Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 22/04/2024 - 14:38 Notícia

Colóquio internacional promovido pelo GPPL reúne universidades estrangeiras para debater o papel da escola em tempos de pandemia e pós-pandemia

Convidados do evento.

No período de 25 a 27 de março, a Faculdade de Educação da Unicamp (FE) sediou o colóquio internacional intitulado "A função social da escola e as condições de desenvolvimento humano em tempos de pandemia e pós-pandemia". O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL), foi parte integrante das atividades do Projeto "A função social da escola e as condições de desenvolvimento humano em tempos de pandemia e pós-pandemia", financiado pela FAPESP entre os anos de 2021 e 2024.

O objetivo principal do colóquio foi promover uma reunião de trabalho da equipe do projeto, para discussão dos dados de pesquisa com a colaboração de professores das redes públicas de ensino e de pesquisadores colaboradores de outras instituições de Brasil e do exterior (Argentina e México).

Destaca-se, em particular, a presença do Dr. Juan Manuel Sanchez, docente da Universidade Pedagógica Nacional do México e representante da parceria estabelecida por meio do Convênio de Cooperação Internacional entre a Unicamp e a Secretaria de Educação Pública dos Estados Unidos Mexicanos. Essa colaboração internacional, que teve início formal no ano de 2022, reflete o compromisso das instituições envolvidas em promover a troca de conhecimento e experiências acadêmicas entre diferentes países e culturas.

O evento também contou com a participação das seguintes convidadas: Dra. Gabriela Begonia Naranjo Flores (MEJOREDU – “Comisión Nacional para la Mejora Continua de la Educación” - Governo do México), Dra. Silvia Liliana Dubrovsky (Universidade de Buenos Aires), Dra. Cecília Maria Aldigueri Goulart (Universidade Federal Fluminense), Dra. Elizabeth dos Santos Braga (Universidade de São Paulo) e Dra. Cristina Corais (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro). A mediação do colóquio foi realizada pela Profa. Dra. Ana Lucia Horta Nogueira e pela Profa. Dra. Ana Luiza Bustamante Smolka, ambas da FE/Unicamp, juntamente com a Dra. Débora Dainez (Universidade Federal de São Carlos) e a Dra. Daniela Dias dos Anjos (Universidade São Francisco).