Giovana Marches | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Cursos de Extensão, Disciplina e Cursos de Difusão Cultural

Curso de Extensão | Pesquisa na escola: da pergunta inicial à documentação pedagógica

Inscrições: 02/01/2019 até 22/02/2019

Objetivo: Contribuir com a formação permanente do professor como pesquisador; compreender a documentação como um instrumento de formação profissional: ferramenta de estudo e comunicação; aprender para documentar dando visibilidade aos processos de ensino e aprendizagem; possibilitar intercâmbio de experiência.

Ementa: A documentação pedagógica consiste em um instrumento metodológico potente para reflexão sobre a prática pedagógica democrática na escola, possibilitando assim, tornar visível, às famílias e à sociedade, o processo de aprendizagem dos meninos e das meninas e dos professores. Sendo assim, este curso se propõe abrir uma nova possibilidade aos profissionais da educação básica, a de construir uma prática de pesquisa e de documentação pedagógica.

Professora responsável: Maria Teresa Egler Mantoan

Período de oferecimento: 28/02/2019 até 30/05/2019

+Mais informações e inscrições

Curso de Extensão | Fundamentos da Educação para jovens, adultos e idosos - teoria e história

Inscrições: 01/02/2019 até 23/02/2019

Objetivo: Conhecer os componentes históricos, sociais, econômicos e políticos presentes na Educação. Analisar os períodos históricos e sua importância para a Educação de Jovens e Adultos. Identificar a influência das transformações sociais e sua relação com a modalidade EJA. Analisar os movimentos ideológicos, os avanços e retrocessos para a Educação de Adultos até a Modalidade EJA.

Ementa: O curso foi concebido com o objetivo de apresentar os componentes históricos, sociais, econômicos, políticos e pedagógicos presentes na educação para jovens, adultos e idosos sob a ótica das concepções de Paulo Freire. Seu conteúdo está dividido em quatro módulos, cuja leitura e estudo deverão ser feitos de forma linear pois os temas vão sendo construídos gradativamente.

Professora responsável: Sandra Fernandes Leite

Período de oferecimento: 12/03/2019 até 12/09/2019

+Mais informações e inscrições

Disciplina | Literacia e pensamento estatístico na educação infantil e anos iniciais

Inscrições: 16/02/2018 até 17/02/2019

Objetivo: Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor sobre o pensamento estatístico, Preparar tarefas envolvendo elementos nucleares para uma Literacia Estatística, -Discutir tarefas que favorecem a aprendizagem da estatística em diferentes campos de aplicação, especialmente sobre fenômenos aleatórios,-Promover o desenvolvimento do Pensamento Estatístico dos alunos, criando as bases para uma compreensão estatística do mundo, perspectivando aprendizagens futuras.

Ementa: Tendo em mente a importância da coleta e tratamento da informação como meio de atribuir significado aos contextos do dia a dia, esta disciplina tem como objetivo principal auxiliar os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental a desenvolverem seu Conhecimento Interpretativo e Especializado relativamente a esta temática. Para tanto, discutiremos os elementos nucleares do Pensamento Estatístico como base para uma Literacia Estatística, incluindo temas como a determinação e enunciação da problemática, conceitos de coleta, organização, leitura e interpretação de dados, tabelas e gráficos, navegação entre diferentes gráficos e representações gráficas discutindo suas semelhanças e diferenças.

Professor responsável: Carlos Miguel da Silva Ribeiro

Período de oferecimento: 23/02/2019 até 13/04/2019

Curso de Difusão Cultural | Consciência e Expressão Corporal

Inscrições: 01/02/2019 até 28/02/2019

Objetivo: Possibilitar o conhecimento do próprio corpo, encontrando caminhos expressivos individualmente e coletivamente.

Ementa: O curso busca a experimentação da expressão corporal pela realização de propostas de dança e de teatro, de forma a compreender as várias dimensões da expressão do corpo na vivência criativa. Serão realizadas propostas que busquem um melhor conhecimento do próprio corpo, tanto com intuito de descobrir caminhos para lidar com dificuldades decorrentes da falta de movimento, como para encontrar maneiras de se expressar corporalmente.

Professora responsável: Alessandra Ancona de Faria

Período de oferecimento: 11/03/2019 até 06/05/2019

Curso de Difusão Cultural | Educação: Juventudes, Culturas e Políticas

Inscrições: 11/12/2018 até 20/02/2019

Objetivo: Oferecer um curso que trabalhe os conceitos de juventude e estabeleça articulações com a cultura, as políticas públicas e educacionais dos últimos 10 anos voltadas para os jovens brasileiros. Também é parte dos objetivos colaborar para a melhoria da condição das trabalhadoras e dos trabalhadores de projetos educativos contribuindo para a reflexão sobre suas práticas, considerando o sujeito jovem. Problematizar as práticas de profissionais que atuam com a juventude em diferentes políticas públicas, sensibilizando para a singularidade desse público.

Ementa: O curso ancora-se nas atividades de extensão, concomitante, às de ensino e pesquisa desenvolvidas pela Universidade e, portanto, busca promover um espaço de formação para educadoras e educadores, professores, trabalhadoras e trabalhadores, pesquisadoras e pesquisadores da área da juventude, com intuito de construir conhecimentos na área das políticas públicas, conceitos e metodologias com reflexões aprofundadas sobre os processos educativos com a juventude. O curso tem como proposta problematizar as práticas de profissionais que atuam com as juventudes em diferentes políticas públicas e a troca de experiências, possibilitando um espaço de interlocução entre culturas, teoria e prática.

Professora responsável: Nima Imaculada Spigolon

Período de oferecimento: 01/03/2019 até 12/07/2019