Escola sem Partido? FE-Unicamp toma partido da escola

Escola sem “doutrinação política e ideológica”. Esta é a proposta do movimento Escola sem Partido. Para seus defensores, os professores estariam “abusando” de sua liberdade de ensinar ao falar sobre marxismo, classes sociais, direito a manifestações, feminismo, culturas negra e indígena e direitos dos homossexuais. Temas como esses estariam desviando a escola de sua única função: ensinar os conteúdos das disciplinas.

Será que esse movimento é, de fato, não ideológico? Será que é válido o diagnóstico de “doutrinação política e ideológica” nas escolas? Quais seriam as funções da escola? Convidamos as linhas de pesquisa da FE para abordar a temática a partir de suas áreas específicas de conhecimento. Neste vídeo, professores indicados pelas linhas de pesquisa nos revelam que a proposta da Escola sem Partido não diz respeito apenas ao controle político do avanço da esquerda no Brasil. Mais do que isso, ela está diretamente relacionada ao tipo de escola, de cidadão e de ser humano desejados para nossa sociedade.

  • Escola sem Partido? FE-Unicamp toma partido da escola

Escola sem “doutrinação política e ideológica”. Esta é a proposta do movimento Escola sem Partido. Para seus defensores, os professores estariam “abusando” de sua liberdade de ensinar ao falar sobre marxismo, classes sociais, direito a manifestações, feminismo, culturas negra e indígena e direitos dos homossexuais. Temas como esses estariam desviando a escola de sua única função: ensinar os conteúdos das disciplinas.

Será que esse movimento é, de fato, não ideológico? Será que é válido o diagnóstico de “doutrinação política e ideológica” nas escolas? Quais seriam as funções da escola? Convidamos as linhas de pesquisa da FE para abordar a temática a partir de suas áreas específicas de conhecimento. Neste vídeo, professores indicados pelas linhas de pesquisa nos revelam que a proposta da Escola sem Partido não diz respeito apenas ao controle político do avanço da esquerda no Brasil. Mais do que isso, ela está diretamente relacionada ao tipo de escola, de cidadão e de ser humano desejados para nossa sociedade.