Ludmila Pioli | Atualizado em 08/03/2022 - 09:44 Notícia

Apoio educacional no Marielle Vive é destaque no JORNAL DA UNICAMP

(Divulgação/Marília Fonseca)

No dia 04 de março de 2022 a Faculdade de Educação/ Unicamp mais uma vez foi contemplada com a divulgação de trabalhos da sua comunidade no Jornal da Unicamp (JU). Dessa vez, nossa Unidade ganhou destaque por conta do projeto de extensão intitulado "Educação para as relações étnico-raciais e desafios ambientais: literatura, arte e alfabetização das crianças do Marielle Vive!"- liderado pela Profa. Dra. Fabiana Rodrigues - de apoio ao ensino de crianças no acampamento Marielle Vive do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) localizado no município de Valinhos/SP.

O projeto de extensão da Faculdade de Educação atua junto a famílias agroecológicas visando à promoção das garantias fundamentais à Educação. Com o objetivo de dar apoio educacional às crianças residentes do acampamento, que são cerca de 120, o projeto atua principalmente no reforço escolar e no fortalecimento do ensino para aliviar as desigualdades existentes e que foram intensificadas durante a pandemia da Covid-19.

Além das atividades didáticas, o apoio à Educação se dá por meio da disponibilização de obras na biblioteca local. A coordenadora de serviços da Biblioteca Professor Joel Martins da FE, Simone de Oliveira, atua e contribui nessa frente como responsável pela formação dos membros do acampamento para seleção e organização dos materiais da biblioteca. Ainda nessa perspectiva, a estudante do curso de Pedagogia da FE e moradora do acampamento, Marília Fonseca, contou ao JU sobre a importância do fortalecimento do literatura infanto-juvenil na superação dos desafios que muitas crianças passam.

A reportagem do JU trouxe ainda informações essenciais ligadas ao contexto do Acampamento Marielle Vive. Essas e demais informações podem ser encontradas neste link da reportagem completa.

As imagens do projeto podem ser encontradas também em nossa galeria neste outro link.

A Faculdade de Educação/Unicamp parabeniza sua comunidade pela atuação em projetos essenciais e agradece todos envolvidos direta e indiretamente na promoção das garantias fundamentais à Educação.

FONTE: Jornal da Unicamp