Em sua 396ª Reunião Ordinária, realizada em 24 de setembro de 2025, a Congregação da Faculdade de Educação (FE) deliberou pela aprovação de apoio à moção produzida pelo Comitê Unicamp Palestina Livre, que solicita a suspensão do convênio firmado entre a Unicamp e o Israel Institute of Technology, conhecido como Technion.
A moção justifica o pedido de suspensão com base em razões humanitárias e valores morais. O documento argumenta que o Technion está integrado às Forças Armadas de Israel (FDI) e se concentra no desenvolvimento de armamentos. Cita trechos da pesquisadora Maya Wind para afirmar que o Technion “não apenas facilitou o nascimento da indústria militar israelense, como também continua a apoiar as vendas internacionais desses armamentos”.
O texto da moção ressalta ainda que, desde sua formalização em agosto de 2023, o convênio não teve “qualquer desenvolvimento em termos de cooperação científica ou de qualquer outra ordem”, o que evidencia que ele apenas “reforça um vínculo político-institucional da Unicamp com uma instituição que está profundamente envolvida com a política destrutiva das Forças Armadas de Israel”. A moção destaca que a decisão de rompimento não se baseia no fato de o Technion ser uma instituição israelense, mas sim nas razões humanitárias e nos valores da Unicamp, que busca defender as liberdades democráticas e a convivência pacífica em todo o mundo.
Os documentos completos da Deliberação da Congregação e da Moção estão disponíveis para download abaixo.