Cursos de extensão
Inclusão na prática: como ensinar Matemática (e outras disciplinas) a todos os alunos, sem adaptações?
O curso tem como foco a problematização de questões que envolvem o ensino de matemática e de outras disciplinas na educação básica, a partir dos pressupostos da educação inclusiva. como planejar e desenvolver uma aula para todos os alunos sem a necessidade de diferenciações e adaptações (que são modos de excluir alguns estudantes) constitui o tema central que será abordado neste curso. a partir de textos que tratam do ensino para todos e tomando como exemplo a matemática, serão discutidas as possibilidades de construção de contextos educacionais em que todos os alunos possam participar e aprender a partir de suas possibilidades.
Disseminar conhecimento sobre as possibilidades de planejar e desenvolver aulas de Matemática (e de outras disciplinas) capazes de ensinar a turma toda, sem distinções e adaptações de todo tipo.
Professores da Educação Básica (anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio) e demais interessados no desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitam a participação e aprendizagem de todos os alunos nas salas de aula comum do ensino regular.