Curta Duração
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Período de inscrições: 06/10/2025 até 24/10/2025
Período de oferecimento: 03/11/2025 até 24/11/2025
Ementa: Refundação da educação básica diante do desafio do Antropoceno. Introdução à educação ambiental, legislação e repertórios teórico-práticos. Intercâmbio de conhecimentos e construção da Rede de Educadores pelo Clima
Carga horária: 12 horas
Tipo de curso: Difusão
Objetivo do curso: Problematizar com educadores-educandos as mudanças necessárias na educação diante da era atual (antropoceno). Proporcionar um ambiente de trocas de experiências. Construir, a partir da autonomia e da horizontalidade, uma articulação de educadores pelo clima
Público alvo: Educadores da educação básica, gestores da rede pública de ensino, estudantes de pedagogia e de licenciatura do ensino superior.
Formato do curso: Semipresencial
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Período de Oferecimento
11/09/2025 até 29/09/2025.
Ementa
O Pensamento Algébrico é um dos tipos de pensamento matemático que sustenta o posterior entendimento dos processos algébricos e generalizações, sendo assim essencial o seu desenvolvimento desde a Educação Infantil, perspectivando as aprendizagens formais futuras. Com um foco no desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor para ensinar este Pensamento na Educação Infantil e Anos Iniciais, neste curso iremos discutir tarefas que permitam desenvolver o conhecimento relativo a, entre outros: semelhanças e diferenças entre a Álgebra e a Aritmética, características do Pensar algebricamente e do Pensamento Algébrico, incluindo propriedades e relações de números inteiros e de operações envolvendo-os, significados da igualdade, descobrir relações funcionais, atender a` estrutura e não somente ao resultado, prever resultados desconhecidos usando dados conhecidos, identificar e descrever padrões numéricos e geométricos.
Carga Horária
40 horas
Tipo de Curso
Extensão
Objetivo do Curso
Preparar e discutir tarefas que contribuam para uma compreensão dos aspectos nucleares do Pensamento Algébrico,- Identificar e discutir as potencialidades do pensar algebricamente no trabalho cotidiano,- Construir um repertório de conhecimentos para preparação e implementação de tarefas que tenham por objetivo desenvolver o Pensamento Algébrico,- Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.
Público-alvo
Professores, formadores de professores, gestores.
Formato do Curso
A distância
Oferecimento Contínuo
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Período de inscrições: 15/09/2025 à 19/09/2028
Disponível na plataforma: 15/09/2025 até 24/09/2028
Ementa: O curso tem como foco a problematização de questões que envolvem o ensino de matemática e de outras disciplinas na educação básica, a partir dos pressupostos da educação inclusiva. como planejar e desenvolver uma aula para todos os alunos sem a necessidade de diferenciações e adaptações (que são modos de excluir alguns estudantes) constitui o tema central que será abordado neste curso. a partir de textos que tratam do ensino para todos e tomando como exemplo a matemática, serão discutidas as possibilidades de construção de contextos educacionais em que todos os alunos possam participar e aprender a partir de suas possibilidades.
Carga horária: 4 horas
Tipo de curso: Difusão
Objetivo do curso: Disseminar conhecimento sobre as possibilidades de planejar e desenvolver aulas de Matemática (e de outras disciplinas) capazes de ensinar a turma toda, sem distinções e adaptações de todo tipo.
Público alvo: Professores da Educação Básica (anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio) e demais interessados no desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitam a participação e aprendizagem de todos os alunos nas salas de aula comum do ensino regular.
Formato do curso: Online
Mais informações
Período de inscrições: 15/09/2025 até 19/09/2028.
Disponível na plataforma de: 22/09/2025 até 24/09/2028.
Local do curso: Online
Ementa: O estudo do caso como parte essencial do AEE, o modelo de barreiras socialmente impostas de representação da deficiência, as implicações deste modelo de representação para o estudo de caso e desenvolvimento do plano de AEE.
Carga horária: 3 horas – Horas a Distância:2 horas teóricas e 1 horas práticas.
Tipo de curso: Difusão
Objetivo do curso: Apresentar conceitos-chaves no campo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Público alvo: Profissionais da educação de qualquer nível que tenham interesse em refletir sobre uma educação de qualidade para todos.
Mais informações
Período de inscrições: 25/08/2025 até 19/09/2028
Disponível na plataforma: de: 22/09/2025 até 24/09/2028
Local do curso: Online
Ementa: Diversas formas de pensar a diferença na escola. Contraposição entre diferença e diversidade. Contextualizando a reflexão sobre a diferença através de manifestações artísticas (literatura, canções, imagens e outros). Experiência reflexiva sobre práticas escolares e diferenciações entre os alunos, sob ponto de vista multicultural crítico. Questionamentos sobre conceitos como diferença, identidade e inclusão tendo como pano de fundo uma escola aberta a todos.
Carga horária: Horas a Distância: 2 horas teóricas e 1 horas práticas.
Tipo de curso: Difusão
Objetivo do curso: Este curso proporcionará reflexões sobre conceitos de identidade e diferença visando a construção de uma escola aberta a todos os alunos. Pretende suscitar questionamentos sobre identidades fixadas, ciladas da diferença, bem como, o posicionamento inclusivo nas escolas e na vida.
Público alvo: Voltado a qualquer profissional interessado em educação: professores, gestores, professores de AEE, demais membros da comunidade escolar.
Mais informações
Período de inscrições: 15/09/2025 até 19/09/2028
Disponível na plataforma: de: 22/09/2025 até 24/09/2028.
Local do curso: Online
Ementa: O que é um direito indisponível. A indisponibilidade do direito ao acesso à educação trazida pela Carta Magna de 1988. O direito à educação como obrigação legal imposta ao Estado, família, escola e a todos os envolvidos no processo educativo. O conceito de absoluta prioridade, trazido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente ECA de 1990. O sistema de ensino brasileiro estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB de 1996. Avanços na legislação brasileira: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva PNEEPEI de 2008 e a Lei Brasileira de Inclusão LBI de 2015. A inclusão escolar como um direito: estudo de casos pedagógicos.
Carga horária: Horas a Distância: 2 horas teóricas e 1 horas práticas.
Tipo de curso: Difusão
Objetivo do curso: Disseminar ideias referentes ao direito incondicional à educação; Apresentar a educação inclusiva a partir da análise da legislação educacional vigente.
Público alvo: voltado a qualquer pessoa interessada em educação inclusiva e seus fundamentos legais: professores, gestores, professores de AEE, demais membros da comunidade escolar, pais.