Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

CCLA homenageará o professor Joaquim Brasil Fontes

O Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) vai realizar nesta segunda-feira, 14 de outubro de 2019, a partir das 14h30, no Auditório Eng. Marino Ziggiatti, uma homenagem póstuma ao escritor, poeta, tradutor e professor Joaquim Brasil Fontes Júnior, falecido em 11 de julho deste ano.

A homenagem, que foi marcada nesta data porque Joaquim completaria 80 anos de idade, contará com depoimentos de pessoas que conviveram com Fontes durante a sua vida e relembrarão aspectos da sua personalidade, sua obra intelectual e artística, assim como sobre o seu trabalho com a cultura, que abrangia desde a tradição greco-latina até a modernidade, sobretudo a de inspiração francesa.

A sessão será presidida por Alcides Ladislau Acosta, presidente do CCLA, e pelo escritor Luiz Carlos Ribeiro Borges, secretário geral da entidade, e contará com a participação, da jornalista e atriz Ana Lúcia Vasconcelos, que realizou várias entrevistas com o homenageado, além de haver defendido um mestrado sob sua orientação, de alunos que frequentaram suas aulas e de colegas seus na Faculdade de Educação, como os professores Ana Luiza Bustamante Smolka, Maria José P. M. Almeida, Sérgio Eduardo Montes Castanho, Valério José Arantes e Roberto Goto.

Carreira

Graduado e licenciado em Filosofia (1969) e, em Letras, (Francês/Português, 1972) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Joaquim Brasil fez mestrado (1973) e doutorado (1977) em Letras Modernas, na Universidade de Besançon. Entre 1978 e 1979, seguiu cursos, no quadro de um pós-doutorado, no Collège de France e na École des Hautes Études, ambos em Paris. Em 1989, defendeu na Unicamp a tese de Livre Docência sobre a lírica de Safo de Lesbos. Fez carreira como docente e pesquisador na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, onde coordenou o Grupo de Estudo Interdisciplinar em Sexualidade Humana (GEISH), no âmbito do qual desenvolveu pesquisas sobre erotismo e sexualidade, no horizonte das literaturas clássicas e modernas.

Homenagem na FE

Além da consagração marcada na CCLA, colegas e ex-alunos do professor Joaquim Fontes marcaram para o próximo dia 18 de outubro, a partir das 14 horas, no Salão Nobre, no Prédio Professor Paulo Freire, uma homenagem póstuma na Faculdade de Educação para o docente.

“Tendo o Prof. Joaquim nos deixado no início do mês de julho, resolvemos manter a celebração do seu aniversário na semana em que saudamos também todos os professores. O propósito é reunir as pessoas para celebrar a poesia e brindar a vida”, comentou a professora doutora Ana Smolka.

A Homenagem incluirá uma exposição de textos, livros, desenhos e fotos no saguão da Biblioteca da FE.