Lucas Ferreira | Atualizado em 15/09/2022 - 16:46 Notícia

Campinas recebe Mostra sob curadoria de Docente da FE

A cidade de Campinas/SP recebe de 10 de agosto a 30 de setembro de 2022 a mostra “Paisagem sob inventário” no Museu de Arte Contemporânea de Campinas sob curadoria da Profa. Dra. Sylvia Furegatti (IA/Unicamp) e do Professor da Faculdade de Educação da Unicamp, Prof. Dr. Antônio Carlos Rodrigues de Amorim, que se dedicou ao projeto educativo da exposição. Sob a temática da estética da paisagem, o público inicia sua experiência desde a chegada ao prédio do MAAC até as interações, na sala 1 do museu,  com demais obras de diferentes artistas convidados e do acervo do Museu de Artes Visuais (MAV) da Unicamp. Distribuída em diversos trabalhos e perspectivas, a mostra conduz o participante a reflexões que transpassam o tempo e o espaço. A Mostra comemora os 10 anos do MAV/Unicamp.    

No último dia 24 de agosto, o MACC recebeu o Prof. Dr. Antônio Carlos Amorim e a Profa. Dra. Glòria Jodé Mosclús da Universidade de Lleida, da Espanha, para uma experiência única. Os docentes, juntamente com o doutorando João Paulo de Souza Jacob (IA/Unicamp) e da mestranda Karina Miki Narita (orientanda de Mestrado da Profa. Dra. Alik Wunder) e da graduanda em Artes Visuais Claudia Freire, desenvolveram atividades educativas com alunos e alunas do 7º e 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Vicente Rao. A interação com os mais de 50 estudantes transformou o espaço por meio das artes colaborativas realizadas pelas/os estudantes, assim como transformou a sua perspectiva perante a experiência estética no Museu. Quando questionados pelos condutores das atividades, muitos estudantes manifestaram ser a primeira vez que participavam de uma atividade em um Museu.

As experiências ultrapassaram os sentidos da visão. Os estudantes puderam, com a rica interlocução com Docentes e Discentes da Unicamp, e especialmente pelo encontro com as obras de arte,  compor por diferentes linguagens, uma nova paisagem e outra interpretação sobre o ambiente que integravam.

teste
Escola Municipal também recebe visita da pesquisadora visitante internacional
A Escola Municipal EMEF Violeta Dória Lins, localizada no bairro Vila Rica, recebeu no dia 26 de agosto de 2022 a visita da professora e pesquisadora catalã Dra. Gloria Jové, da Universitat de Lleida, Espanha. A vinda da pesquisadora a Campinas na última semana esteve relacionada à exposição “Paisagem sob Inventário”, uma parceria entre o Museu de Artes Visuais da Unicamp (MAV) e Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MAAC).
Gloria visitou as dependências da escola acompanhada do professor da Faculdade de Educação da Unicamp, Dr. Antônio Carlos Amorim, coordenador do Projeto Educativo da exposição. A EMEF Violeta Dória Lins foi a primeira escola a enviar grupos de alunos para visitar as obras de mais de 30 artistas, que estão expostas no museu. Após a visita, os estudantes desenvolveram diversos trabalhos relacionados à temática arte e paisagem, chamando a atenção da pesquisadora que conta com 30 anos de experiência na formação de professores na Universitat de Lleida, dedicando-se nos últimos anos à investigação em torno do aporte da arte contemporânea para o desenvolvimento do currículo escolar e a formação docente.
A pesquisadora foi recepcionada pelos alunos e conversou com parte da equipe da unidade escolar. Ao passar pelas salas de aula, pôde ver os diversos trabalhos realizados pelos alunos. Gloria ainda propôs uma atividade artística com os alunos do 5º ano A, da professora Rosemary Borges. Utilizando desenhos que os alunos fizeram durante a visita ao MAAC, foi construído um painel com colagens de objetos recolhidos no espaço externo da escola.
Ao final, Gloria Jové ainda dialogou sobre a importância da arte contemporânea como uma ferramenta estética-pedagógica multidisciplinar e elogiou o trabalho realizado na escola e a disponibilidade dos professores e estudantes. Dalí seguiu para o museude Arte Contemporânea de Campinas,  onde se encontrou um grupo de professores inscritos na Ação Formativa “Museus de Artes e Escolas: espaços de co-criação", inserida no Reordenamento Curricular 2022. A formação relaciona-se à temática da exposição e está sendo ofertada no CEFORTEPE pelos professores Evandro Santos (EMEF Violeta Dória Lins) e Antônio Carlos Amorim (FE-Unicamp).
A direção e o grupo de professores envolvidos na visita pontuaram que iniciativas como esta são uma ótima oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido na escola, além de aproximar a universidade e o ambiente escolar de ensino básico, favorecendo a realização de mais projetos que possam trazer ao currículo novas experiências educativas e a aprendizagem dos alunos em diversos contextos formativos.

Nesta exposição, o educativo trabalha a relação entre público e arte que não seja aquela marcada pelo consumo, mas sim a partir de atividades que coloquem os visitantes em posição ativa na percepção das obras. Visa assim transformar o museu em um espaço de partilha e de novas histórias a serem narradas. De modo mais específico, com relação às atividades com estudantes e professoras/es das escolas básicas, a proposta é de a visita constituir-se como possibilidade de formação estética, em um processo que envolva o antes, o durante e após a ida à exposição. Com o desejo de que as paisagens da cidade, das vidas dos sujeitos, dos objetos, dos corpos e dos sonhos possam ser sentidas e significadas diferentemente, e que outras Campinas sejam compostas com e a partir das artes. 

No primeiro mês de exposição, foram aproximadamente 500 estudantes que  participaram das atividades.

O MACC fica na Av. Benjamin Constant, 1633 localizado no Centro de Campinas/SP e a mostra ficará até dia 30 de setembro! Todos e todas estão convidados para mais essa experiência cultural gratuita.

A Faculdade de Educação parabeniza nosso Docente Antonio Carlos Rodrigues de Amorim assim como a Pesquisadora Visitante Glòria Jodé Mosclús pela contribuição cultural com a sociedade civil campineira e estudantes da Rede Municipal de Educação.


Acesse a galeria com as imagens dessa experiência acessando o link abaixo:

https://www.fe.unicamp.br/galerias/campinas-recebe-mostra-sob-curadoria-de-docente-da-fe