Curta Duração
Mais informações
Período de inscrições: 06/10/2025 até 24/10/2025
Período de oferecimento: 03/11/2025 até 24/11/2025
Ementa: Refundação da educação básica diante do desafio do Antropoceno. Introdução à educação ambiental, legislação e repertórios teórico-práticos. Intercâmbio de conhecimentos e construção da Rede de Educadores pelo Clima
Carga horária: 12 horas
Tipo de curso: Difusão
Objetivo do curso: Problematizar com educadores-educandos as mudanças necessárias na educação diante da era atual (antropoceno). Proporcionar um ambiente de trocas de experiências. Construir, a partir da autonomia e da horizontalidade, uma articulação de educadores pelo clima
Público alvo: Educadores da educação básica, gestores da rede pública de ensino, estudantes de pedagogia e de licenciatura do ensino superior.
Formato do curso: Semipresencial
Mais informações
Período de Oferecimento
11/09/2025 até 29/09/2025.
Ementa
O Pensamento Algébrico é um dos tipos de pensamento matemático que sustenta o posterior entendimento dos processos algébricos e generalizações, sendo assim essencial o seu desenvolvimento desde a Educação Infantil, perspectivando as aprendizagens formais futuras. Com um foco no desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor para ensinar este Pensamento na Educação Infantil e Anos Iniciais, neste curso iremos discutir tarefas que permitam desenvolver o conhecimento relativo a, entre outros: semelhanças e diferenças entre a Álgebra e a Aritmética, características do Pensar algebricamente e do Pensamento Algébrico, incluindo propriedades e relações de números inteiros e de operações envolvendo-os, significados da igualdade, descobrir relações funcionais, atender a` estrutura e não somente ao resultado, prever resultados desconhecidos usando dados conhecidos, identificar e descrever padrões numéricos e geométricos.
Carga Horária
40 horas
Tipo de Curso
Extensão
Objetivo do Curso
Preparar e discutir tarefas que contribuam para uma compreensão dos aspectos nucleares do Pensamento Algébrico,- Identificar e discutir as potencialidades do pensar algebricamente no trabalho cotidiano,- Construir um repertório de conhecimentos para preparação e implementação de tarefas que tenham por objetivo desenvolver o Pensamento Algébrico,- Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.
Público-alvo
Professores, formadores de professores, gestores.
Formato do Curso
A distância
Mais informações
Período de Oferecimento
27/08/2025 até 17/12/2025
Ementa
O curso será desenvolvido de forma virtual totalmente a distância, através da plataforma Moodle. Teremos como ponto central o estudo, concepção e utilização da inteligência artificial em práticas educacionais, dando destaque a utilização do ChatGPT como elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Ressalte-se que as aulas teóricas e práticas estarão fundindo-se, e as ações se reduzirão ao espaço virtual da plataforma Moodle. Os temas programáticos do curso estão contextualizados na aplicação da inteligência artificial como auxiliar na coprodução de conteúdo educacional em sala de aula, assim como mediação em processo de construção de conhecimento.
Carga Horária
32 horas
Tipo de Curso
Extensão
Objetivo do Curso
O curso objetiva envolver os profissionais da educação numa discussão crítica e reflexiva na utilização da Inteligência Artificial como mediadora do processo de ensino-aprendizagem através da sua utilização em atividades didática/pedagógica.
Público-alvo
Professores da rede de ensino fundamental, médio e universitário, preferencialmente da rede pública de ensino, interessados na discussão e aplicação didática pedagógica da Inteligência Artificial em atividades em sala de aula.
Formato do Curso
A distância
Mais informações
Período de oferecimento: 25/08/2025 até 29/08/2025.
Ementa: Conceitos de Conservação, preservação e restauro. Políticas de conservação analógica e digital. Identificação dos processos fotográficos, diagnóstico sobre o estado de conservação, definição das práticas de conservação a serem adotadas (manuseio e reparos), armazenamento/guarda e, por último, digitalização e acesso.
Carga Horária
14 horas aulas
Tipo de Curso
Extensão
Objetivo do Curso
A proposta da oficina é favorecer a formação continuada de profissionais que atuam na área da memória, como arquivistas, bibliotecários, museólogos, conservadores, educadores e interessados em geral, no desenvolvimento de ações e práticas de Conservação e Preservação de conjuntos fotográficos históricos e contemporâneos, especialmente relacionados ao campo educativo.
Público-alvo
Profissionais da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação.
Formato do Curso
Presencial
Oferecimento Contínuo
Mais informações
Período de Oferecimento
01/12/2019 até 01/12/2029
Ementa
O curso “Alfabetização Midiática, Informacional e Diálogo Intercultural – UNESCO e UNICAMP’ é de acesso aberto e foi traduzido, adaptado e oferecido com o Termo de autorização de uso livre do conteúdo. Introduz os conceitos de mídia e alfabetização da informação e do diálogo intercultural, com questões importantes que dizem respeito a este novo conjunto de competências para a cidadania global. Traduzido por Claudia Marinho Wanderley, com adaptação do material realizada pelos professores do CLE, IEL e FE na UNICAMP, ligados ao projeto Multilinguismo e Multiculturalismo no Mundo Digital. Mídia e informação e Diálogo Intercultural (MILID) busca refletir sobre como se dá o acesso à informação, ao conhecimento, à liberdade de expressão, à igualdade de gênero, e a um alto nível de educação em um ambiente intercultural. Descreve habilidades e atitudes que são necessárias para entender as funções de produtores/fornecedores de informação na sociedade, através de uma variedade de formatos de mídia, inclusive os da Internet. Incentiva a valorizar, aceitar e compartilhar diversos pontos de vista. O curso abrange as competências que são vitais para as pessoas participarem de forma eficaz em todos os aspectos do desenvolvimento da sociedade da informação.
Carga Horária
20 horas
Tipo de Curso
Difusão
Objetivo do Curso
Este curso quer pensar junto com você sobre um fenômeno recente no Brasil, que é a presença de uma grande quantidade de informação via mundo digital. Vamos mostrar diferentes caminhos do que podemos fazer com essa quantidade incrível de midias e como participar da construção de conteúdo digital de maneira sóbria e segura. Além disso, nós fomos buscar conselhos de várias lideranças comunitárias, e você terá acesso a suas percepções e análises nos videos de cada semana do curso. Querer saber o que pensa quem é diferente de nós é sempre um bom início de investigação.
Há uma tradição de pensar a filosofia contemporânea no Brasil como um modo de pensar a nossa realidade. Os filósofos são aqueles que pensam sobre o mundo, sobre o que acontece no mundo, e que nos atualizam com reflexões sobre a nossa vida e as nossas relações.
Público-alvo
Todos interessados em participar desta reflexão. O curso é aberto a qualquer pessoa que deseja conectar-se.
Formato do Curso
A distância
Professor responsável
Nima Imaculada Spigolon