Madrid
Objeto: Desenvolvimento do projeto intitulado “Biblioteca brasileira de higiene: produção circulação e usos de manuais escolares
Executores: Heloísa Helena Pimenta Rocha, Maria do Carmo Martins
Nº Processo: 19-P-25631/2008
Início Vigência: 02/09/2009
Término Vigência: Indeterminado
Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Unicamp e o Centro Internacional de La Cultura Escolar
Objeto: Colaboração no plano acadêmico nos campos que se relacionam à investigação sobre a cultura da escola e aos usos desta cultura.
Executores: Heloisa Helena Pimenta Rocha, Norma Sandra de Almeida Ferreira
Nº Processo: 19-P-27664/2009
Início Vigência: 30/09/2010
Término Vigência: Indeterminado
México
Acordo Geral de Cooperação entre a Secretaria de Educação Pública dos Estados Unidos Mexicanos e a Universidade Estadual de Campinas da República Federativa do Brasil
Objeto: Intercâmbio de professores, pesquisadores e pessoal técnico ou administrativo; b) intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação c) desenvolvimento de projetos conjuntos.
Executores: Ana Luiza Bustamante Smolka, Ana Lucia Horta Nogueira
Nº Processo: 19-P-13609/2021
Início Vigência: 06/04/2022
Término Vigência: 05/04/2027
Moçambique
Convênio de Cooperação entre a Unicamp e a Universidade Pedagógica de Maputo
Objeto: Cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisa em comum e/ou o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, com o reconhecimento dos resultados acadêmicos e dos créditos obtidos na universidade parceira, e membros técnico-administrativos de cada instituição.
Executores: Debora Cristina Jeffrey, Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
Nº Processo: 19-P-18586/2024
Início Vigência: 19/02/2025
Término Vigência: Indeterminado
Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional entre a Unicamp e a Universidade Pedagógica de Moçambique
Objeto: Realização do Programa Acadêmico Intitulado: “Processos de Ensino‐Aprendizagem numa Perspectiva Interdisciplinar e Dialógica”.
Executores: Nima Imaculada Spigolon, Debora Mazza
Nº Processo: 19-P-09316/2016
Início Vigência: 14/11/2016
Término Vigência: Indeterminado
Peru
Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional entre a Unicamp e a Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa
Objeto: Fomentar a cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisa em comuns e/ ou o intercâmbio de docentes.
Executores: Luciano Pereira, Evaldo Piolli
Nº Processo: 19-P-05037/2019
Início Vigência: 12/11/2020
Término Vigência: 12/11/2025
Termo Aditivo nº 01 ao Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional entre a Unicamp e a Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa
Objeto: Cooperação acadêmica e incentivar a cooperação e internacionalização da pesquisa e docência através da promoção de atividades relacionadas ao marco deste Convênio Especifico, o estudo de políticas de financiamento, gestão e oferta de educação
Executores: Evaldo Piolli, Luciano Pereira, Lalo Watanabe Minto
Nº Processo: 19-P-33166/2021
Início Vigência: 24/06/2022
Término Vigência: 23/06/2027
Portugal
Termo Aditivo nº 01 ao Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Unicamp e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia
Objeto: desenvolver projetos de pesquisa conjuntos sobre o tema “O jogo bilíngue como promotor de inclusão da criança surda”; Implementar ações de pesquisa acadêmica focados em jogos bilíngues direcionados a alunos surdos e ouvintes; Kit EMEF Júlio de Mesquita Filho, escola polo de educação bilíngue para surdos, no Município d (hiGKit); Aplicar e estudar o impacto do hiGKit em salas de aula do Ensino Fundamental da Libras e português do Brasil jogos educativos que integram o projeto Hybrid Inclusive Glossary Adaptar para
Executores: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Aryane Santos Nogueira
Nº Processo: 19-P-07005/2019
Início Vigência: 22/10/2021
Término Vigência: 22/10/2026
Protocolo de Cooperação entre a Universidade dos Açores e a Unicamp
Objeto: Apoiar os objetivos institucionais dos dois outorgantes e estabelecer cooperação em áreas de entendimento mútuo e de potencial cooperação educacional e científica. Áreas de cooperação: intercâmbio de trabalhadores docentes e não docentes; intercâmbio de estudantes, organização de programas de formação de curta duração, realização de atividades conjuntas de investigação, organização e participação conjunta em reuniões científicas.
Executores: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, Alexandrina Monteiro
Nº Processo: 19-P-23760/2021
Início Vigência: 15/11/2021
Término Vigência: 14/11/2026
Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Unicamp e a Universidade De Trás-os-Montes e Alto Douro
Objeto: Fomentar a cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisa em comuns e/ou o intercâmbio de professores docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação (com o reconhecimento mútuo dos cursos universidade parceira) membros técnico-administrativos de cada instituição.
Executores: Dirce Djanira P. Zan, Aurea Maria Guimarães
Nº Processo: 19-P-24575/2014
Início Vigência: 17/09/2014
Término Vigência: Indeterminado
Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Unicamp e a Universidade do Minho
Objeto: Fomentar a cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisa em comuns e/ou o intercâmbio de professores docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação (com o reconhecimento mútuo dos cursos universidade parceira) membros técnico-administrativos de cada instituição.
Executores: Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Adilson Nascimento de Jesus
Nº Processo: 19-P-04979/2014
Início Vigência: 07/09/2015
Término Vigência: Indeterminado
Para consultar outros convênios vigentes na Unicamp, acesse o Sistema de Convênio Digital.