Cursos de extensão

Titulo
Alfabetização Midiática, Informacional e Diálogo Intercultural - UNESCO e UNICAMP
Sigla
EDU-0246
Período de oferecimento
De até
Período de inscrições:
Professor responsável
Nima Imaculada Spigolon
Forma de oferecimento
A distância
Ementa

O curso “Alfabetização Midiática, Informacional e Diálogo Intercultural - UNESCO e UNICAMP" é de acesso aberto e foi traduzido, adaptado e oferecido com o Termo de autorização de uso livre do conteúdo. Introduz os conceitos de mídia e alfabetização da informação e do diálogo intercultural, com questões importantes que dizem respeito a este novo conjunto de competências para a cidadania global. Traduzido por Claudia Marinho Wanderley, com adaptação do material realizada pelos professores do CLE, IEL e FE na UNICAMP, ligados ao projeto Multilinguismo e Multiculturalismo no Mundo Digital. Mídia e informação e Diálogo Intercultural (MILID) busca refletir sobre como se dá o acesso à informação, ao conhecimento, à liberdade de expressão, à igualdade de gênero, e a um alto nível de educação em um ambiente intercultural. Descreve habilidades e atitudes que são necessárias para entender as funções de produtores/fornecedores de informação na sociedade, através de uma variedade de formatos de mídia, inclusive os da Internet. Incentiva a valorizar, aceitar e compartilhar diversos pontos de vista. O curso abrange as competências que são vitais para as pessoas participarem de forma eficaz em todos os aspectos do desenvolvimento da sociedade da informação.


Objetivo do curso

Este curso quer pensar junto com você sobre um fenômeno recente no Brasil, que é a presença de uma grande quantidade de informação via mundo digital. Vamos mostrar diferentes caminhos do que podemos fazer com essa quantidade incrível de midias e como participar da construção de conteúdo digital de maneira sóbria e segura. Além disso, nós fomos buscar conselhos de várias lideranças comunitárias, e você terá acesso a suas percepções e análises nos videos de cada semana do curso. Querer saber o que pensa quem é diferente de nós é sempre um bom início de investigação.

Há uma tradição de pensar a filosofia contemporânea no Brasil como um modo de pensar a nossa realidade. Os filósofos são aqueles que pensam sobre o mundo, sobre o que acontece no mundo, e que nos atualizam com reflexões sobre a nossa vida e as nossas relações.


Público Alvo

Todos interessados em participar desta reflexão. O curso é aberto a qualquer pessoa que deseja conectar-se. 


Oferecimento contínuo ?
Sim
Carga horária
20