Eduardo Yutaka | Atualizado em 13/06/2024 - 14:55 Notícia

Centro de Memória da Faculdade de Educação (CME) recebe doação do conjunto arquivístico documental da educadora Cecília Pavani

No dia 13 de maio de 2024, o Centro de Memória da Faculdade de Educação (CME) recebeu a doação do conjunto arquivístico documental da educadora Cecília Pavani (1950-2017), responsável pelo Projeto "Correio na Escola"; da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC). O projeto foi realizado em escolas públicas e particulares de Campinas, entre os anos 1991 e 2017. A proposta de doação foi mediada pelo professor Dr. Ezequiel Theodoro da Silva da FE, que esteve envolvido com o projeto durante a sua vigência.

Destacamos a relevância do acervo no que se refere a guarda documental de um projeto desenvolvido com escolas do município de Campinas, apontando para múltiplas possibilidades de pesquisa das práticas pedagógicas, do trabalho com jornal nos espaços escolares e da biografia de Cecília Pavani. O material doado conta com fotos dos eventos, CDs com registros dos cursos, encartes do jornal “Jornal na Educação”, relatórios de diferentes atividades, dentre outros materiais. Estiveram presentes as professoras Ângela Loureiro Junquer e Elizena Durvalina de Souza Cortez, representando o projeto, a professora Márcia de Godói Camargo, representando a família da educadora, as professoras Inês F. S. Bragança e Adriana Varani da coordenação do CME, Maria Alice Giannoni, arquivista do CME, Marli Marcondes, restauradora, a professora Débora Jefrey e o professor Guilherme do Val Toledo Prado, representando a direção, a bibliotecária da FE Simone Lucas Gonçalves de Oliveira e a estagiária Ana Júlia.