Cursos de extensão
A linguagem da música e a primeira infância.
Uma pergunta para começar: o que faz a música ser tão encantadora e familiar para todas as pessoas, ao mesmo tempo que tão inacessível? E por quê, mesmo fazendo parte do currículo por lei, ela não pertence às crianças? A infância é o tempo de descobrir, de se encantar, de inventar, tornar possível todas as formas de expressão. A infância é o tempo de subverter a realidade ao toque das mãos (RICHTER, 2007), criando obras de arte nunca vistas ou pensadas. A Infância não é para ser manipulada e treinada, nem plastificada ou normalizada. A infância é a novidade, infinitas possibilidades... Precisamos de uma perspectiva para a música que abrace essa infância que pertence à criança. Este curso é destinado a professores que trabalham na Educação Infantil, e visa apresentar a Música do ponto de vista da criação, e não da repetição e treinamento. A partir de uma concepção de que a Música é feita, primeiramente, de sons intencionalmente organizados, o conteúdo do curso se desenvolve com os fundamentos da pesquisa sonora, dialogando com a abordagem de Reggio Emilia de que a criança é uma pesquisadora.
Na perspectiva da criação e não do treinamento e reprodução da música, os objetivos deste curso consistem em: Apresentar o conceito de musicalização no sentido de criação; Desenvolver nos alunos o aprendizado de bons contextos para a pesquisa sonora; Apresentar aos profissionais como as crianças se apropriam da música, no cotidiano sem utilizar recursos escolares artificiais, sem sentido para as crianças.
Professores, gestores, e demais profissionais que trabalham com a Educação Infantil.