Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Congresso de Leitura do Brasil: catálogo de fontes (1978-1995)

O e-book é um catálogo de fontes documentais, resultado da pesquisa "ALB: memórias", iniciada em 2009 com a busca, compilação e organização dos documentos referentes aos COLEs (Congressos de Leitura do Brasil)  na sede da ALB (Associação de Leitura do Brasil) e posteriormente trabalhada por professores pesquisadores, bolsistas, alunos de graduação e de pós-graduação no grupo de pesquisa ALLE/AULA (Alfabetização, leitura, escrita e trabalho docente e formação inicial), da Faculdade de  Educação da Unicamp, contribuindo assim como fonte de pesquisa para diversos tipos de trabalhos, como teses e dissertações, relatórios de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e participação de membros da equipe em eventos científicos.

Esse  conjunto documental referente aos COLEs é bastante diversificado e reúne documentos textuais, iconográficos, audiovisuais, sonoros e tridimensionais, somando aproximadamente 3.000 documentos. O Catálogo trata de 594 documentos referentes ao período de 1978 a 1995, do 1º ao 10º COLE, uma fase de consolidação da entidade e de suas ações, reunindo assim importantes fontes para uma história da leitura em nosso país, uma vez que permite recuperar inúmeros documentos que registram discussões e reflexões ainda presentes no debate contemporâneo sobre a leitura. A sua intenção principal é a de socializar e dar visibilidade ao lento e extenso trabalho de levantamento e organização da massa documental referente aos Congressos de Leitura do Brasil.

Espera-se que sirva como  instrumento de pesquisa para todos aqueles interessados nesse campo de estudos ou em aspectos da vida educacional, literária e cultural do país. Desta forma, o Catálogo foi organizado para fácil entendimento e manuseio, e para ser acessado e consultado por qualquer público, de estudantes a bibliotecários, e de historiadores a educadores.

(Texto extraído e trabalhado a partir de trechos da Apresentação do e-book)

------------------------------

Congresso de Leitura do Brasil: catálogo de fontes (1978-1995)

Lilian Lopes Martins da Silva, Luciane Moreira de Oliveira (Orgs.)

Editora: FE - Unicamp

Ano:  2020