Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 12/04/2021 - 09:45 Notícia

Conheça a "Campanha da Imagem Solidária"

Vídeo 1
[s.d.]

"[s.d.]" é um poema que compõe o livro de(s) morte(s) de autoria da professora Nima Spigolon, publicado pela Editora Pangeia https://editorapangeia.com.br/ no início de 2021. A iniciativa tem origem nas configurações do isolamento social em decorrência da pandemia por Sars-Cov-2 e
nas reuniões de planejamento para o primeiro semestre do ano letivo de 2021 entre os professores da Faculdade de Educação da UNICAMP e as coordenações de curso (Pedagogia e Licenciatura Integrada em Física e Química).

A produção do vídeo/áudio "[s.d.]" foi um projeto desenvolvido com a participação de ex-aluna (Bruna Campos), funcionários técnico-administrativos (Diretoria de EAD e Secretaria de Eventos) e professora Ana Elisa Spaolonzi, sob a coordenação da professora Nima Spigolon, todos da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Esse material faz parte da "Campanha da imagem solidária", cujo resultado é poesia sonante, crítica, imagética que convida e acolhe estudantes, tornando-se uma experiência potente de compartilhamento de sentidos e de manifestações capazes de re-significar a existência humana e os tempos-espaços de educação remota.

Vídeo 2
Educação (sem/à) distância

"Educação (sem/à) distância", é uma experiência amadora de cunho artístico, pedagógico e político, da professora Nima Spigolon, que une três campos da arte: a literatura, a música e a imagem.

Texto de sua autoria, inicialmente nos quadros do programa "Residência Pedagógica - Sub-projeto Pedagogia Alfabetização", coordenado pela professora Adriana Varani e por ela e, em seguida, ampliado para a "Campanha da imagem solidária" da Faculdade de Educação da UNICAMP por meio das coordenações de curso (Pedagogia e Licenciatura Integrada em Física e Química), tendo em vista convidar e acolher estudantes para as atividades remotas do primeiro semestre letivo de 2021.

A partida é o cenário de crise pandêmica, humanitária e política, passando pelo texto até chegar na imagem. O resultado mescla o ver, ler e ouvir, cujo processo de feitura foi atravessado com a participação de ex-aluna (Bruna Campos), funcionários técnico-administrativos (Diretoria de EAD e Secretaria de Eventos) e professoras Ana Elisa Spaolonzi e Claudia Bortolato sob a coordenação da professora Nima Spigolon, todos da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Importante manifestar, segundo a professora Nima Spigolon, que o projeto  "Educação (sem/à) distância" não almeja contornos técnicos mais elaborados. A originalidade é criar com o que estivesse à mão, em casa, nas estantes ou nos seus arquivos. A divulgação é por meio das redes sociais da FE/UNICAMP. Essa limitação é parte da beleza, da caracterização e da ambiência da iniciativa.