Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Curso de Extensão | Para uma Educação Inovadora com Tecnologia Digital

Período de inscrições: 01/10/2019 a 01/11/2019.

Período de oferecimento: 18/11/2019 até 05/05/2020.

Objetivo: Oferecer uma introdução ao conhecimento de diferentes quadros de referência e de alguns paradigmas relacionados à utilização de tecnologia digital interativa em contextos educativos, tais como: 1. A exploração didática pedagógica da tecnologia digital pelo docente como meio reflexivo e motivador; 2.Estabelecer práticas utilizando novas metodologias inovadoras visando a criação de ambiente educacional em contextos interativos preparados pelos professores e alunos; 3. Buscar refletir ao longo da disciplina sobre esses e outros assuntos relacionados ao tema, a partir de uma visão crítica sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação no contexto da realidade educacional brasileira.

Ementa: O curso desenvolver-se-á de forma virtual, através de uma plataforma Moodle, sendo constituída de duas partes. A primeira parte é estruturada em 03 módulos. O módulo 1 oferecerá informações básicas sobre tecnologia na educação. O módulo 2 levará o professor a observar, analisar e discutir o uso de ferramentas tecnológicas digitais no âmbito da sala de aula. No módulo 3, serão apresentadas e discutidas as novas metodologias com tecnologia aplicadas em atividades didáticas em sala de aula. A segunda parte será reservada para o desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso, que consiste em desenvolver um plano de aula baseado em uma prática com as novas metodologias, levando-se em consideração as recomendações da Base Nacional Comum Curricular. Os módulos serão disponibilizados de acordo com o cronograma para que o professor que já elegeu as tecnologias como fortes aliadas no planejamento de suas aulas e na sua prática. Serão abordados os seguintes temas: Tecnologia e Educação em contexto da Sociedade de Informação. Linguagem digital interativa. Novas metodologias em sala de aula. Desenvolvimento de conteúdo didático mediatizado pelas tecnologias digitais. BNCC com as tecnologias. É importante, ao analisar e avaliar os módulos do curso, que o professor entusiasmado com suas práticas didáticas, ainda apresenta pouco experiente e informação sobre o uso da tecnologia digital e de novas metodologias nas atividades em sala de aula.

Público-alvo: O curso é direcionado aos professores em exercícios preferencialmente para escolas públicas (fundamental e médio) do Brasil, que desenvolvem atividades pedagógicas curriculares e que estejam interessadas em participar de uma jornada de capacitação continuada dentro do contexto articulado educação,tecnologia e novas metodologias em práticas de sala de aula. A previsão é que no Brasil segundo levantamento da Secretaria de Educação do Ensino Básico do MEC, cerca de 50.000 professores da rede pública, necessitam de capacitação sobre utilização de tecnologia aplicada na educação. Destacamos também que na Base Nacional Comum Curricular, a tecnologia é um recurso a ser utilizado em todos os eixos temáticos curriculares. Desta forma, é necessário estabelecer diretrizes que possam oferecer capacitação continuada aos professores dentro da temática que hora apresentamos. A nossa proposta de curso é uma tentativa de minimizar o problema.

Professor(a) responsável: Sergio Ferreira do Amaral

+Mais informações e inscrições