Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 25/01/2021 - 18:33 Notícia

Cursos de extensão EAD com inscrições abertas

• Curso de Extensão EAD | PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA COM TECNOLOGIA DIGITAL

Sigla: EDU-0294

Período de inscrições: 20/01/2021 até 26/03/2021.

Período de oferecimento: 07/04/2021 até 30/09/2021.

Objetivo: Oferecer uma introdução ao conhecimento de diferentes quadros de referência e de alguns paradigmas relacionados à utilização de tecnologia digital interativa em contextos educativos, tais como: 1. A exploração didática pedagógica da tecnologia digital pelo docente como meio reflexivo e motivador; 2.Estabelecer práticas utilizando novas metodologias inovadoras visando a criação de ambiente educacional em contextos interativos preparados pelos professores e alunos; 3. Buscar refletir ao longo da disciplina sobre esses e outros assuntos relacionados ao tema, a partir de uma visão crítica sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação no contexto da realidade educacional brasileira.

Público-alvo: O curso é direcionado aos professores em exercícios preferencialmente para escolas públicas (fundamental e médio) do Brasil, que desenvolvem atividades pedagógicas curriculares e que estejam interessadas em participar de uma jornada de capacitação continuada dentro do contexto articulado educação,tecnologia e novas metodologias em práticas de sala de aula. A previsão é que no Brasil segundo levantamento da Secretaria de Educação do Ensino Básico do MEC, cerca de 50.000 professores da rede pública, necessitam de capacitação sobre utilização de tecnologia aplicada na educação. Destacamos também que na Base Nacional Comum Curricular, a tecnologia é um recurso a ser utilizado em todos os eixos temáticos curriculares. Desta forma, é necessário estabelecer diretrizes que possam oferecer capacitação continuada aos professores dentro da temática que hora apresentamos. A nossa proposta de curso é uma tentativa de minimizar o problema. .

Professor responsável: Sergio Ferreira do Amaral.

+Mais informações e inscrições.

• Curso de Extensão EAD | OS NÚMEROS E AS OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: O CONHECIMENTO DO PROFESSOR

Sigla: EDU-1123

Período de inscrições: 20/01/2021 até 20/04/2021.

Período de oferecimento: 04/05/2021 até 30/10/2021.

Objetivo: Preparar e discutir tarefas envolvendo o tema de números e operações para a educação infantil e anos iniciais que tenham uma visão de continuidade, discutir os múltiplos sentidos, significados e representações das operações, objetivando aprofundar o conhecimento do professor que ensina matemática, explorar diferentes recursos (por exemplo, ábaco ou material dourado) e formas de representação (por exemplo, numérica, pictórica) de forma a atribuir significado às diferentes operações, discutir respostas e comentários de alunos no sentido de passarmos a efetivamente ouvir os alunos e ter os seus comentários e raciocínio como ponto de partida para as discussões matemáticas a ocorrer desde a educação infantil, criar atividades no âmbito da geometria, discutir a sua implementação em sala com os alunos/crianças, e o conhecimento especializado professor envolvido.

Público-alvo: Professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de pedagogia e/ou de outras áreas, diretores, coordenadores, responsáveis municipais.

Professor responsável: Carlos Miguel da Silva Ribeiro.

+Mais informações e inscrições.