Acontece nos dias 28 e 30 de março as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso da especialização, modalidade extensão, EDU0180 – Educação de Crianças e Pedagogia da Infância, promovida pela Faculdade de Educação em parceria com a Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp (DEdIC).
Durante o período de dois anos, trinta funcionárias da DEdIC participaram do curso coordenado pelas professoras Adriana Momma, Gabriela Tebet e Eliana Ayoub. Um dos principais objetivos do programa foi oferecer às alunas subsídios para que possam desenvolver com as crianças uma educação infantil pautada nos princípios éticos, políticos e estéticos. O curso também propõe a contribuir para garantir o cumprimento da meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE) no que diz respeito à formação em nível de pós-graduação das/os profissionais da educação infantil que atuam em suas instituições.
As apresentações dos trabalhos aconteceram nesta terça (28) nas dependências da FE em diversas sessões de comunicação. Já a sessão de encerramento está agendada para o dia 30 de março, às 14h, no Salão Nobre da FE e contará com a presença do Reitor da Unicamp Prof. Dr. José Tadeu Jorge, Direção da FE e Coordenação do Curso.
Coordenação dos Trabalhos: Gabriela Tebet/Mariana
Sala 14 (2º andar, bloco E), às 13h30
Carla Iolanda Torete |
A organização do trabalho pedagógico na creche universitária CECI/FOP: refletindo sobre o espaço físico |
Caroline Quintas Ferreira A. de Oliveira |
Organização do espaço: cantos temáticos na educação infantil |
Elisabeth Mariano de Godoy | Contribuições do Espaço Físico do CECI para o cotidiano da Educação Infantil |
Valdinéia Bento Cordeiro | Documentação Pedagógica na Educação Infantil como avaliação |
Adriely Ferreira Quental | Não só de amor se constitui uma professora de educação infantil |
Debora Evelin Ferreira | Inclusão nos contos de fadas: análise das deficiências em quatro histórias infantis |
Heloisa Dragojevic Bossalon | Educação Especial/Inclusão |
Rosana Aranha Dutra Rosa | Da Memória ao Registro – reflexões sobre o se fazer docente na educação infantil: A teoria e a prática |
Wanessa Cristina Albieri Beraldo Benedito | As transformações na caminhada: o tornar-se professora de bebês |
Coordenação dos Trabalhos: Gabriela Tebet/Mariana
Sala da Congregação (Piso Térreo, bloco E), às 13h30
Debora Jaqueline Farias Fabiani | O Jogo na educação infantil: considerações e possibilidades para uma prática lúdica |
Giselle Cristina Avelar | O brinquedo construído e a criança de quatro anos: o desenvolvimento do brincar na infância |
Katia Regina Di Federico | O efeito das histórias na vida das pessoas |
Ligiane Regina Coelho | O jogo na educação de crianças dos nove aos onze anos |
Vanilda Pena Dias da Silva | Brincar na infância: teorias para orientar a prática |
Carmen Lucia Leme Luna | A música na educação infantil a partir da perspectiva do desenvolvimento e da linguagem: reflexões sobre a prática |
Lenice Guerazzi | A importância da música no desenvolvimento dos bebês |
Milena Ferreira Guatelli | Entre os fios, um contador de histórias na Educação Infantil: entrelaçando encontros e trançando encantos |
Samara Annuar Haddad Mesquita Seo | Parangolés: a arte como forma de viver o universo infantil |
Serimar Siqueira | A metodologia da educação não formal […] |
Coordenação dos Trabalhos: Helena Altmann
Sala do LAE (1º andar, bloco D), às 13h30
Denise da Silva Campos |
Relações de gênero no cotidiano da creche: problematizando meus relatos de professora |
Mellina Silva | Diferentes Intervenções Pedagógicas sobre gênero e sexualidade: reflexões a partir da minha prática docente |
Milene Cristianne Bento de Oliveira | A importância do contato com os elementos da natureza na primeira infância |
Stella Maris Siqueira da Silva | Uma reflexão sobre as aprendizagens da cultura afro brasileira no contexto da educação infantil na creche da Unicamp |
Vera Lucia Nunes Barboza | Educação ambiental no espaço da educação infantil – pesquisando concepções numa creche universitária/ UNICAMP |
Coordenação dos Trabalhos: Sueli H. C. Palmen
Sala do LAE (1º andar, bloco D), às 15h20
Benedita de Lurdes Motta Silva | Reflexões acerca da infância, da educação infantil e da formação de professores |
Cecília Alejandra Rodriguez Parra da Silva | Voltando ao reino: revisitando os territórios da infância para a reinvenção da professora de crianças bem pequenininhas |
Rosana Aparecida do Nascimento Souza Ramos |
O percurso numa creche universitária: de recreacionista à coordenação pedagógica |
Simoni Aparecida Rodrigues | Educação infantil e formação docente no contexto da política nacional |
Viviani Vicentin Bergamaschi | Plano de Carreira das Profissionais da Educação Infantil da DEdIC |
Coordenação dos Trabalhos: Adriana Momma
Sala de Defesa (1º andar, bloco A), às 13h30
Joseane dos Santos Ferreira Pereira | Centro de Convivência Infantil da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (CECI/FOP/Unicamp) |
Simone Dinorah Rossi | Reflexões sobre a qualidade educacional no desenvolvimento integral das crianças no PRODECAD |
Suellen Irene Pereira Pierri | Gestão na DEdIC |
Thais de Souza Silva Freitas | Experiência e Infância: um estudo da educação não formal no PRODECAD |
Adriana da Rosa Frezzato | Desfralde: existe a idade certa para esse processo? |
Cristina Aparecida Dias Kovalski | Educação Infantil segundo a Pedagogia Freinet – a experiência junto ao Centro de Convivência Infantil – CECI/Unicamp |
Maria Amália Penna Firme dos Santos | Desafios do acolhimento numa creche universitária da UNICAMP – Em busca de uma Pedagogia para a Infância |
Maria Jacira Lopes Macedo | A escuta das crianças (roda de conversas) |
Marta Regina Perissotto Dellai | O currículo na Educação Infantil: orientação nacional e o Projeto Político Pedagógico da DEdIC |
Solenidade de Enceramento
30/03, às 14h, no Salão Nobre da FE
Mesa de encerramento
Prof. Dr. José Tadeu Jorge (Reitor da Unicamp)
Profa. Dra. Dirce Zan (Diretora da FE-Unicamp)
Profa. Dra. Adriana Momma (Coordenadora do curso)
Profa. Dra. Gabriela Tebet (Coordenadora do curso)
Profa. Dra. Eliana Ayoub (Coordenadora do curso)
Apresentação Culturarl
Sr. Sebastião
Depoimento de professoras da DEdIC que realizaram o curso em sua primeira edição
Maria Jacira Lopes Macedo (CAS )
Lígia Regina Coelho (PRODECAD)
Carla Iolanda Torete , Joseane dos Santos Ferreira Pereira e Milene Cristianne Bento de Oliveira (CECI/FOP)